Life According Sam (A Vida Segundo Sam, em tradução livre)
A televisão, o cinema, o teatro, o circo, os documentários, são formas de trazer aos olhos dos mais curiosos ou interessados algo sobre a vida real ou ficção, que talvez nunca faça parte de nossas vidas, mas que coloca diante dos nossos olhos e nossa mente o mundo que estamos e que talvez achamos que não estamos.
O documentário Life According To Sam (A Vida Segundo Sam – tradução livre) trás uma reflexiva história de vida de um grande ser humano na luta diária contra uma doença degenerativa chamada Progéria. Neste documentário são apresentados relatos para todos aqueles que precisam de inspiração para seguir nesta batalha. Infelizmente Sam não é o único, existem muitos outros garotos e garotas que lutam contra essa doença.
Progéria ou síndrome de Huntchinson-Gilford é uma doença extremamente rara, cujos sintomas são semelhantes ao processo do envelhecimento, tende a ter os primeiros sintomas logo nos primeiros anos de vida. A Progéria foi descoberta inicialmente por Jonathan Hutchinson em 1886, quando descreveu o caso de um paciente que apresentava ausência congênita de cabelo logo na infância. Em 1904, Hastings Gilford analisou outro caso com as mesmas semelhanças. Desde então só foram documentados cerca de 100 casos em todo o mundo. Essa doença é caracterizada por um rápido envelhecimento – cerca de 7 vezes maior em relação à taxa normal – que se inicia por volta dos 18 meses de idade. As crianças portadoras dessa disfunção vivem em média até os 13/14 anos e geralmente morrem por infarto do miocárdio. Essa síndrome apresenta alterações em vários órgãos e sistemas, como tegumentar (pele), esquelético e cardiovascular. As pesquisas sobre as possíveis causas da Progéria e seu tratamento são de grande importância para os cientistas, pois podem revelar pistas essenciais sobre o envelhecimento do ser humano.
Sabendo agora um pouco mais sobre essa doença, o documentário traz uma sensibilidade sobre a vida e seu tempo, mas antes da luta de se conseguir mais tempo de vida, demonstra a grande vontade de se realizar os desejos e sonhos, sem se preocupar com o curto tempo. Sam Berns apresenta neste documentário o quanto a vida pode ser feliz, e realmente é de fato. Um ser grandioso e generoso, consigo e com todos que buscam a cura ou o prolongamento da vida sobre essa doença.
Neste documentário, encontraremos seres humanos que buscam talvez o básico da vida, que é o desejo de ser amado e aceito dentro de cada possibilidade e desafio colocado pelos obstáculos da própria vida.
Sam Berns é o ser humano que tem seu tempo de vida reduzido por um equívoco da vida, mas que ele mesmo se encarrega de arrumar esse erro diante ao desconhecido.