Midnight Express (O Expresso da Meia-Noite)
Midnight Express é um filme americano de 1978, dos gêneros drama, suspense e auto biográfico, realizado por Alan Parker . O título em inglês é uma gíria dos prisioneiros para fuga.
SINOPSE
Billy Hayes é um estudante americano que visita a Turquia . Ao deixar o país, decide levar escondido consigo alguns pacotes de haxixe, prendendo-os debaixo da roupa. O seu plano acaba por não dar certo e ele é preso no aeroporto. Sua vida transforma-se num pesadelo a partir de então, pois é brutalmente espancado e lançado numa prisão degradante. Quando espera ser libertado, é levado a um novo julgamento com efeito retroativo, que muda a acusação de porte ilegal para tráfico e o condena a uma pena de 30 anos.
ELENCO
- Brad Davis > Billy Hayes
- Irene Miracle > Susan
- Bo Hopkins > Tex
- Paolo Bonacelli > Rifki
- Paul L. Smith > Hamidou
- Randy Quaid > Jimmy Booth
- Norbert Weissner > Erich
- John Hurt > Max
- Mike Kellin > Sr. Hayes
- Franco Diogene > Yesil
- Michael Ensign > Stanley Daniels
PRINCIPAIS PRÊMIOS
Ganhou dois Oscar, nas categorias de:
- Melhor roteiro adaptado;
- Melhor trilha sonora.
COMENTÁRIOS
Esse filme foi filmado em 1978, mas continua uma obra de arte, que não envelheceu com o tempo, um filme autobiográfico, com um enredo dinâmico e interpretação de tirar o fôlego do começo ao fim. O filme mostra algo que nos dias de hoje ainda é pauta no Brasil, que é o tráfico de drogas e as cadeias brasileiras!
Você pode errar, mas saiba que o erro para lei não tem peso em alguns locais, um grama ou uma tonelada será a mesma pena! E as vezes jogar a chave da prisão fora é a maior pena!
O filme traz uma realidade dos fatos e o personagem principal Billy Hayes “Brad Davis” muito bem no papel, demonstra que na década de 70 o tráfico já era bem combatido e que a pena para quem era pego, era muito severa, e ainda maior para os estrangeiros.
Regras da vingança turca, esfaquear as nádegas é permitido, acima dela é assassinado, seguido de pena!
A cadeia representada no filme que se passa na Turquia em 1970, lembra o nosso Carandiru na década de 90 e ainda as prisões nos tempo de hoje, mas não vamos dizer que isso é exclusivo do Brasil o mundo todo tem cadeias que aos nossos pensamentos ficam fora da realidade!
Existe um discurso atual sobre o que é justiça: O que é ilegal hoje, e sujeito a pena de prisão, talvez amanhã já não seja, e ai nos perguntamos, qual é o peso da justiça?
Clique para abrir a imagem.
O sentimento de compaixão é a busca de todos, mas a punição é algo que a sociedade e os humanos precisam, para que não, nos tornamos zumbis a busca de carne! “Marcos Santiago”