São Paulo sediará a 6ª edição da Mostra Internacional de Cutelaria
A 6ª edição da Mostra Internacional de Cutelaria proporciona aos brasileiros uma nova aproximação ao intrigante universo da cutelaria, que conquista cada vez mais adeptos no país, com atrações como workshops, palestras e demonstrações de forja.
Cutelaria é o ofício de quem fabrica facas, machados, espadas ou vende instrumentos de corte. A cutelaria artesanal, por sua vez, se baseia principalmente no esforço e habilidade artística manual para a criação de peças que podem ir muito além de sua funcionalidade, trazendo um verdadeiro aspecto de obra de arte. Com o intuito de apresentar e propagar esses objetos que atendem a inúmeros propósitos, desde a sobrevivência, defesa pessoal, esporte, caça, até a gastronomia, chega ao Brasil a 6ª Mostra Internacional de Cutelaria.
O evento irá a acontecer nos dias 05 e 06 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Segundo Roger Glasser, organizador da exposição, o interesse das pessoas por esse mercado vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. “A inauguração de novas escolas de cutelaria e a aproximação de jovens interessados em aprender o ofício e adquirir peças customizadas indicam o potencial que este mercado tem no país”, explica.
Neste ano, a mostra contará com a presença de grandes nomes da cutelaria brasileira como Dionatam Franco, Ricardo Villar, Andre Klen, Sandro Boeck, entre diversos outros. Além de expoentes internacionais, como o georgiano radicado nos EUA, Zaza Revishvili, conhecido pelo alto grau de sofisticação de suas criações.
Dentre as atrações complementares da exibição estão: um Workshop de Kali Silat, arte marcial cujo maior foco é o uso de armas, como bastões e facas, para a defesa pessoal; demonstrações de forja; e palestras sobre técnicas e materiais. A mostra também proporciona a comercialização de alguns trabalhos e troca de experiências entre artistas e visitantes, que podem apreciar as etapas do processo de produção das ferramentas e entrar em contato com o mundo da cutelaria.