Lost in Space: Perdidos no Espaço da Série ao Filme.
Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje vamos falar de uma das mais clássicas séries da TV.
Lost in Space (1968):
Criador Irwin Allen, roteiristas Irwin Allen, Peter Packer e Barney Slater, elenco Mark Goddard, Marta Kristen, Billy Mumy, Angela Cartwright, Jonathan Harris, Bob May, Dick Tufeld, June Lockhart e Guy Williams, com 3 temporadas e 84 episódios, Perdidos no Espaço foi um seriado de tv, produzido entre os anos de 1965 e 1968, que conta as aventuras da família Robinson no espaço, a bordo da nave Júpiter 2, juntamente com o Robô B9 e o Dr. Zachary Smith (Jonathan Harris).
Sinopse: No futuro ano de 1997 a Terra sofre com sua superpopulação. O Professor John Robinson, sua esposa Maureen, seus filhos Judy, Penny e Will, além do Major Don West, são selecionados para viajar pelo espaço até um planeta do sistema Alpha Centauri, a fim de estabelecer uma colônia, para que outras pessoas possam viver lá. A viagem é realizada na espaçonave batizada como Júpiter 2. No entanto, o doutor Zachary Smith, um agente de um governo inimigo é enviado para sabotar a missão. Ele é bem sucedido em reprogramar o robô B9 para destruir os equipamentos da nave oito horas após a decolagem, mas no processo se atrasa e fica preso na espaçonave, que decola com ele a bordo. Ao tentar desativar o robô, este se religa sozinho. Sem saber do perigo que criou para todos, o doutor Zachary Smith decide acordar a família Robinson, que estava em tubos de hibernação. Quando menos se espera, o robô B9 inicia a sua programação e destrói o sistema de navegação, rádio e vários aparelhos importantes, antes de ser desativado. Com a espaçonave em sérias avarias e já muito distante da rota programada, todos a bordo tornam-se perdidos no espaço e lutam para encontrar o caminho de volta para casa.
Curiosidades: O seriado, produzido pela CBS e que tinha como criador e produtor executivo Irwin Allen, foi ao ar pela primeira vez nos Estados Unidos em setembro de 1965 e permaneceu até março de 1968. A série teve o episódio piloto mais caro da história da televisão, que nunca foi ao ar. Mas algumas cenas foram reaproveitadas nos primeiros cinco episódios da série. Segundo rumores da época, caso a série não fosse um sucesso, a CBS poderia quebrar pelo dinheiro gasto na produção. Irwin Allen foi um produtor de televisão muito bem sucedido, que emplacou outros sucessos tais como “Terra de Gigantes”, “O Túnel do Tempo” e “Viagem ao Fundo do Mar”. No entanto, Perdidos no Espaço foi, sem dúvida, seu maior sucesso. Allen aproveitou ainda na sua série elementos do clássico de 1956, Forbidden Planet (O Planeta Proibido), tais como o formato de disco da nave Jupiter 2; e o robô serviçal humanoide, que no filme era chamado de Robby. Jonathan Harris, que interpretou o doutor Smith, foi contratado por último para participar da série, e por isto aparece nos créditos como “participação especial”, termo usado na televisão pela primeira vez no seriado. Apesar de ter sido o último personagem a ser incluído na ideia da série, no episódio piloto não há Dr. Smith nem o Robô, ele acabou se tornando o centro da trama. Perdidos no Espaço teve 3 temporadas produzidas. A primeira foi em preto-e-branco. Na segunda temporada a série ganha cores, mas perde bastante em qualidade, deixando de lado o foco na ficção científica, e adotando um tom mais de comédia. Na última temporada o tom de comédia se acentua ainda mais. Pouco antes de se começar a produção da quarta temporada, a série foi cancelada, mesmo com alguns roteiros escritos e cenas gravadas.
O Roteiro: A história do seriado se passa no futuro. Em 16 de outubro de 1997 a espaçonave Júpiter 2 está em contagem regressiva para ser lançada ao espaço com a família Robinson, que tentará colonizar um planeta em Alfa Centauri, projeto que resolveria o problema da superpopulação da Terra. Participavam também da expedição, além do Professor John Robinson, sua esposa Maureen Robinson, e seus filhos, Judy, Will e Penny, o Major Don West que era o piloto da nave Jupiter 2. Como curiosidade no episódio-piloto a nave chama-se Gemini 12, alusão ao projeto Gemini, do programa espacial norte-americano. Um espião estrangeiro infiltrado sabota a missão, levando-os a ficar perdidos no espaço. No entanto, este espião sabotador acaba preso na nave com a família Robinson. Ele é o Doutor Zachary Smith. O tema musical do seriado, reaproveitado no filme de 1998, ficou a cargo de John Williams, mais tarde consagrado como compositor de sucessos do cinema. É interessante notar que a série foi encerrada não por estar com baixos índices de audiência, mas por medidas de contenção de despesas da CBS, que estava com suas finanças abaladas por outros projetos mal sucedidos.No entanto, tornou-se sucesso absoluto em inúmeras repetições na televisão em todo o mundo. Em 1997, ano que seria o lançamento da Júpiter 2, foi produzido o filme Lost in Space. Com participação especial de June Lockhart (Maureen Robinson), que no filme aparece como a diretora da escola (em holograma), e das atrizes Angela Cartwright (Penny Robinson) e Marta Kristen (Judy Robinson), como repórteres. Mark Goddard, o intérprete do piloto Major Don West na TV, aparece no longa do cinema como o general que apresenta Don ao Professor John Robinson.
Perdidos no Espaço – O Filme (1998):
Direção Stephen Hopkins, produção Carla Fry, Akiva Goldsman, Stephen Hopkins e Mark W. Koch, coprodução Tim Hampton e Kris Wiseman McIntyre, produção executiva Michael De Luca, Mace Neufeld, Robert Rehme e Richard Saperstein, roteiro Irwin Allen e Akiva Goldsman, elenco Gary Oldman, William Hurt, Matt LeBlanc, Mimi Rogers, Heather Graham, Lacey Chabert, Jack Johnson, Jared Harris e Mark Goddard. Com orçamento de US$ 80 milhões e uma fraca receita de US$ 137 milhões, Lost in Space é um filme americano de ficção científica e aventura com roteiro baseado na famosa série de televisão dos anos 60, Lost in Space.
Sinopse: No ano de 2058, a Terra sofre com os efeitos irreversíveis da poluição. A Força Espacial Global (The United Global Space Force) é o governo do planeta e encarrega o professor John Robinson de liderar a Missão Júpiter 2, que consiste em levá-lo juntamente com sua família para o planeta Alpha Prime, que orbita a estrela Alfa Centauri. A família Robinson será a primeira dos colonizadores e construirão um hiperportal em órbita do planeta, para receber as futuras naves. O Júpiter 2 está preparado com um equipamento (hiperdireção) para viagens à velocidade da luz, que permitirá que as naves evacuem a Terra e levem os colonizadores ao novo planeta. Mas o projeto é alvo de uma força terrorista, que matou o piloto original da Júpiter 2. O Major West é convocado para pilotar a nave, a contragosto. Um dos terroristas, o Dr. Zachary Smith, é contratado para sabotar a nave. Ele programa o robô para destruí-la, mas fica preso e acaba seguindo junto com a família, para o espaço. A sabotagem faz com que a Júpiter 2 mergulhe descontroladamente para o Sol, mas o Professor Robinson e o Major West conseguem usar a hiperdireção para escapar. Só que seu paradeiro é um ponto desconhecido do universo.
Curiosidades: June Lockhart, a Maureen Robinson original, é a professora de Will e aparece em um holograma. Mark Goddard, o antigo Major West, é o oficial comandante do novo Major West.Angela Cartwright e Marta Kristen, as primeiras Penny Robinson e Judy Robinson, agora são repórteres. Dick Tufeld voltou a interpretar a voz do robô. O ator Jonathan Harris, que fazia o Dr. Smith na série, morreu em 3 de novembro de 2002 em Encino, Califórnia, EUA. O Ator Matt LeBlanc, que interpreta o Major West, recebeu o prêmio de Ator Mais Sexy, Mais Charmoso e Personalidade Sexy no ano que o flme foi feito, o que não garantiu uma boa atuação.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/