5º Curta Brasília
Sessão CALANGUINHO
Domingo
18 de dezembro as 10h30min
A sessão Calanguinho exibe curtas feitos para sensibilizar e encantar o público infantil com histórias e representações envoltas em universo lúdico, instigando nos jovens espectadores a curiosidade pelas artes e para sentimentos como amizade e respeito ao próximo. Para assistir e sonhar.
Virando gente (SP) 2013
Dir: Analúcia Godoi. Com Arnaldo Mendes. Ani, 10 min, livre
Um menino chamado Bruno conta como começou a perceber a si mesmo e o mundo desde quando ainda estava na barriga de sua mãe.
Caminho dos gigantes (SP) 2016
Dir: Alois Di Leo. Ani, 12 min, livre
Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá uma menina indígena de seis anos, vai desafiar o seu destino e ent08ender o ciclo da vida.
O Jovem Príncipe (BA) 2015
Dir: Ducca Rios. Com Evelin Buchegger (narração). Ani, 3 min, livre
O Jovem Príncipe pede ao Rei que lhe dê um pônei. Eles vão ao bosque e várias criaturas encantadas se apresentam ao garoto, que opta por um pônei cinza e magro, mostrando que a amizade e o carinho não são baseados na aparência.
O último Natal (DF) 2015
Dir: Fáuston da Silva. Fic, 25 min, livre
Com Andrade Júnior, Genivaldo Sampaio, Anacleto Neto, Yulle Hannah, Amanda Alvares, Isís Leão, Giovanna Estima, Lucy Souza e Mário Wilson.
Duas crianças ficam tristes por terem que passar sozinhas a noite de Natal. Mas recebem uma mágica visita.
O Festival
O Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem tem como objetivo difundir, dar visibilidade e criar público para a produção curta-metragista. O festival ocupa o Cine Brasília entre 15 e 18 de dezembro e, além da exibição de filmes, conta na programação com outras ações, como atividades de formação e debates. Em sua quinta edição, o evento apresenta ao público 134 curtas brasileiros e estrangeiros. O festival é apresentado pela Vivo por meio da Lei de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Secretaria de Cultura e Governo de Brasília.
Um dos destaques da edição 2016 é o Espaço CVRTA, um ambiente exclusivo para a principal novidade no mundo do audiovisual e do entretenimento, o cinema imersivo ou de realidade virtual. Em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos, o Curta Brasília é o primeiro festival de cinema no Brasil com um espaço dedicado a curtas em 360°, trazendo profissionais da área – brasileiros e holandeses – e seus filmes para participar do evento.
O Curta Brasília tem duas mostras competitivas, uma com 15 videoclipes e outra com 31 curtas-metragens brasileiros. A maioria dos filmes terá representante de suas equipes no festival. Dentre os curtas em competição, 26 são inéditos na cidade, alguns deles exibidos e premiados em outros eventos cinematográficos, como Gramado e Cannes. As produções em competição foram selecionadas entre 850 inscritos, de 25 estados e do Distrito Federal. Os vencedores serão escolhidos por júri oficial e pelo voto popular e concorrem a mais de R$ 20 mil em prêmios. Parceira do festival desde 2013, a Embaixada da França escolherá, por meio de comissão – formada por Bernard Payen, da Cinemateca de Paris, e Raphaël Ceriez, adido audiovisual da embaixada –, um filme da mostra competitiva para receber o prêmio Cine França Brasil, um intercâmbio para representante do filme premiado em festival francês em 2017.
A presença feminina é marcante nesta edição do festival, com mais de 15 produções, entre curtas e videoclipes, realizadas por mulheres. Além disso, a cineasta Anna Muylaert, um dos principais nomes do cinema brasileiro da atualidade, é a homenageada da edição.
Este ano, a programação internacional foi ampliada. Além das mostras Espanha em Curtas (parceria com o Notodofilmfest), Prêmio Alemão de Curtas (o mais relevante para o curta na Alemanha) e À Francesa (com uma seleção de curtas do consagrado Festival d’Animation d’Annecy), teremos a estreia da Mostra Holanda em Curtas. A tradicional Mostra Provocações retorna ao seu conceito original, escancarando assuntos tabus, nos quais sexualidade, política e religião são discutidas. Completam a programação a mostra infantil Calanguinho e a Surdocine, com produções que abordam a cultura surda, contando com filmes em Libras e diretores surdos compartilhando suas vivências na grande tela.
Os debates Café com ressaca, Uma cerveja antes do almoço, Música na tela e Conexões Brasil-Europa convidam público e profissionais do cinema para debater assuntos da cadeia produtiva do audiovisual. A Mostra IESB será uma janela para a produção universitária.
Durante o período de ocupação, o Cine Brasília, a mais nobre sala de projeção da capital federal, ganha a cara do Curta Brasília, com cenografia especial e área de alimentação com food trucks e Mercado Pop Up, uma parceria com o Limonada Project, com exposição e venda de roupas, acessórios e objetos produzidos por artistas e designers brasilienses. Em 18 de dezembro, o festival abriga mais uma edição da Feira de Discos de Brasília, com novidades e raridades em vinil.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Curta Brasília ampliou seu alcance com dois projetos itinerantes. O Cinesolar é um cinema sobre rodas abastecido pela energia do Sol e contou com sessões em duas regiões administrativas do Distrito Federal. Atividade que antecipou o festival, entre 21 de novembro e 4 de dezembro, o Gira Curta forneceu uma programação com 25 curtas (distribuídos em oito programas) para mais de 30 sessões em cineclubes e centros culturais do DF. Também antes do festival, em 7, 8 e 9 de dezembro, foi realizada a oficina gratuita Cinema de bolso, sobre produção de filmes com celulares e tablets.
O conceito do Curta Brasília é norteado pela inovação e pela qualidade da programação. O festival recebeu mais de 25 mil pessoas ao longo das edições anteriores, firmando o evento no calendário cultural da cidade e no circuito nacional de festivais de cinema. Mais do que uma oportunidade para assistir filmes, o Curta Brasília destaca-se como experiência pela convivência entre realizadores, artistas e público, seja dentro da sala de cinema, seja no hall do Cine Brasília em um dos vários debates da programação, na praça cultural, no mercado criativo e nas festas e ocupações pela cidade, enfim, numa verdadeira celebração aos encontros.
O 5º Curta Brasília é uma realização da Sétima Produções Culturais, com idealização e coordenação de Ana Arruda Neiva e Alexandre Costa. A Sétima Produções é empresa referência no mercado criativo de Brasília, com projetos e eventos de cinema que dialogam com outras artes e tendências do cenário cultural nacional e internacional. A produtora fez a produção local de mais de 20 mostras de cinema e diversos projetos culturais, como a coordenação local do Cinefoot Tour Brasília – Festival de Cinema de Futebol (2013 e 2014); produção local das mostras (no CCBB) Easy riders, Downtown NY, Ingmar Bergman, El deseo: O cinema de Almodóvar, dentre outras. www.setimacinema.com.br
Vivo Transforma
O 5º Curta Brasília tem o patrocínio da Vivo via plataforma Vivo Transforma, que promove o desenvolvimento sustentável com iniciativas sociais, ambientais e culturais. O Vivo Transforma protagoniza e apoia projetos pautados na democratização do acesso à cultura, com ingresso solidário ou de baixo custo e também iniciativas que utilizam mecanismos digitais como ferramenta para o desenvolvimento cultural e social. Somente em 2015, foram 3 milhões de pessoas beneficiadas por meio de iniciativas próprias e projetos incentivados e 5 mil crianças e jovens atendidos em projetos ligados principalmente à formação musical. Em 2016, são mais de 90 projetos apoiados em 10 estados brasileiros. Saiba mais em www.vivotransforma.com.br
Apresentação: Lei de Incentivo à Cultura e Vivo. Patrocínio: Secretaria de Cultura e Governo de Brasília, Petrobras e Governo Federal. Copatrocínio: IESB e Embaixada do Reino dos Países Baixos. Apoio cultural: Shopping Conjunto Nacional, Embaixada da França, Institut Français e Cinemateca da Embaixada da França. Correalização: Sesc DF. Apoio: Embaixada da Espanha, Sociedad Cultural Brasil-España, Notodofilmfest, AG Kurzfilm, German Films, Embaixada da Alemanha e Espaço Cult.
5º CURTA BRASÍLIA
De 15 a 18 de dezembro, no Cine Brasília (EQS 106/107). Entrada franca. Confira programação, sinopses e classificação indicativa de cada filme no site www.curtabrasilia.com.br.