Close
NOTÍCIAS

5º Curta Brasília

5º Curta Brasília
  • Publicado em: dezembro 15, 2016

Sessão CALANGUINHO
Domingo
18 de dezembro as 10h30min

A sessão Calanguinho exibe curtas feitos para sensibilizar e encantar o público infantil com histórias e representações envoltas em universo lúdico, instigando nos jovens espectadores a curiosidade pelas artes e para sentimentos como amizade e respeito ao próximo. Para assistir e sonhar.

Virando gente (SP) 2013
Dir: Analúcia Godoi. Com Arnaldo Mendes. Ani, 10 min, livre
Um menino chamado Bruno conta como começou a perceber a si mesmo e o mundo desde quando ainda estava na barriga de sua mãe.

Caminho dos gigantes (SP) 2016
Dir: Alois Di Leo. Ani, 12 min, livre
Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá uma menina indígena de seis anos, vai desafiar o seu destino e ent08ender o ciclo da vida.

O Jovem Príncipe (BA) 2015
Dir: Ducca Rios. Com Evelin Buchegger (narração). Ani, 3 min, livre
O Jovem Príncipe pede ao Rei que lhe dê um pônei. Eles vão ao bosque e várias criaturas encantadas se apresentam ao garoto, que opta por um pônei cinza e magro, mostrando que a amizade e o carinho não são baseados na aparência.

O último Natal (DF) 2015
Dir: Fáuston da Silva. Fic, 25 min, livre
Com Andrade Júnior, Genivaldo Sampaio, Anacleto Neto, Yulle Hannah, Amanda Alvares, Isís Leão, Giovanna Estima, Lucy Souza e Mário Wilson.
Duas crianças ficam tristes por terem que passar sozinhas a noite de Natal. Mas recebem uma mágica visita.

 O Festival

O Curta BrasíliaFestival Internacional de Curta-Metragem tem como objetivo difundir, dar visibilidade e criar público para a produção curta-metragista. O festival ocupa o Cine Brasília entre 15 e 18 de dezembro e, além da exibição de filmes, conta na programação com outras ações, como atividades de formação e debates. Em sua quinta edição, o evento apresenta ao público 134 curtas brasileiros e estrangeiros. O festival é apresentado pela Vivo por meio da Lei de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Secretaria de Cultura e Governo de Brasília.

Um dos destaques da edição 2016 é o Espaço CVRTA, um ambiente exclusivo para a principal novidade no mundo do audiovisual e do entretenimento, o cinema imersivo ou de realidade virtual. Em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos, o Curta Brasília é o primeiro festival de cinema no Brasil com um espaço dedicado a curtas em 360°, trazendo profissionais da área – brasileiros e holandeses – e seus filmes para participar do evento.

O Curta Brasília tem duas mostras competitivas, uma com 15 videoclipes e outra com 31 curtas-metragens brasileiros. A maioria dos filmes terá representante de suas equipes no festival. Dentre os curtas em competição, 26 são inéditos na cidade, alguns deles exibidos e premiados em outros eventos cinematográficos, como Gramado e Cannes. As produções em competição foram selecionadas entre 850 inscritos, de 25 estados e do Distrito Federal. Os vencedores serão escolhidos por júri oficial e pelo voto popular e concorrem a mais de R$ 20 mil em prêmios. Parceira do festival desde 2013, a Embaixada da França escolherá, por meio de comissão – formada por Bernard Payen, da Cinemateca de Paris, e Raphaël Ceriez, adido audiovisual da embaixada –, um filme da mostra competitiva para receber o prêmio Cine França Brasil, um intercâmbio para representante do filme premiado em festival francês em 2017.

A presença feminina é marcante nesta edição do festival, com mais de 15 produções, entre curtas e videoclipes, realizadas por mulheres. Além disso, a cineasta Anna Muylaert, um dos principais nomes do cinema brasileiro da atualidade, é a homenageada da edição.

Este ano, a programação internacional foi ampliada. Além das mostras Espanha em Curtas (parceria com o Notodofilmfest), Prêmio Alemão de Curtas (o mais relevante para o curta na Alemanha) e À Francesa (com uma seleção de curtas do consagrado Festival d’Animation d’Annecy), teremos a estreia da Mostra Holanda em Curtas. A tradicional Mostra Provocações retorna ao seu conceito original, escancarando assuntos tabus, nos quais sexualidade, política e religião são discutidas. Completam a programação a mostra infantil Calanguinho e a Surdocine, com produções que abordam a cultura surda, contando com filmes em Libras e diretores surdos compartilhando suas vivências na grande tela.

Os debates Café com ressaca, Uma cerveja antes do almoço, Música na tela e Conexões Brasil-Europa convidam público e profissionais do cinema para debater assuntos da cadeia produtiva do audiovisual. A Mostra IESB será uma janela para a produção universitária.

Durante o período de ocupação, o Cine Brasília, a mais nobre sala de projeção da capital federal, ganha a cara do Curta Brasília, com cenografia especial e área de alimentação com food trucks e Mercado Pop Up, uma parceria com o Limonada Project, com exposição e venda de roupas, acessórios e objetos produzidos por artistas e designers brasilienses. Em 18 de dezembro, o festival abriga mais uma edição da Feira de Discos de Brasília, com novidades e raridades em vinil.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Curta Brasília ampliou seu alcance com dois projetos itinerantes. O Cinesolar é um cinema sobre rodas abastecido pela energia do Sol e contou com sessões em duas regiões administrativas do Distrito Federal. Atividade que antecipou o festival, entre 21 de novembro e 4 de dezembro, o Gira Curta forneceu uma programação com 25 curtas (distribuídos em oito programas) para mais de 30 sessões em cineclubes e centros culturais do DF. Também antes do festival, em 7, 8 e 9 de dezembro, foi realizada a oficina gratuita Cinema de bolso, sobre produção de filmes com celulares e tablets.

O conceito do Curta Brasília é norteado pela inovação e pela qualidade da programação. O festival recebeu mais de 25 mil pessoas ao longo das edições anteriores, firmando o evento no calendário cultural da cidade e no circuito nacional de festivais de cinema. Mais do que uma oportunidade para assistir filmes, o Curta Brasília destaca-se como experiência pela convivência entre realizadores, artistas e público, seja dentro da sala de cinema, seja no hall do Cine Brasília em um dos vários debates da programação, na praça cultural, no mercado criativo e nas festas e ocupações pela cidade, enfim, numa verdadeira celebração aos encontros.

O 5º Curta Brasília é uma realização da Sétima Produções Culturais, com idealização e coordenação de Ana Arruda Neiva e Alexandre Costa. A Sétima Produções é empresa referência no mercado criativo de Brasília, com projetos e eventos de cinema que dialogam com outras artes e tendências do cenário cultural nacional e internacional. A produtora fez a produção local de mais de 20 mostras de cinema e diversos projetos culturais, como a coordenação local do Cinefoot Tour Brasília – Festival de Cinema de Futebol (2013 e 2014); produção local das mostras (no CCBB) Easy riders, Downtown NY, Ingmar Bergman, El deseo: O cinema de Almodóvar, dentre outras. www.setimacinema.com.br

 Vivo Transforma

O 5º Curta Brasília tem o patrocínio da Vivo via plataforma Vivo Transforma, que promove o desenvolvimento sustentável com iniciativas sociais, ambientais e culturais.  O Vivo Transforma protagoniza e apoia projetos pautados na democratização do acesso à cultura, com ingresso solidário ou de baixo custo e também iniciativas que utilizam mecanismos digitais como ferramenta para o desenvolvimento cultural e social. Somente em 2015, foram 3 milhões de pessoas beneficiadas por meio de iniciativas próprias e projetos incentivados e 5 mil crianças e jovens atendidos em projetos ligados principalmente à formação musical. Em 2016, são mais de 90 projetos apoiados em 10 estados brasileiros. Saiba mais em www.vivotransforma.com.br

Apresentação: Lei de Incentivo à Cultura e Vivo. Patrocínio: Secretaria de Cultura e Governo de Brasília, Petrobras e Governo Federal. Copatrocínio: IESB e Embaixada do Reino dos Países Baixos. Apoio cultural: Shopping Conjunto Nacional, Embaixada da França, Institut Français e Cinemateca da Embaixada da França. Correalização: Sesc DF. Apoio: Embaixada da Espanha, Sociedad Cultural Brasil-España, Notodofilmfest, AG Kurzfilm, German Films, Embaixada da Alemanha e Espaço Cult.

 5º CURTA BRASÍLIA

De 15 a 18 de dezembro, no Cine Brasília (EQS 106/107). Entrada franca. Confira programação, sinopses e classificação indicativa de cada filme no site www.curtabrasilia.com.br.

PROGRAMAÇÃO CINE BRASÍLIA

Written By
Leisiane Peloi

Leisiane Peloi, 23 anos, formada em Administração de Empresas, capricorniana, apaixonada por romances, compradora compulsiva de livros que adora ouvir música alta, beber vinho e comer pizza.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *