Rede TV! em preto e branco, iluminada por lampiões e usando microfones da extinta TV Manchete!
Calma! É apenas uma força de linguagem! Mas a coisa anda feia, ou melhor, minguada lá pelos lados da emissora de Osasco. Segundo relatos das equipes de produção, falta tudo no canal que afirma ser a rede que mais cresce no Brasil.
Segundo o jornalista Flávio Ricco, faltam equipamentos para as produções ao vivo e também para gravação dos programas da casa. As más línguas ainda comentam nos corredores da emissora que duas câmeras, das mais modernas, apenas são liberadas para o programa “Mega Senha” do sócio proprietário da emissora, Marcelo de Carvalho.
Aliás a falta de equipamentos na emissora é nítido ao telespectador, externas tão escuras que parecem iluminadas com lampiões da década de trinta. O desleixo com a emissora que parece portfólio de farmácia é tanto que o novo programa, “Sem Rodeios” usa um cenário virtual que mais se parece com carro do desenho “Os Jetsons”.
No RJ parece que anda faltando até ar condicionado nos estúdios e que os veículos, sucateados, são motivo de dor de cabeça para os funcionários.
A Rede TV vem seguindo uma receita pior que a da Rede Manchete (para quem não sabe a Rede TV! é a mesma da extinta Manchete, que faliu), pois o que está em jogo não é se a emissora de Osasco dá ou não lucro, mas o comprometimento de seus proprietários em abrirem mão dos recursos retirados mensalmente da emissora. A rede precisa urgente de novos investidores, e de donos que encarem a emissora como um patrimônio e não, simplesmente, como uma máquina de fazer dinheiro fácil.
Nos anos de 1992-2000, quando a Rede Manchete oscilava entre bons e péssimos momentos, a Rede CNT-Gazeta cumpria esse papel de quinta rede nacional de televisão. Durante os anos 2000, a RedeTV! vinha cumprindo esse papel, mas desaprendeu e hoje vive ameaçada pelas concorrentes diretas, TV Gazeta e TV Aparecida, sendo que a emissora católica vem investindo pesado em ser uma espécie de TCM da TV Aberta com direito a jornalismo e programas de variedade.
O que falta é um investidor, senão que a Gazeta ou a Rede Aparecida tomem uma atitude de investir e levem de lambuja boas afiliadas da Rede TV! como a Rede Pampa do RS que é um dos maiores grupos de comunicação do sul do Brasil.
Havendo investimento a possibilidade de tomar “de assalto” o quinto lugar da Rede TV! é questão de dias, pese que apenas na capital paulista existem ao menos duas concessões UHF com destino completamente em aberto (Rede21 e MixTV). A Rede CNT possui ainda cerca de 7 emissoras de televisão, sendo 3 geradoras em capitais (RJ,BA e PR).
O futuro da Rede TV! pode ser visto hoje sintonizando a CNT, que alguns sabem que existem, outros pensam que existe, mas que ninguém assiste!
Por Patrick Canterville
Siga @MrCanterville no Twitter