Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de um belíssimo filme de suspense e terror com um toque de crítica social.
Get Out (2017):
Dirigido por Jordan Peele, produzido por Sean McKittrick, Jason Blum, Edward H. Hamm Jr. e Jordan Peele, escrito por Jordan Peele, estrelando por Daniel Kaluuya, Allison Williams, Lil Rel Howery, Bradley Whitford, Caleb Landry Jones, Stephen Root e Catherine Keener, produção Blumhouse Productions, QC Entertainment e Monkeypaw Produções, distribuído por Imagens Universal.
Get Out é um filme de terror americano de 2017 escrito, produzido e dirigido por Jordan Peele em sua estréia como diretor, estreou no Sundance Film Festival em 24 de janeiro de 2017 e foi lançado nos Estados Unidos em 24 de fevereiro pela Universal Pictures. O filme arrecadou US$ 206 milhões em todo o mundo contra seu baixíssimo orçamento de US$ 4,5 milhões e recebeu aclamação universal dos críticos.
Sinopse: Andre Hayworth é raptado enquanto caminhava por um subúrbio à noite. Meses depois, o fotógrafo preto Chris Washington e sua namorada branca Rose Armitage fazem uma viagem de fim de semana para conhecer os pais de Rose. Chris está preocupado porque Rose não disse a seus pais que ele é negro.
Crítica: Corra! É um filme B interessante, com um terror escondido através de uma ótima e até divertida critica social, lembrando em muitos momentos trabalhos do mestre Hitchcock, que brincava com questões simples e as transformava em dramas maiores, complexos na visão do personagem principal e que as vezes não era compartilhado por todo o elenco, cabendo ao grande público entender ou não o que foi apresentado, mas criando uma onde de comentários sobre o trabalho apresentado. O filme tem em momentos um humor negro rasgado, semelhante as da série de TV Contos da Cripta ou mesmo Black Mirror, todos excelentes exemplos do belo trabalho que Peele fez, uma grande salada, mas com um foco em uma crítica social a se pensar em pesos e medidas para diferentes classes.
Peele é um novato diretor americano de filmes e séries de TV, a mais conhecida seria a engraçadíssima série de tv MAD Tv, baseada na revista de humor MAD, e tem no seu currículo mais comédias do que dramas ou filmes de terror. Mas isso não dificultou ou o impediu de ter um belo trabalho no final, onde soube dosar um pouco de tudo e nos levar a uma viagem de questionamentos, mesmo sobre a tela do terror. A melhor cena é quando os próprios policiais negros não acreditam na história contada por um segurança negro, pior, o tratando com um delinquente ou drogado. Uma verdadeira aula social no melhor estilo Black Mirror.
No elenco Daniel Kaluuya (Chris Washington), um ator de vários filmes B, teve seu momento de destaque com seu papel principal e convence bem nas cenas de hipnose e terror e Allison Williams (Rose Armitage) também é uma atriz novata, mas se destaca com seu papel ambíguo. Mas é na indicada por duas vezes ao Oscar, Catherine Keener (Missy Armitage), que o filme cresce em atuação e qualidade de interpretação. Keener que já trabalhou em papéis como Capitão Philips, Capote e Percy Jackson, faz a perfeita megera controladora que manipula a todos, sem deixar cair o talento.
Curiosidades: Get Out! é a estréia na direção de Jordan Peele e marca uma mudança de gênero para ele, já que ele tradicionalmente trabalhou em comédias cinematográficas e televisivas, embora Peele tenha afirmado que há muito tempo queria dirigir um filme de terror. Ele afirmou que os gêneros eram semelhante e a comédia lhe deu “algum de um treinamento” para o filme. The Stepford Wives (1975) forneceu inspiração para Peele, que disse que “é um filme de terror, mas tem uma premissa satírica “. Como o filme lida com o racismo , Peele afirmou que a história é “muito pessoal”, embora ele observou que “rapidamente desvia de qualquer coisa autobiográfica”. Peele originalmente pretendia que o filme terminasse com Chris sendo preso pela polícia pelo assassinato de Rose e sua família e pretendia que a cena fosse um reflexo das realidades do racismo, mas mudou de opinião e decidiu que o filme precisava de um final feliz.
Get Out foi visto por alguns comentaristas como uma sátira sobre a dinâmica dos chamados “liberais da Ala Ocidental”, que se consideram aliados de movimentos contra o racismo, mas fazem mais mal do que bem. Lanre Bakare do The Guardian comentou sobre isso, dizendo: “Os vilões aqui não são camponeses do sul ou skinheads neonazistas, nem os chamados ‘alt-right’. Eles são liberais brancos de classe média, o tipo de pessoas que fazem compras no Trader Joe’s, doam para a ACLU e teriam votado em Obama pela terceira vez se pudessem.Pessoas boas, pessoas agradáveis, seus pais, provavelmente e a coisa que vai irritar com alguns espectadores é mostrar como, não intencionalmente, essas mesmas pessoas podem tornar a vida tão difícil e desconfortável para os negros.Ele expõe uma ignorância liberal e arrogância que tem sido permitido a apodrecer. É uma atitude, uma arrogância que no filme leva a uma solução final horrível, mas na realidade leva a uma complacência que é tão perigoso “.
A partir dos olhares semelhantes à plantação da casa e da propriedade Armitage, o vestuário antigo de alguns personagens e o uso simbólico do algodão em uma cena-chave do filme “Get Out” tece a América da era da escravidão no ambiente moderno deste filme de terror, mostrando como o racismo e o terror desta era histórica ainda estão presentes na sociedade americana de hoje. Como disse o diretor de “Get Out”, Jordan Peele, sobre o filme, “A coisa real aqui é a escravidão. Para não derrubar a sala, caras, é uma merda.” O enredo do filme também retrata a crise da vida real dos americanos negros que, quando desaparecem, podem não receber nada parecido com a mesma atenção dos meios de comunicação e da aplicação da lei que as americanas brancas que desaparecem . Segundo Damon Young, da Slate.com, “embora os negros sejam apenas 13% da população americana, estamos perdendo 34% da América, resultado de uma mistura de fatores raciais e socioeconômicos que tornam as vidas negras menos valiosas do que As vidas de nossos colegas brancos “.
Em 8 de abril de 2017, o filme tornou – se a maior bilheteria dirigida internamente por um cineasta negro, derrotando Straight Outta Compton , de F. Gary Gray , que arrecadou US$ 163 milhões dólares em 2015. Gray recuperou o recorde duas semanas depois, quando The Fate Do Furioso arrecadou US $ 174 milhões em seu 14º dia de lançamento em 27 de abril. Domesticamente, Get Out é também o filme de estréia de maior bilheteria baseado em um roteiro original na história de Hollywood, superando o recorde de 1999 Projeto Blair Witch (US $ 140,5 milhões).
Em Rotten Tomatoes, o filme tem uma classificação de aprovação de 99% com base em 246 resenhas, com uma avaliação média de 8.3 / 10. O consenso crítico do site diz: “Engraçado, assustador, e instigante, Get Out tece suas críticas sociais em um passeio de emoção horror / comédia brilhantemente eficaz e divertido. É um de dez filmes para ganhar 99% (seis outros filmes) ou 100% (três filmes) avaliação com 100 ou mais revisões. No Metacritic , o filme tem uma pontuação de 84 de 100, com base em 48 críticos, indicando “aclamação universal”. As audiências consultadas por CinemaScore deram ao filme uma nota média de “A-” em uma escala de A + para F.
Richard Roeper deu ao filme 3 1/2 estrelas, dizendo: “A verdadeira estrela do filme é o escritor-diretor Jordan Peele, que criou um trabalho que aborda a miríade de níveis de racismo, presta homenagem a alguns grandes filmes de terror , esculpe seu próprio caminho criativo, tem um estilo visual distintivo e também é engraçado. ” Keith Phipps de Uproxx elogiou o elenco e a direção de Peele, observando: “Que ele traz a habilidade técnica de um mestre de horror praticado e é mais uma surpresa.A emoção final de Get Out, além do lento sentido de construção de perigo, a atmosfera inquietante e a revelação torcida do que realmente está acontecendo, é que o Peele está apenas começando. ” Mike Rougeau da IGN deu o filme 9/10, e escreveu: ” Saia de toda a viagem, através de cada conversa tensa e atos de violência chocante e a conclusão vale a pena cada risadinha desconfortável e momento de dúvida “. Peter Travers de Rolling Stone classificou Get Out a 3.5 / 4, e chamou-o: “horror show atado com tensão racial e sagacidade.” Scott Mendelson de Forbes elogiou o filme e chamou-o um “clássico americano moderno do horror”.
O crítico de cinema Armond White, da revista conservadora National Review , deu uma rara revisão negativa do filme, afirmando que o filme “Tem a política racial voltado a um horror-comédia, é um filme de Obama para os fãs de Tarantino “.
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