Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de um spin off da franquia Shrek da Dreamworks.
https://www.youtube.com/watch?v=U1Z-WDlnjv8
Gato de Botas (2011):
Direção Chris Miller, produção Latifa Ouaou, Andrew Adamson, Tom Jacomb e Guillermo del Toro, roteiro Tom Wheeler e David H. Steinberg, elenco Antonio Banderas, Salma Hayek, Zach Galifianakis e Billy Bob Thornton. Produção DreamWorks Animation e Distribuição Paramount Pictures. A trama centra-se no personagem Gato de Botas, antes do primeiro Shrek e mostra o felino em um plano de assalto ao lado de Humpty Dumpty e Kitty para roubar a famosa gansa das fábulas que bota ovos de ouro.
A História: O Gato de Botas (Antonio Banderas) é um foragido da justiça de São Ricardo por roubar o banco da cidade em cumplicidade com o ovo Humpty Alexandre Dumpty (Zach Galifianakis), que foi preso. A partir daí ele vive fugindo, até que um dia resolve voltar a cidade para se redimir. Em um bar dois homens contam a ele que o casal de bandidos Jack e Jill haviam conseguido os famosos feijões mágicos da história. O Gato então vai atrás de Jack e Jill para roubar os feijões, mas lá ele encontra outro gato com os mesmos objetivos: Kitty Pata-Mansa (Salma Hayek). Ele acaba descobrindo que ela trabalha para seu ex-amigo Humpty Dumpty. Gato conta para Kitty porque não é mais amigo de Humpty, mas decide ouvir o que o ovo tem a dizer. O plano dele é plantar os feijões e no castelo do gigante roubar alguns ovos de ouro com os quais o gato poderia pagar sua dívida com a cidade de São Ricardo. Então os três partem juntos para uma aventura de roubar os feijões do casal de bandidos, plantá-los e pegar os ovos. Porém eles são muito pesados, o que os leva a decidir levar a Gansa que bota os ovos, mas que na verdade era o filhote da verdadeira Gansa Dourada. Voltando ao chão Humpty trai o Gato, e quando ele chega a cidade é preso. Na prisão Gato conhece João (o da história João e o Pé de Feijão) que conta pra ele que em breve a mãe gansa viria em busca do seu filhote. Ele então foge, com a ajuda de Kitty, para poder salvar a cidade. A mãe da Gansa então vai até São Ricardo, e Gato consegue convencer Humpty de ajuda-lo a salvar a cidade. Eles conseguem salvar a cidade e devolver o filhote para a mãe, mas Humpty acaba caindo da ponte e se quebrando. Descobre-se então que Humpty Dumpty na verdade era um ovo de ouro por dentro da casca branca, motivo pelo qual nunca se encaixava em nenhum lugar. No final Gato consegue se redimir e vira herói na cidade.
O Gato de Botas: Origem
O Gato de Botas ou ainda O Mestre Gato é um conto de fadas de autoria do escritor francês Charles Perrault, incluído no livro Les contes de ma mère l’Oye, publicado em 1697. O conto narra a história de um caçula de três irmãos que recebe como herança de seu pai um gato de estimação. Depois de ganhar um par de botas, o gato consegue convencer um rei muito poderoso de que pertence a um fidalgo chamado Marquês de Carabás, e consegue ao seu dono a mão da princesa em casamento. O Gato de Botas é considerado um dos contos mais antigos e pode variar muito em cada lugar que é contado. Em outras versões, o Gato de Botas era um cavaleiro enfeitiçado que precisaria trazer fortuna a um humano e assim tornar-se homem novamente. Folcloristas indicam que em versões ainda mais remotas, o gato de Botas era retratado como um escravo que deveria conceder a mão da princesa para seu amo, e assim poder se libertar das correntes, aqui representadas pelas botas. Há ainda uma outra versão antiga contada pelos negros em que o protagonista não é um gato de botas, mas um macaco flautista que fazia feitos heroicos como retribuição ao Doutor Botelho, equivalente ao aqui chamado Marquês de Carabás, que o teria libertado da vida na selva.
Curiosidades: Com um orçamento de US$ 130 milhões, este ótimo pré spín off de Sherk conseguiu a bela receita de US$ 555 milhões em todo mundo. Puss in Boots teve a aclamação por parte da crítica especializada. Rotten Tomatoes publicou o comentário que: “Não é profundo ou inovador, mas o que falta em profundidade, Puss in Boots mais do que compensa com uma abundância de inteligência, brilho visual e charme efervescente”. Antônio Bandeiras brinca com sua sedução latina e a animação o deixa flertar com seu sotaque junto ao um gatinho lindo e audacioso.
Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/