Social Comics – O Dissidente Solo. Sarcasmo e ironia que chocarão.
ATENÇÃO! Obra recomendada apenas para maiores de 18 anos!!!
Primeira observação: essa é uma das HQ que não são recomendadas para crianças. O Dissidente Solo, escrita e ilustrada por Tho+ usa de uma linguagem crua, radical e pesada… mas bem realista. A leitura dessa HQ é devida à nossa parceria com a Social Comics.
Ninguém está livre das críticas feitas nessas 21 páginas de HQ underground. Desde o fumante que sempre quis um cigarro à prova d´água até ícones religiosos. Nada escapa das observações sarcásticas e irônicas do autor. Mas não se deixem enganar. Apesar do tom agressivo, Tho+ leva o leitor a uma reflexão forçada. Sabe aquele amigo que não tem o menor pudor em dizer que você não está cheirando bem? Ou a pessoa que lhe dá uma opinião sincera sobre aquele “livro merda que você está lendo”? Essa é a essência de O Dissidente Solo.
A crueza de algumas cenas impacta e choca. Isso não quer dizer que foram feitas só para serem cruéis. Na verdade, a intenção primeira do autor é desabafar sem censura. Ele usa o cotidiano para evidenciar nossas neuroses, a falta de caráter, a mentira como ferramenta de sobrevivência, além de ter a coragem de antigas revistas que usavam o humor negro como forma de crítica social.
Nada é poupado em Dissidente: Batman, Stanley Kubrick, pessoas comuns, Bob Dylan, religião e até obras de arte clássica com o A criação de Adão, de Michelangelo, e Saturno devorando seu filho, de Goya.
Enfim, apesar de curta e com um conteúdo forte, O Dissidente Solo serve para incentivar o questionamento e a observação mais honesta sobre muitas coisas que deixamos passar por pudor, medo ou freio moral. É uma HQ para quem tem estômago forte, não tenha dúvida. Assim como é uma HQ para quem deseja ler algo fora do trivial. É uma obra para ser experimentada, mesmo que isso lhe cause um certo incômodo.