Damian Wayne: O 4º Robin (Son of Batman e Batman vs Robin)
Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje vamos falar do mais novo parceiro do Batman, seu filho, o novo Robin.
Son of Batman (2014):
O Filho do Batman é um filme de super-herói lançado diretamente em vídeo que faz parte dos filmes animados originais da DC Universe. É uma adaptação de Grant Morrison e Andy Kubert do arco de histórias em quadrinhos Batman and Son (“Batman e Filho”) de 2006. O filme foi lançado juntamente com a animação “Justice League:War” dentro de uma nova continuidade estabelecida. Jason O’Mara reprisa seu papel como Batman em ambas as produções enquanto David McCallum faz o mesmo com o de Alfred Pennyworth aqui e em Batman: Gotham Knight.
Sinopse: Batman descobre ter um violento e indisciplinado filho pré-adolescente, nascido do seu relacionamento com Talia al Ghul. O nome dele é Damian Wayne e estava sendo secretamente criado por Ra’s al Ghul, líder da Liga dos Assassinos. Quando Ra’s al Ghul aparentemente morre depois de uma batalha com o Exterminador, Talia o entrega aos cuidados de Batman e tenta ocupar o lugar do seu pai e reconstruir a Liga. Batman percebe que Damian só pensa em se vingar do Exterminador e procura guiá-lo no caminho da Justiça.
Batman vs. Robin (2015):
Batman vs. Robin é uma animação do gênero ação dirigido por Jay Oliva e roteirizado por J. M. DeMatteis.
Sinopse: Nesta nova adaptação de Jay Oliva, Robin ou Damian Wayne é recrutado pelo grupo contra o crime organizado ou a sociedade secreta chamada de A Corte das Corujas E acaba por se tornar a maior ameaça de seu pai Batman. Longa animado é baseado na série de quadrinhos: Batman: A Corte das Corujas, onde Batman e Robin duelam numa batalha emocionante da decisão do Bem justo e o Mal impiedoso.
Crítica: Desde o arco Uma Morte em Família e A Piada Mortal, onde o Coringa nas duas situações mata e fere de forma brutal e cruel, pessoas amadas e ligadas a Bruce Wayne, uma dúvida sempre permanece. Mesmo sabendo que certos vilões são incuráveis, como o Coringa, por que Batman não mata os vilões, sendo que ele sabe que na próxima fuga o Coringa fará novas vítimas.Este conceito foi muito bem usado na também animação Batman Contra o Capuz Vermelho (2010), onde Jason Tod volta dos mortos através do Poço de Lázaro e procura vingança contra seu algoz, O Coringa, e contra o seu mestre, o Batman, por não ter vingado sua morte. No arco, O Filho do Demônio, Bruce Wayne tem uma noite de amor com Thália (segundo o mesmo estava drogado) e desta relação nasce Damien. Em ambas as animações, O Filho do Batman e Batman VS Robin, este questionamento está claro na visão do autor e Batman, que já não é mais um jovem aventureiro, tem que demonstrar que a compaixão é a melhor arma de um herói, mesmo que ele não seja nenhum Homem de Aço, mas há um limite a ser traçado e que apenas a violência vingadora desta nova geração de heróis não é a resposta. Se nós concordamos com Batman ou não, é uma questão tão boa quanto o sexo dos anjos, mas que todos nós amamos o Coringa, isso é inegável. Damien é um Robin diferente de todos, treinado pelo assassinos de Hans al Ghul, esta pequena máquina de matar tem que ser instruído pelo seu pai e decidir se o respeito é maior do que sua sede de poder, força e habilidade. Talvez minha única crítica a série seja a péssiam adaptação que foi feita para o ótimo personagem o Exterminador, que aqui fica em segundo plano sendo fundo de palco para a história do filho do Batman, literalmente.
Robins:
Dick Grayson:
Dick Grayson era o integrante mais jovem de uma família de acrobatas de circo chamada “Os Graysons Voadores”, que foram assassinados a mando do gangster Anthony Zucco, que estava extorquindo dinheiro do proprietário do circo. Enquanto investigava o crime, Batman colocou Dick sob sua tutela, vindo a treiná-lo em várias artes marciais e técnicas de detetive. Uma noite Dick não conseguiu dormir e sentou-se de costas para o relógio do Batman, quando de repente Alfred saiu de trás do relógio e o deixou aberto, Dick entrou na Bat-Caverna e escutou um som de motor, era o Batman chegando, o pequeno Dick ficou assustado quando foi sair dali, Batman logo percebeu que não estava sozinho e viu Dick,que o mandou parar, Dick logo percebeu que Bruce Wayne que era o Batman. Dick é o mais clássico, famoso e querido dos Robins entre os leitores. Como Robin, Dick foi o melhor lutador e líder, sendo muito alegre e cheio de fazer piadinhas mesmo em momentos tensos de combate, sendo, no entanto, um parceiro razoavelmente obediente ao Batman. Após um tempo, Dick cresceu e deixou de ser o Robin, passando a se tornar um herói independente, o Asa Noturna que lidera os Titãs e durante a ausência do Batman, Dick temporariamente usou o manto do Cavaleiro das Trevas até o verdadeiro retornar e assim voltando a ser o Asa Noturna.
Jason Todd:
Jason Todd era um marginalzinho de rua. Durante uma noite enquanto Batman voltava ao Batmóvel, encontrou Jason Todd tentando roubar as rodas do veículo. O cavaleiro das Trevas treinou e Jason para se tornar o novo Robin. Durante uma missão em busca de sua mãe biológica, o Coringa prende e assassina Jason, espancando-o com um pé-de-cabra até deixá-lo à beira da morte, e, por fim, deixando-o junto a uma bomba que acaba por matá-lo. Alguns dias após sua morte, Ras Al Ghul tenta corrigir seu erro (A morte de Jason foi culpa dele,pois ele havia contratado o Coringa.) e mergulha o Corpo de Jason no Poço de Lázaro. Jason Todd ressurge tomado de ódio e adota o nome de Capuz Vermelho. Jason ainda pretende ser um vigilante e fazer justiça, mas pretende usar de toda violência possível contra todo e qualquer criminoso, sendo favorável a assassinar vilões. Possui então uma mágoa profunda com Bruce Wayne, que não se vingou do Coringa, matando-o, e um ódio mortal do próprio Coringa, tentando a todo custo matá-lo da forma mais cruel possível. Após a saga Batman R.I.P., Jason tentou assumir o manto do Morcego, porém como um Batman assassino, sendo derrotado por Dick. Jason atualmente ainda usa a identidade de Capuz Vermelho tentando controlar seu instinto assassino, mas sendo ainda um vigilante excessivamente violento. Jason foi o mais violento dos Robins e também o mais revoltado e desobediente.
Tim Drake:
Tim Drake era um jovem garoto que acompanhou as aventuras de Batman e Robin desde o assassinato dos “Graysons Voadores”, crime do qual ele foi testemunha ocular. Tim deduziu as identidades de Bruce e Dick através de suas habilidades instintivas de detetive e passou a acompanhar suas carreiras com uma proximidade ainda maior. Tim também deduziu sozinho o assassinato do segundo Robin, e percebendo que Batman entrara em uma espiral auto-destrutiva e suicida, decidiu pedir a Dick que voltasse a ser Robin. Mais tarde, Tim conseguiu salvar a vida de Bruce e Dick da morte certa diante do Duas-Caras. Alfred e Dick, por fim, conseguem convencer Bruce a aceitar Tim como Robin, por considerar que o menino tem muito potencial e que isso é a única forma de impedir que Bruce acabasse encontrando a morte em combate. Tim foi o mais maduro de todos os Robins, o melhor detetive e tido pelo próprio Bruce Wayne como o Robin de maior potencial. Fez sucesso com o público estrelando histórias solo e sendo o primeiro Robin a ter sua própria revista mensal. Ao contrário de Dick e Jason, vindo de famílias muito pobres, Tim nasceu em família milionária, sendo vizinho de Bruce. A princípio tinha ambos os pais vivos, mas passou a maior parte de sua carreira apenas com o pai vivo e órfão de sua mãe. Quando seu pai foi assassinado (Crise de Identidade) acabou também adotado por Bruce. Assim como o Dick se promoveu para outro herói, criando o Robin Vermelho, após Dick unilateralmente assumir o lugar como Batman e dar a vaga de Robin pra Damian Wayne. Em vários universos paralelos, é Tim que tem o peso de assumir o Manto do Batman no futuro.
Stephanie Brown:
Stephanie Brown, namorada de Tim Drake, antes conhecida como Salteadora, assumiu o lugar de Robin quando o pai de Tim descobriu sua identidade secreta. Stephanie permaneceu pouco tempo no cargo, sendo desaprovada por Batman, após desobedecer uma ordem. Infelizmente Brown faleceu em combate como Robin.
Damian Wayne:
Damian é filho de Talia Al Ghul (filha de Ra’s Al Ghul), com Bruce Wayne. Durante algum tempo, odiou o pai. Após a saga Batman R.I.P, ele se tornou o novo Robin, combatendo o crime em Gotham ao lado do novo Batman, Dick Grayson. Foi o mais arrojado, atrevido e desobediente de todos os Robins, sendo o mais violento dos Robins depois de Jason Todd. Porem com o passar do tempo, mudou um pouco a sua atitude, passando a lutar fielmente pela justiça e começou a respeitar o seu pai e também o Dick e Tim, mas não confiava no Jason por ele ter traído o seu pai varias vezes. Damian acaba sendo morto num combate contra o seu clone, mas recentemente voltou como todo personagem de HQ deve fazer.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/