O longa sueco “The Square – A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro no último Festival de Cannes e o representante da Suécia na disputa a uma vaga no Oscar 2018 de Melhor Filme Estrangeiro, é indicado ao Globo de Ouro da mesma categoria. O longa chega às telas em 04 de janeiro pela Pandora Filmes, pronto para colocar o dedo em várias feridas contemporâneas, com o típico e constrangedor humor nórdico. No elenco estão Claes Bang (“Além do Desejo”) e Elisabeth Moss (“Mad Men”, “O Conto de Aia”), além de Dominic West e Terry Notary.
Sinopse – O longa gira em torno de Christian, um respeitado curador de arte que tenta desesperadamente atrair mais visitantes ao Museu que dirige em Estocolmo. Quando seu celular é roubado, Christian perde o controle de sua vida, afetando todos a seu redor e provocando consequências inesperadas.
Presidente do júri do último Festival de Cannes, Pedro Almodóvar elogiou o longa da seguinte forma “Uma das grandes desgraças da atualidade é a ditadura do politicamente correto e The Square fala do tema contando como seus protagonistas vivem um inferno por isso”.
O diretor – Ruben Östlund nasceu em Styrsö, Suécia, em 1974. Estreou na direção de longas-metragens com “The Guitar Mongoloid” (2004). Seu curta “Incident by the Bank” (2009) venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim. Östlund também é diretor dos longas “Sem Querer” (2008), “Play” (2011) e “Força Maior” (2014), ganhador do Prêmio do Júri da seção Um Certo Olhar no Festival de Cannes.
THE SQUARE – A ARTE DA DISCÓRDIA
(The Square) Suécia, Alemanha, França, Dinamarca – 2017, cor, 142 min, comédia.
Idiomas: sueco e inglês (legendado)
Roteiro: Ruben Östlund
Elenco: Claes Bang, Elisabeth Moss, Dominic West, Terry Notary, Christopher Læssø, Marina Schiptjenko, Elijandro Edouard, Daniel Hallberg, Martin Sööder e Sofie Hamilton
Produção: Philippe Bober e Erik Hemmendorff.
1 Comment
[…] Confira aqui notícias sobre o filme: https://noset.com.br/the-square-arte-da-discordia-e-indicado-ao-globo-de-ouro/ […]