O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas de 09 de abril a 23 de maio de 2018 para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem da 28ª edição, que acontecerá de 04 e 10 de agosto deste ano no Cineteatro São Luiz em Fortaleza, Ceará.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pelo website do festival www.cineceara.com, através do preenchimento e envio eletrônico da Ficha de Inscrição.
Além das mostras competitivas, o festival traz debates e mostras paralelas, promovendo divulgação de novos talentos na área audiovisual.
Na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem podem ser inscritos filmes de realizadores de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, com duração mínima de 60 minutos e concluídos a partir de 2016, nos gêneros de animação, ficção, documentário ou experimental. Os selecionados concorrerão ao Troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Longa-metragem, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator, Atriz e Prêmio da Crítica.
Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem podem ser inscritos filmes nos gêneros ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2017, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Festival. Os produtores e/ou diretores devem ser brasileiros ou radicados no país há mais de três anos. Os selecionados vão disputar o troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro, Produção Cearense e Prêmio da Crítica.
O Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).