O Túnel do Tempo: The Time Tunnel (1966):
Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de mais uma série classica da tv.
O Túnel do Tempo (1966 – 1967):
Criador Irwin Allen, elenco James Darren e Robert Colber, com uma temporada e trinta capítulos, The Time Tunnel (O Túnel do Tempo) foi um seriado de TV nos anos de 60, que mostrava as viagens no tempo de dois cientistas: Robert Colbert, como Doug Phillips, e James Darren, como Tony Newman.
Sinopse: Dois cientistas de um projeto do governo norte-americano que produz uma máquina do tempo, se perdem no tempo e são monitorados por uma equipe que permanece no laboratório e os acompanham em seus deslocamentos de várias épocas, através de imagens que recebem pelo equipamento chamado de Túnel do Tempo. A equipe tenta encontrar um meio de trazê-los de volta, ou então tentam ajudá-los por intermédio dos recursos de que dispunham, como precárias transmissões de voz ou envio de armas ou equipamentos, quando possível. Quando tudo falha, enviam de uma época para alguma outra data incerta do passado ou do futuro, dando início a um novo episódio. Eventualmente, membros da própria equipe ou convidados viajam ao encontro dos cientistas perdidos, também com o intuito de ajudá-los nas situações de perigo. De vez em quando, a equipe ou seres estranhos conseguem interferir no destino das viagens. Neste caso, os cientistas recebem diferentes missões a serem cumpridas nos locais onde são enviados.
O Tunel do Tempo: Projeto Tic-Toc é um esforço do governo top secret EUA para construir uma máquina experimental do tempo, conhecido como “O Túnel do Tempo”, devido à sua aparência como um corredor cilíndrico. A base para o Projeto Tic-Toc é um enorme complexo subterrâneo no Arizona, a 800 andares de profundidade e empregando mais de 36.000 pessoas. Os diretores do projeto são Dr. Douglas Phillips (Robert Colbert), Dr. Anthony Newman (James Darren) e tenente-general Heywood Kirk (Whit Bissell). Os especialistas assistentes que são o Dr. Raymond Swain (John Zaremba, a maior especialista em eletrônica e Dr. Ann MacGregor (Lee Meriwether), uma supervisora da unidade que determina quanta força electro-biólogo um viajante do tempo é capaz de Suportar. O Projeto está em seu décimo ano, quando um senador dos Estados Unidos Leroy Clark (Gary Merrill) vem para investigar, a fim de determinar se o projeto, que custou 7,5 bilhões de dólares, deve continuar. O senador Clark sente que o projeto é um desperdício de fundos do governo e ao falar com Phillips, Kirk e Newman na frente do túnel do tempo, ele entrega um ultimato: ou eles enviam alguém no tempo ou seu financiamento cessará. Tony se voluntária, mas é recusado pelo diretor do projeto Doug Phillips. Desafiando essa decisão, Tony se envia no tempo e Doug segue pouco depois para resgatá-lo, mas ambos continuam perdidos no tempo. O senador Clark retorna a Washington com a promessa de que o financiamento não será cortado para o projeto, deixando o general Kirk no comando. Tony e Doug são agora “enviados” de um período da história a outro, permitindo que os episódios sejam ajustados no passado e no futuro. Tony e Doug tornam-se participantes de eventos notáveis como o naufrágio do Titanic, o ataque a Pearl Harbor, a erupção do Krakatoa , a última batalha de Custer e a batalha do Alamo, entre outros. O general Kirk, Ray e Ann na sala de controle são capazes de localizá-los no tempo e no espaço, observá-los, comunicar com eles por meio de contato de voz e enviar ajuda. Quando a série foi abruptamente cancelada no verão de 1967 pela ABC, eles não tinham filmado um episódio em que Tony e Doug são devolvidos em segurança ao complexo Time Tunnel. No último capítulo filmado da série, no final, os personagens voltam ao primeiro local que desceram no primeiro capítulo, deixando insinuado que agora eles estão em Looping e vão repassar todas as aventuras novamente.
A Viagem no Tempo: A viagem no tempo é retratado na série como um continuum estático, acessível em qualquer ponto através do túnel do tempo como um corredor que abrange seus alcances infinitos. Quando o senador Clark vê uma imagem do Titanic na tela no decorrer de um episódio, ele comenta para o Dr. Swain que está vendo “o passado vivo”. Então é explicado que por Tony Newman que o passado eo Futuro são os mesmos reflexos. O Time Tunnel é também um portal que liga o complexo com os mesmos períodos de tempo em que Doug e Tony estão localizados. Outras pessoas no tempo também pode ser realocados pelo túnel do seu tempo para outra época, como no caso de Maquiavel. Trazer pessoas, exceto Tony e Doug que são o foco, de volta para o futuro acontece cntinuamente na série, mas a única ocasião em que Tony e Doug retornam ao seu próprio tempo ocorre em “Merlin the Magician”, quando o grande mago usa a magia para trazê-los para casa em animação suspensa para que ele possa instruí-los a realizar uma missão para ele. Ao longo da série, Doug, Tony e os funcionários do Time Tunnel descobrem que os acontecimentos do passado podem ser alterados até certo ponto pela intrusão dos viajantes do tempo e em alguns casos, sua pesquisa histórica permite isso. Episódio 26 ( “O Ataque dos Bárbaros”) explora o cenário de um dos viajantes do tempo se apaixonando por alguém do passado, neste caso Tony e a Princesa Serit, filha de Kublai Khan. Marco Polo diz a Doug: “Eles não podem tocar um no outro?” A própria história sugere a possibilidade de Serit casar com Tony como Ann informa o General Kirk. A informação histórica sobre Billy the Kid registra que ele matou dois estranhos perto de Lincoln, Novo México, em abril de 1881, exatamente quando Tony, Doug e Billy the Kid são reunidos.
Curiosidades: Erros de continuidade e erros de fato histórico ocorreram na série. No episódio de estreia, “Rendezvous with Yesterday”, o Capitão Smith do Titanic é chamado de “Malcolm”, quando, historicamente, seu nome era “Edward”. Os nomes dos agentes secundários também são fictícios. Em um episódio Tony afirma que nasceu em 1938., mas alguns episódios mais tarde em “The Day The Sky Fall”, ele afirma que tinha sete anos quando Pearl Harbor foi atacado em dezembro de 1941, o que faria o ano de seu nascimento de 1934. A música-tema para o Túnel do Tempo foi composta pelo mago John Williams, creditado como “Johnny Williams”. A série ganhou um Emmy Award em 1967. No final de cada episódio era mostrado Doug e Tony chegando ao seu próximo destino, da mesma maneira Allen terminou cada episódio de Lost in Space , também usado em Quantum Leap e Sliders. A maioria dos episódios envolveu a captura ou detenção de Doug, Tony, ou ambos, sua fuga, sua recaptura, e sua fuga outra vez, antes de sua mudança para o próximo episódio.
Cancelamento e Remakes: Embora O Túnel do Tempo ser agendada às sextas-feiras, onde muitas consideram um horário como a “zona da morte” para programas de TV, as classificações para a série foram sólidas e parecia muito provável que a série iria seria renovado. ABC apontou para o túnel do tempo como um dos poucos sucessos em um cronograma desastrosa. Duas tentativas foram feitas para ressuscitar o show. Uma produziu um episódio piloto, mas também não resultou em uma nova série. Em 2002, a Fox mostrou interesse em refazer esta série. Um piloto foi produzido pela Twentieth Century Fox Television, Fox Television Studios, e Regency Television em associação com Allen Irwin. Kevin Burns, e Jon Jashni. A série não foi encomendado pela Fox, de modo a abrir espaço em sua agenda para Joss Whedon de Firefly. O piloto teve um tom mais escuro e mais grave do que a série original 1966. Doug Phillips (David Conrad) era o personagem principal e o personagem de Tony Newman foi substituído por Toni Newman, uma personagem feminina. O episódio piloto está disponível em DVD da Fox Home Entertainment em O Túnel do Tempo: Volume dois, disco quatro. Neste remake, o Time Tunnel 2002 é um projeto de pesquisa do Departamento de Energia para a fusão nuclear, que produz energia praticamente ilimitada. Quando o reator foi iniciado, não demonstrado no episódio, causou uma indesejada “tempestade temporal” que incontrolavelmente mudou a história. O DOE foi capaz de ancorar uma extremidade da tempestade usando o túnel como um pára-raios. A realidade muda devido à tempestade tempo criando diferenças entre o mundo da série e do mundo real, como semáforos com luz vermelha para “ir” e verde para “parar” enquanto o amarelo mantém o seu significado. Existem 49 estados nos Estados Unidos e a New Jersey desaparece do território entre Nova Iorque e Pensilvânia. URSS ganhar a corrida para a lua com a bandeira americana trocando pela soviética e O New York Yankees são agora os Yankees Boston. O canal SciFi anunciou em 2005 que iria criar um novo piloto para a temporada 2006/07. A esposa de Allen, Sheila, e dois produtores do FOX, Kevin Burns, e Jon Jashni, começaram a trabalhar no novo piloto. John Turman (Hulk) escreveu o roteiro, mas a série nunca foi além de um roteiro do piloto.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/
^