[Exclusivo] Especial de Natal com Gabriel Coelho!
Patrick Canterville – Exclusivo Portal NoSet
E a semana do natal chegou! Se existe uma unanimidade sobre as festas de final de ano é que se trata de um tempo de comer bem! Luzes, música, árvores de natal, família reunida, e tudo isso onde? Ao redor da mesa! Pensando nisso, o especial de natal do Portal NoSet trás uma entrevista exclusiva com o Chef Gabriel Coelho, uma receita especial assinada por ele para as festas de final de ano ao estilo bem “caipira” e de sobremesa um pouco da boa poesia de Mônica Raouf El Bayeh. Então, olhos grudados na tela e lá vamos nós! É natal!
A entrevista:
Gabriel o “The Taste Brasil” é um dos programas mais interessantes de gastronomia da televisão, em muito por ter o Claude Troisgros no elenco de sucesso. O que mudou na sua vida depois do programa?
O programa foi um grande divisor de águas na minha vida. Sai do programa, trabalhei na chefia da Confeitaria do Hotel Maksoud Plaza em São Paulo e logo depois me mudei para o Rio de Janeiro para trabalhar com o Felipe Bronze no Oro e atualmente, no recém inaugurado Pipo.
Você tem cozinhado em vários lugares, destaque para sua atuação no Oro Restaurante e no Pipo, ambos campeões de público e crítica, sempre destaque nas revistas especializadas do RJ. Como é fazer parte de equipes tão seletas?
Dividir a bancada da cozinha com tantas pessoas dedicadas e apaixonadas pela gastronomia é único. Todo dia é um aprendizado diferente e uma experiência adquirida para aperfeiçoar aquilo que está dentre as coisas que mais amo: cozinhar.
A que você atribui tamanho sucesso dos programas de culinária na televisão, principalmente aberta? O brasileiro realmente ama comer?
Sem sombra de dúvidas todo mundo ama comer, não só o brasileiro. O sucesso dos programas culinários com certeza se dá pela propagação de algo antes tão comum ter se tornado algo prazeroso, detalhista. Sem contar que era uma profissão estigmatizada: ser um chef de cozinha (ou cozinheiro, como prefiro)não era o mesmo que ser um médico, advogado ou qualquer profissão tradicional (respeitada).
Em uma frase ou algumas palavras, me fale sobre:
– Claude Troisgros: um gênio
– Felipe Bronze: um amigo
– The Taste: um começo
– Palmirinha Onofre: uma história de superação
– Master Chef: um sucesso
– Gordon Hansay: um mito
– Paola Carosella: uma cozinheira de princípios
– Melhor prato: pão com manteiga
– Melhor sabor: comida da minha mãe
– Melhor aroma: café
A Receita:
O Gabriel me contou que ele adora fazer esse prato, super simples e com características muito regionais e caipira, criando uma conexão entre terra e mar (porco, galinha e ouriço).
Ovo em baixa temperatura, ouriço, quiabo, frango crocante, orelha de porco & oro-pro-nobis.
Ovo caipira
Pimenta do reino
Flor de sal
Pele de frango
Ouriço
Orelha de porco
Tomate
Quiabo
Cebola
Alho
Azeite
Óleo para fritar
Modo de preparo
1. Cozinhar o ovo em um thermocirculador a 61ºC por 1hora ou em água fervente por 6minutos (não tem o mesmo resultado).
2. Esticar a pele de frango em uma assadeira e colocar um peso por cima para prensa-la. Assar a 180ºC até que esteja crocante, temperar com sal e pimenta. Reservar.
3. Cozinhar a orelha de porco em uma panela de pressão até que esteja macia, fritar em óleo quente e reservar crocante.
4. Passar o ouriço por uma peneira e reservar o molho pra finalizar o prato.
5. Grelhar quiabos inteiros no azeite, retirar da panela e cortar em rodelas de 1cm.
6. Refogar alho e cebola picados no azeite, juntas quiabo e por último o tomate cortado em cubos pequenos.
7. Temperar com sal, Pimenta e suco de limão.
8. Montar prato com o refogado, o ovo, dispor a pele de frango crocante, a orelha e as folhas de oro-pro-nobis.
9. Por último regar com o molho de ouriço e servir quente.
The End
Encerrar o ano é quase que uma mistura de alegria e saudade. Alegria pelo novo ano que se aproxima com todas as suas possibilidades e oportunidades, e saudade do ano que se encerra com todos os bons momentos que passamos.
Seja como for, encerrar o ano aqui em NoSet para mim é uma alegria. Ou melhor, uma dupla alegria, com um especial de natal com o querido Chef Gabriel Coelho, as poesias da Mônica Bayeh, e uma receita de dar água na boca. Obrigado! A toda equipe NoSet que trabalha arduamente para por o melhor portal de cultura pop em língua portuguesa no ar! Por terem aberto espaço para a televisão aberta, literatura, culinária e gastronomia. Só vitória!
Desejo a todos os leitores um feliz natal, boas festas e que 2017 traga a todos nós muitas alegrias, com mais justiça social para que no próximo ano, mais pessoas possam ter um feliz natal!
Para quem quiser ler meu primeiro texto com o Chef: “Gabriel, vinho e talento!”