Janelas da Mente – Mentes Apagadas
Título: Janelas da Mente
Autores: Ana Beatriz Barbosa Silva & Eduardo Mello Guimarães
Editora: Globo Livros
Páginas: 192
Adicione: Skoob
Classificação:
Em seu segundo mergulho na ficção, a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva brinda o leitor com doze contos a respeito dos comportamentos humanos disfuncionais. Este novo livro é fruto de uma parceria com o também escritor e publicitário Eduardo Mello Guimarães. Baseadas em casos que Ana Beatriz dissecou ao longo de sua carreira, as histórias tratam de temas polêmicos sem meias-verdades e tabus como compulsão, ninfomania e depressão, porém sem perder a leveza e o bom humor, em um texto ágil e dinâmico.
Conto 01 de 12
Em Janelas da Mente, são reunidos doze contos, onde protagonistas são retratados com algum tipo de transtorno da mente. Os autores Ana Beatriz Barbosa Silva e Eduardo Mello Guimarães aborda sutilmente a forma como trabalha a mente humana quando passa por esse tipo de trauma, o livro foi publicado pela editora Globo Livros.
O primeiro conto é Mentes Apagadas, onde um senhor de sessenta e cinco anos, seu Oswaldo, vive com apenas seu neto de sete anos. Sua mulher veio a falecer e sua nora acabou se envolvendo em um acidente, vindo a falecer mais tarde; sem contar o filho transtornado que foi morar nos Estados Unidos. Então é somente seu Oswaldo e o neto Matheus.
Apensar de serem sempre sozinhos, Oswaldo tem uma vizinha muito atenciosa e querida, que está sempre o ajudando. Acontece que Margareth – a vizinha -, tem notado um comportamento muito estranho de seu Oswaldo, pois ele não a reconheceu na rua. Ficando preocupada, Margareth conta a Matheus a atitude do avô e eles então decidem levar seu Oswaldo ao médico. Logo, ele é diagnosticado com Mal de Alzheimer.
O conto Mentes Apagadas é extremamente curto, não aprofundando demais no assunto, mas é obviamente claro notar-se os estágios da doença. Vi-me refletindo como o Mal de Alzheimer surge, o que ele causa, se pode agravar muito, e apesar de ser uma doença bastante citada hoje em dia, há muito pouco conhecimento sobre as consequências dela entre algumas pessoas.
Senti a necessidade de saber mais sobre o assunto, mas entendi que os autores apenas querem alertar seus leitores para essa doença. Quando é diagnosticado o Mal de Alzheimer no começo, o tratamento pode retardar a doença, então vale a pena ler o conto e prestar atenção nos sintomas para ver ser algum parente ou amigo próximo possa estar no inicio da doença e buscar o tratamento.
Sobre o livro, estarei falando de cada conto individualmente a cada postagem.
Contos:
- Mentes apagadas
- Mentes obsessivas
- Mentes disformes
- Mentes que amam demais
- Mentes consumistas
- Mentes depressivas
- Mentes jogadoras
- Mentes sexualizadas
- Mentes paranoides
- Mentes hiperativas
- Mentes perigosas
- Mentes em pane
11 Comments
[…] Mentes apagadas […]
[…] Mentes apagadas […]
[…] Mentes apagadas […]
[…] Mentes apagadas […]
[…] Mentes apagadas […]
[…] Mentes apagadas […]
[…] Mentes apagadas […]
[…] Mentes apagadas […]
[…] Mentes apagadas […]
[…] Mentes apagadas […]
[…] Mentes apagadas […]