Antônio Carlos Jobim – 90 Anos
Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, se estivesse vivo completaria hoje 90 anos.
Nascido no Rio de Janeiro em 25 de janeiro de 1927, mais conhecido pelo como Tom Jobim, foi o maior compositor brasileiro, sendo também maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira pela revista Rolling Stone e um dos criadores e principais forças do movimento da bossa nova.
Tom Jobim era muito seletivo quando se tratava de intérpretes para suas canções. Mas existia uma em especial que era o caso de Elis Regina. Dizia o maestro que quando ela cantava, ela era toda sensibilidade. Falava ele: “Não é a voz que canta”.
O grande sucesso fora do Brasil o fez voltar aos EUA em 1967 para gravar com um dos grandes cantores americanos, Frank Sinatra. O disco Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim, incluiu versões em inglês das canções de Tom (The Girl From Ipanema, How Insensitive, Dindi,Quiet Night of Quiet Stars) e composições americanas, como I Concentrate On You, de Cole Porter.
Com a sua genialidade e obra Antônio Carlos Jobim, levou a música brasileira experimentar uma projeção internacional inédita, sem precedentes anteriores. Até o movimento da Bossa Nova, a presença brasileira, ainda que marcada pela excelência, como nas obras de Ary Barroso, Dorival Caymmi, Zequinha de Abreu e Waldir Azevedo, era eventual; com Jobim, contudo, ela se tornou permanente, estrutural e influenciou a produção posterior.
Uma vertente musical que nasceu do samba-canção se abriu ao diálogo com as tendências internacionais da música, marcou gerações e exibiu a riqueza que nasce da disposição ativa para conhecer a diversidade cultural dos povos, articulando o popular e o erudito, sem nenhum preconceito, reverenciando os clássicos, oferecendo uma nova leitura da música popular, superando estereótipos, expressando, assim, uma marca indelével de sua produção musical, constituída de obras de rara beleza com amplo reconhecimento internacional pela critica especializada e o grande público.
https://www.youtube.com/watch?v=X1eEqCGPGS4