CCXP Tour Nordeste – Quadrinhos para quem quer Quadrinhos!
A Subestimada Artist’s Alley da CCXP tour talvez tenha sido a melhor área do evento.
É certo que muita gente que vai a um evento como a CCXP está bem mais interessada em conseguir em ver os atores das séries e filmes famosos, curtir os painéis e estandes dos estúdios para saber as novidades, mas uma grande área que merece destaque foi a dos quadrinhos.
Tivemos a participação da loja oficial da Panini, que hoje publica tanto Marvel quanto DC comics aqui no Brasil. Foi a oportunidade de comprar materiais esgotados em comics shops e livrarias, conferir as novidades e ainda adquirir todos esses materiais com um bom desconto.
Já o Artist’s Alley foi um grande sonho pra os fãs de quadrinhos
Artistas de vários estilos fizeram do beco uma grande atração, reunindo quase 200 artistas. Desde nomes consagrados a artistas independentes, tanto nacionais quanto internacionais. Foi um momento único para conhecer, trocar umas ideias e comprar print-arts e desenhos feitos na hora por cada um dos artistas.
Os grandes nomes sem dúvida foram Bill Sienkiewicz, que deu vida ao roteiro de Frank Miller em Elektra Assassina e Glenn Fabry capista de Preacher e o simpatíco Jose Luis Garcia-Lopez, desenhista da era de Prata da Dc Comics.
O pôster oficial do evento que foi criado por cinco icones da DC Comics, dividindo as tarefas da criação entre desenhos e artes finais.
O Pôster contou com a arte da Mulher-Maravilha por José Luis García-López, Batman por Eddy Barrows, Superman por Ivan Reis, arte-final por Joe Prado e cores por Marcelo Maiolo, todos presentes no beco dos artistas.
Mas ainda tivemos a presença do Will Conrad, que já desenhou para Dark House em Buffy, a caça vampiros, criador das artes para os livros com histórias da Marvel, da editora Novo Século e já desenhou para Marvel e DC Comics.
Rafael Albuquerque quadrinista gaúcho que já passou pela Image Comics e Dark Horse. Hoje é artista exclusivo DC Comics e trabalha na elogiada American Vampire.
Os gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon também marcaram presença na feira, onde comemoraram 10 anos de seu trabalho mais importante O Girassol e a Lua, lançando o título na plataforma Social Comics.
Outra lenda que estava presente no evento, mas não na beco dos artistas, foi o Paraibano Mike Deodato Jr., um dos grande ilustradores nacional e que abriu várias portas para brasileiros no mercado internacional. Conhecido por ser o Rei da anatomia, teve grande destaque criando os traços da Mulher Maravilha e seu destaque mais recenete foi a criação do visual da Riri Williams, a IronHeart, a nova homem de ferro da Marvel.
Nomes famosos por tirinhas nas redes sociais também marcaram presença na CCXP, como foi o caso do Carlos Ruas da página Um Sábado Qualquer
E o Guilherme Bandeiras que tem uma página de mesmo nome, onde dá vida a órgãos e objetos inanimados como metáforas e críticas a sentimentos humanos.
Acredito que comparado a outras vertentes do evento as histórias em quadrinhos foram muito bem representadas, sejam por artistas das tirinhas ou revistas, super heróis ou não, quem curte essa arte foi muito prestigiado com o material que foi disponibilizado.