Close
FILMES Review

Fright Night: A Hora do Espanto de Tom Holland (1985 a 2013)

Fright Night: A Hora do Espanto de Tom Holland (1985 a 2013)
  • Publicado em: março 28, 2017

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de mais uma franquia de terror e seu reboot.

A Hora do Espanto (1985):

Direção e roteiro Tom Holland, elenco Chris Sarandon, William Ragsdale, Roddy McDowall e Amanda Bearse. Fright Night é um filme norte-americano do gênero comédia de terror. O filme obteve grande sucesso e inspirou diversos outros nos anos 80 que seguiram o seu estilo juvenil de mesclar horror com passagens cômicas. Teve uma sequência em 1988 (Fright Night II), sem o mesmo êxito, embora bem recebido pela crítica. Os efeitos especiais foram realizados por Richard Edlund, responsável por esse trabalho também em Ghostbusters. O título refere-se ao nome do programa, “A Hora do Espanto”, apresentado pelo ator Peter Vincent, papel que permitiu uma ótima interpretação de Roddy McDowall. Nos EUA, o filme surpreendeu ao superar em seu lançamento a bilheteria de A Nightmare on Elm Street 2: Freddy’s Revenge (A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy), que gerara expectativas bem maiores. A trilha sonora e músicas tocadas no filme fizeram grande sucesso na época, cantadas por artistas dos anos 80 como Evelyn “Champagne” King e a banda Sparks.

Sinopse: O adolescente Charley Brewster, fã do programa de terror da televisão “A Hora do Espanto”, apresentada por Peter Vincent, está em sua casa quando vê pela janela de seu quarto a chegada de novos vizinhos. A curiosidade se transforma em espanto quando o rapaz vê trazerem um caixão para dentro da casa. Passa a vigiá-los e percebe quando um dos moradores, um homem bem apessoado, começa a trazer mulheres jovens para lá. Charley deduz tratar-se de um vampiro quando o vê morder o pescoço de uma delas. Ele conta sua descoberta à namorada Amy e ao melhor amigo, o maluco “Evil” Ed Thompson, mas não acreditam nele. Charley resolve chamar a polícia, mas não encontram nenhum corpo de mulher na casa.

Curiosidades: O nome do personagem Peter Vincent foi baseado nos de dois astros do gênero dos anos 60 e 70, Vincent Price e Peter Cushing. No Brasil, o título em português levou a uma correspondência forçada que distorceu a tradução dos de outros filmes do gênero, lançados na sequencia, principalmente a série de Freddy Krueger, que no original era A Nightmare on Elm Street ou e uma tradução literal, Um pesadelo na Rua dos Olmos, mas no Brasil ficou conhecida como A Hora do Pesadelo. Outros do tipo foram A Hora da Zona Morta, A Hora do Lobisomem e A Hora dos Mortos-Vivos. O filme foi adaptado para a literatura por Craig Spector e John Skipp, e para as HQs pela Now Comics. Também seus personagens apareceram num jogo eletrônico do tipo Arcade, de 1988, da Amiga Computers.

O ator William Ragsdale quebrou o pé durante a filmagem da cena de disparo de revólver. O diretor Tom Holland e o ator Chris Sarandon voltaram a trabalhar juntos em outro filme de terror de sucesso: Child’s Play (Brinquedo Assassino). Também atuaram novamente em The Stranger Within de 1990 (Retorno Insólito). Embora no filme façam papeis de adolescentes, William Ragsdale e a atriz Amanda Bearse tinham à época, respectivamente, 25 e 27 anos de idade. Amanda Bearse e o ator Stephen Geophreys voltaram a trabalhar juntos em um filme B para adolescentes chamado Fraternity Vacation (Quando a turma sai de férias). Esse filme também teve a participação do futuro astro Tim Robbins. O sucesso de Fright Night não só fez os filmes de vampiros voltarem à moda, como inspirou outros tais como Os Garotos Perdidos e Once Bitten.

De todos os filmes de vampiro, este era o que tinha mais musicas, sendo que a trilha de Jerry era a que mais se destacava no filme. As músicas eram: Come to me, Good man in a bad time, Metharmophosis, Armies of the Night, Fright Night, Give It Up entre outras. O rosto monstruoso que aparece no pôster original do filme é de Amanda Bearse, na forma vampírica, só que redesenhado com detalhes em forma de fumaça. Chris Sarandon faz uma rápida participação no remake.

A mãe de Charlie Brewster, Judy, que na nova versão é interpretada por Toni Collette, tem uma maior e mais importante participação na história enquanto que na primeira versão tinha uma presença apenas discreta. No primeiro filme, Peter Vincent é um veterano ator de fimes de terror, enquanto na nova versão, interpretado por David Tennant, é um mágico ilusionista. Na nova versão, Peter Vincent tem uma namorada, interpretada por Sandra Vergara, enquanto que na versão original é um homem solitário. No primeiro filme, o personagem “Evil” Ed Thompson é um freak, enquanto na nova versão, interpretado por Christopher Mintz-Plasse, é apenas um nerd. A semelhança é que ambos sofrem com o bullying na escola.

No primeiro filme, “Evil” Ed é morto por Peter e após a transformação, enquanto que na nova versão é morto por Charlie e antes de sua transformação. A nova versão possui um pequeno prólogo centrado em Adam Johnson, personagem citado por Charlie e Ed na versão. De acordo com o prólogo, ele não comparece às aulas devido sua morte ao ser atacado por um vampiro, enquanto o filme original já estava centrada em Charlie e Amy.

A Hora do Espanto 2 (1988):

Direção Tommy Lee Wallace, roteiro Tom Holland, elenco Roddy McDowall, Julie Carmen, William Ragsdale e Traci Lind, A Hora do Espanto 2 é a sequencia do sucesso de bilheteria Fright Night (1985). Apesar de ter sido bem recebido pela crítica, inclusive com o crítico de cinema brasileiro Rubens Ewald Filho o considerou “tão bom quanto o original”, não teve a mesma repercussão, mas tornou-se um cult movie. O ator Roddy McDowall retorna ao seu papel de Peter Vincent, um apresentador de televisão que representa um caçador de vampiros e que acaba tendo que por em prática o que fala em seu programa para salvar sua vida e de seus amigos, sempre atacados por vampiros.

Sinopse: Quase quatro anos depois da aventura anterior, Charley Brewster faz terapia para deixar de acreditar que os vampiros existem. Com sua nova namorada, Alex Young (Traci Lind), ele visita o amigo Peter Vincent, que se diz “curado” do mesmo mal. Mas na volta Charlie avista quatro pessoas estranhas que parecem segui-lo. Não demora para serem atacados. Um deles, com um Patins, tenta morder o pescoço de Alex. A que parece ser a lider dos atacantes, de nome Regine (Julie Carmen), misteriosamente chama Charlie pelo nome. Charlie logo identifica seus atacantes como vampiros. Depois ele descobre que Regine quer vingança pois é a irmã de Jerry Dandridge, o vampiro do primeiro filme (interpretado por Chris Sarandon), morto por Charlie. Charlie é mordido e logo só Peter Vincent poderá ajudá-lo a se livrar da maldição.

Curiosidades: O filme foi lançado em DVD em 2003. Os efeitos especiais são de Gene Warren Jr., do filme Terminator (1984). Uma coisa notada pelo fãs: os dentes caninos dos vampiros são grandes demais. O ator Stephen Geoffreys, que no primeiro filme interpretou o vampiro adolescente “Evil” Ed Thompson, foi convidado a participar de Fright Night II, porém, declinou do convite para trabalhar em outro filme de terror, 976-EVIL, dirigido por Robert Englund, o Freddy Krueger da série A Hora do Pesadelo.

A Hora do Espanto (2011):

Direção Craig Gillespie, roteiro Marti Noxon, história Tom Holland, elenco Anton Yelchin, Colin Farrell, Toni Collette, Imogen Poots, David Tennant, Christopher Mintz-Plasse e Sandra Vergara. Fright Night é um filme de terror americano de 2011, remake do sucesso Fright Night de 1985. A classificação pedida para distribuição do filme no Brasil foi “Livre”, porém recebeu o selo “10 anos”. Mais tarde foi reclassificado com o selo “14 anos”, destacando a violência do filme.

Sinopse: Charley Brewster é um adolescente que vive em um subúrbio de Las Vegas, Nevada, que descobre que um novo vizinho se mudou na porta ao lado. O melhor amigo de Charley, Edward “Evil Ed” Lee, informa que muitos estudantes desapareceram, incluindo seu outro amigo de infância, Adam Johnson. Quando Charley vai para casa depois da escola, sua mãe, Jane, o apresenta a Jerry Dandrige, seu novo vizinho. Irritado com Ed depois que ele alega que Jerry é um vampiro, Charley diz que ele é louco e que ele não quer mais ser amigo.

Crítica: O ótimo diretor e roteirista da franquia original de A Hora do Espanto, Tom Holland, soube muito bem contar uma história em Fright Night de 1985, criando o conceito inovador no cinema do “Terrir”, que ao invés de assustar, divertia muito a plateia com cenas inusitadas e boas pitadas de humor juvenil apoiado em uma história de terror. A versão de 2011 esquece totalmente isso e faz um terror superficial e sem graça, o filme nem diverte nem assusta. O inexperiente diretor Gillespie não consegue contar uma história convincente e deixa muito a desejar ao recontar um clássico sem assumir realmente o crédito e estilo, que seja terror, suspense ou comédia.

Não assisti ao filme pensando que veria algo inovador, mas pensei em só me divertir o que não aconteceu. Não gosto de me repetir, mas é raro achar um remake criativo ou inovador. Pensei muito e lembrei-me de Star Trek, talvez rara exceção no mundo cinematográfico dos remakes como O Vingador do Futuro e Conan que são ruins demais.

Do elenco Collin Farrel merece um destaque à parte. O ator está em uma maré de azar com filmes de remakes que dá pena. Swatt, Vingador do Futuro e A Hora do Espanto ele fez realmente para ganhar dinheiro, porque está inexpressivo em todos os papéis e aqui da realmente pena de sua atuação sem graça e sem sustos. Tenho certeza que o grande Christopher “Drácula” Lee teria vergonha de uma atuação como esta. Não perca tempo, fique com o original que vale mais.

Curiosidades: Fright Night teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Em base de 30 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 64% no Metacritic.Roger Ebert elogiou a comédia, a direção, a inspiração para refilmagem e o uso de imagens geradas por computador no filme, mas não recomendou a versão do filme 3D por ter “muitas cenas noturnas e interiores mal iluminados.” O intérprete de Jerry Dandridge no filme original, Chris Sarandon, faz uma rápida participação na nova versão, como o motorista “Jay Dee”.

A Hora do Espanto 2 (2013):

Direção Eduardo Rodriguez, produção Michael J. Gaeta e Alison R. Rosenzweig, roteiro Matt Venne, elenco Will Payne, Jaime Murray, Sean Power, Sacha Parkinson e Chris Waller. Fright Night 2: New Blood é uma comédia de terror e uma sequência lançada diretamente em vídeo do remake de Fright Night, embora nenhum dos atores do primeiro filme reprisar seus papéis. Apesar do título e sua quota de personagens, não há nenhuma conexão com seu antecessor.

Sinopse: Um jovem estudante, Charlie, se inscreve em um programa de estudo na Romênia, com seu amigo obcecado por terror, Evil Ed, e a ex-namorada Amy, ele logo descobre que sua jovem e atraente professora Gerri (Jaime Murray) é uma vampira. Pena que ninguém acredita nele. Na verdade, Evil Ed acha divertido e isso só alimenta sua obsessão por vampiros.

Crítica: Nova versão do clássico de 1988, este remake Ido segundo filme, A Hora do Espanto 2, é mais ou menos uma continuação do remake de 2011, mas aqui consegue contar uma história digna para DVD, que pelo menos pude ser vista sem desgosto. Não que seja um filme primoroso ou um clássico, mas pelo menos tenta respeitar o original de 1988 do diretor Tom Holland, incluido nesta versão um clima Noir ou mesmo gótico que dá um efeito interessante ao roteiro, com um ar de sensualidade e terror. O também inexperiente diretor Rodriguez, diferente do seu antecessor Gillespie do remake de 2011, dá sua cara a tapa e se arrisca em um filme de baixo orçamento, roteiro adolescente, elenco barato e mesmo assim consegue contar uma história menos previsível e com mais conteúdo. Esse sim vale a pena se arriscar.

No elenco somente Jaime Murray de séries como Defiance, Dexter e Spartacus, tem alguma valor ou fez algo de interessante atuando. O resto nem dá para comentar de tão ruim..

.

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/

Written By
Marcelo Moura

Moura gosta de Cinema, Tv, Livros, Games, Shows e HQ´s, do moderno ao Cult. Se diverte com o Trash, Clássico e Capitalista. e um pouco de tudo isso você vai encontrar aqui. Muitos dizem que quem escreve é a sua esposa ou mesmo seus três filhos. É ler para crer....

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *