Uma Cilada para Roger Rabbit (1988) e Cool World (1992):

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de dois clássicos e inovadores Live Actions que mudaram as regras do cinema e animações. 

Кто подставил кролика Роджера, Who Framed Roger

Who Framed Roger Rabbit (1988):

Direção Robert Zemeckis, produção Frank Marshall e Robert Watts, produção executive Steven Spielberg e Kathleen Kennedy, roteiro Jeffrey Price e Peter S. Seaman, elenco Bob Hoskins, Charles Fleischer, Christopher Lloyd, Kathleen Turner e Joanna Cassidy. Produção Touchstone Pictures e Amblin Entertainment, distribuição Buena Vista International. Who Framed Roger Rabbit é baseado no romance Who Censored Roger Rabbit?, de Gary K. Wolf. O filme combina o uso de live-action e animação tradicional com elementos de um filme noir. O enredo do filme se passa em Hollywood, em 1947, onde os personagens de desenho animado, chamados simplesmente de “desenhos”, coexistem e interagem naturalmente com os seres humanos.  Walt Disney Pictures comprou os direitos de filmagem de Who Censored Roger Rabbit? em 1981. Jeffrey Price e Peter S. Seaman já haviam escrito dois esboços do roteiro antes da Disney trazer Spielberg e a Amblin Entertainment para ajudarem a financiar o filme. Zemeckis foi contratado para dirigir as cenas em live-action, com Richard Williams supervisionando as seqüências de animação. Para inspiração, Price e Seaman estudaram os trabalhos de Walt Disney e da Warner Bros. Cartoons, da Era de Ouro da animação americana, especialmente os desenhos de Tex Avery e Bob Clampett. A produção foi transferida de Los Angeles para Elstree Studios, na Inglaterra, com o objetivo de acomodar Williams e seu grupo de animadores. Durante a filmagem, o orçamento da produção começou a aumentar rapidamente, e o calendário de filmagens tornou-se mais longo do que o esperado. Em compensação, Who Framed Roger Rabbit foi um grande sucesso de bilheteria e recebeu grande aclamação da crítica. O filme causou um interesse renovado na era de ouro da animação americana e tornou-se a vanguarda da era moderna.

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Sinopse: Em 1947, Los Angeles, Califórnia, os personagens de desenho animado, chamados simplesmente de “Desenhos”, são uma espécie de criaturas sapientes que coexistem naturalmente com os seres humanos, e vivem em uma seção da cidade conhecida como “Desenholândia”. Roger Rabbit é a estrela dos curta-metragens de animação produzidos pelo estúdio Maroon Desenhos, mas ele está tendo problemas em seguir os comandos do diretor, atrasando a produção. Estão sendo espalhados rumores de que Jessica Rabbit, a esposa de Roger, possui um cafetão e R.K. Maroon, o dono da Maroon Desenhos, contrata o detetive particular Eddie Valiant para investigar a situação. Eddie, cujo irmão Teddy foi morto por um Desenho há 5 anos atrás, relutantemente aceita o trabalho. Ele descobre que a atraente Jessica “traiu” Roger por, literalmente, brincar de “pirulito que bate-bate” com Marvin Acme, o dono da Corporação ACME e da Desenholândia. Eddie revela provas fotográficas para Roger Rabbit, que afunda em depressão. Marvin Acme é encontrado morto no dia seguinte e Roger torna-se o principal suspeito do assassinato.

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Comentários: A Walt Disney Productions comprou os direitos cinematográficos para o romance Who Censored Roger Rabbit?, de Gary K. Wolf, pouco tempo após sua publicação em 1981. Ron W. Miller, então presidente da Walt Disney Company, viu o livro como uma oportunidade perfeita de produzir um grande sucesso comercial. Jeffrey Price e Peter S. Seaman foram contratados para escrever o roteiro, finalizando dois esboços. Robert Zemeckis ofereceu seus serviços como diretor em 1982, mas a Disney considerava seus filmes anteriores (I Wanna Hold Your Hand e Used Cars) dois fracassos comerciais, e dispensou o diretor. Entre 1981 e 1983, a empresa produziu imagens de teste com Darrell Van Citters como diretor de animação, Paul Reubens na voz de Roger Rabbit, Peter Renaday como Eddie Valiant e Russi Taylor como Jessica Rabbit. O projeto teve um novo início em 1985, graças a Michael Eisner, o recém-chegado novo executivo-chefe da Disney. A Amblin Entertainment, composta por Steven Spielberg, Frank Marshall e Kathleen Kennedy, foi procurada para produzir Who Framed Roger Rabbit junto com a Disney. O orçamento original foi estimado em 50 milhões de dólares, o que a Disney considerou muito caro. Roger Rabbit apenas recebeu o sinal verde quando o orçamento foi reduzido para 30 milhões de dólares, o que na época ainda o tornava o filme animado mais caro já autorizado. O presidente da Walt Disney Studios, Jeffrey Katzenberg, argumentou que o híbrido de animação e live action iria “salvar” o departamento de animação da Disney. O contrato de Spielberg incluía um grande poder de controle criativo e uma porção grande dos lucros de bilheteria. A Disney manteve todos os direitos de licenciamento de produtos. Spielberg convenceu a Warner Bros., Fleischer Studios, King Features Syndicate, Felix the Cat Productions, Turner Entertainment e a Universal Studios/Walter Lantz Productions a “emprestar” seus personagens para aparecerem no filme com, em alguns casos, determinadas regras para a forma como seriam representados no filme. Por exemplo, Pato Donald e Patolino apareceriam como pianistas igualmente talentosos. Mickey Mouse e Pernalonga também compartilham uma cena. Fora este acordo, a Warner Bros. e as outras empresas não tiveram nenhum envolvimento com a produção de Roger Rabbit. No entanto, os produtores não tiveram tempo de adquirir os direitos para utilizar Popeye, Tom and Jerry, Luluzinha, Gasparzinho ou os Terrytoons de seus respectivos donos. Foi oferecida a Terry Gilliam (Monty Phyton) a oportunidade de dirigir o filme, mas ele concluiu que o projeto era tecnicamente complicado. “Pura preguiça de minha parte”, ele admitiu posteriormente. “Eu me arrependo completamente dessa decisão.” Robert Zemeckis, então, foi finalmente contratado em 1985 para dirigir, baseado no sucesso de Romancing the Stone e Back to the Future. Os executivos da Disney continuavam a sugerir Darrell Van Citters para a direção das sequências animadas, mas Spielberg e Zemeckis não queriam muita influência da empresa. Eles eventualmente contrataram Richard Williams para dirigir a parte animada.

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O Roteiro: Price e Seaman foram convidados para continuar a escrever o roteiro quando Spielberg e Zemeckis foram contratados. Como inspiração, os dois roteiristas estudaram o trabalho de Walt Disney e dos desenhos animados da Warner Bros. da Era de Ouro da animação americana, em especial os desenhos de Tex Avery e Bob Clampett. A subtrama do bonde foi inspirada pelo filme Chinatown. Price e Seaman disseram que “a trama do Red Car, a expansão dos subúrbios e a corrupção política e urbana realmente aconteceram”. “Em Los Angeles, durante a década de 1940, as empresas de carros e pneus se uniram contra o sistema ferroviário da Pacific Electric e fizeram com que o negócio fechasse. Onde hoje está a rodovia expressa em Los Angeles, é onde o Red Car costumava estar.” No romance de Wolf, Who Censored Roger Rabbit?, os desenhos eram personagens de tirinhas em vez de artistas cinematográficos. Durante o processo de escrita do roteiro, Price e Seaman não tinham certeza de quem deveria ser o vilão. Eles escreveram versões em que Jessica Rabbit ou Baby Herman eram os vilões, mas eles decidiram escolher o recém-criado personagem Judge Doom. Doom deveria ter um urubu animado sentado em seu ombro, mas a ideia foi descartada devido aos desafios técnicos que gerava, assim como o júri de 12 pequenos cangurus animados que Doom possuía dentro de uma mala. A “Weasel Gang” de Judge Doom, composta pelas doninhas Stupid, Smart Ass, Greasy, Wheezy e Psycho, é uma sátira aos sete anões que aparecem em Snow White and the Seven Dwarfs, de 1937. Originalmente, também seriam sete o número de doninhas, mas duas foram cortadas do roteiro final. Entre outras referências à realidade, o Ink and Paint Club que aparece no filme é baseado no Cotton Club do Harlem, assim como os planos de Judge Doom de eliminar todos os desenhos se assemelham à Solução Final de Hitler. Doom também era para ser o caçador que matou a mãe de Bambi, mas a Disney rejeitou a ideia. O personagem Benny the Cab era para ser um Fusca, antes de ser substituído por um táxi. Entre outras ideias concebidas para a história, estava o funeral de Marvin Acme, que teria a presença de diversos desenhos famosos, como Mickey e Minnie Mouse, Tom e Jerry, Frangolino, Super Mouse, Popeye, Olívia Palito, entre outros. No entanto, a cena foi cortada por questões de ritmo da história e nunca passou da fase de storyboard. Antes de Who Framed Roger Rabbit ser definido como título final do filme, foram utilizados Murder in Toontown, Toons, Dead Toons Don’t Pay Bills, The Toontown Trial, Trouble in Toontown e Eddie Goes to Towntown como títulos de produção.  De todos os live-actions baseados em desenhos animados esse é o mais bem criticado com 97% das criticas tendo Looney Tunes: Back in Action em segundo lugar com 57% das criticas positivas, e Space Jam em terceiro lugar com 35%..

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Cool World (1992):

Direção Ralph Bakshi, produção Frank Mancuso, Jr., roteiro Michael Grais e Mark Victor. Elenco Kim Basinger, Gabriel Byrne, Brad Pitt, Charlie Adler, Candi Milo e Michael David Lally. Produção e Distribuição Paramount Pictures. Cool World ou Mundo Proibido, título no Brasil, é um filme em live-action e animação cuja história trata de um cartunista que, é levado pela sexy Holli, uma criação sua, a um mundo paralelo no qual os desenhos têm vida própria. Durante a produção, o roteiro original de Bakshi foi trocado pelo produtor Frank Mancuso Jr. e fortemente reescrito por Michael Grais e Mark Victor, conhecidos por escrever Poltergeis e Poltergeist: O Outro Lado.

COOL WORLD, Holli Would (voice: Kim Basinger), Gabriel Byrne (rear), 1992, © Paramount

Sinopse: O filme é ambientado em dois lugares: o mundo e o Mundo Proibido, um mundo de personagens de desenhos animados, chamados de doodles. Frank Harris (Brad Pitt) é um jovem que é transportado ao Mundo Proibido, mas a história se baseia no cartunista Jack Deebs (Gabriel Byrne), que foi detido pois planejava assassinar um homem que ele encontrou encostando-se com sua esposa. Durante sua estadia na prisão, Jack tem ilusões com o Mundo Proibido e uma sexy doodle, chamada Holli Would (Kim Basinger), que o seduzia com frequência. Depois disso, Jack começa a criar histórias em quadrinhos, baseadas nessas ilusões do Mundo Proibido. Quando sai da prisão para voltar para sua casa, em Las Vegas, Jack é levado ao Mundo Proibido por Holli. E Frank Harris é encarregado de investigar o seu desaparecimento. Jack e Holli desejam ter relações sexuais, mas Holli só o quer para conseguir tornar-se humana e ir para o mundo real. Porém, as relações sexuais entre doodles e noids são proibidas, pois isso destruiria o delicado equilíbrio entre os dois mundos. Frank Harris e sua ajudante, Nails, uma aranha, encontram Jack, mas têm que vigiar Holli e Jack para que não cometam o ato proibido. Frank também tem uma relação sentimental com uma doodle morena chamada Lonette, mas não podem consumá-la pelo mesmo motivo que Jack e Holli.

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Comentários: Incrível filme Noir misturado com desenhos, que traz o mundo sensual das HQs para o mundo cinematográfico. Com um elenco de primeira como Gabriel Byrne (Jack Deebs; o protagonista e criador do “Cool World”), Kim Basinger  (Holli Would, a principal antagonista) e Brad Pitt (Detetive Frank Harris), este filme Cult não poderia passar desapercebido por fãs de HQs, animações  e Cinema. Com um roteiro denso em uma intrigante história policial. Cool World (1992), apesar de ser um filme bem desconhecido, já despontava para a carreira promissora do ator Brad Pitt. Pitt, que vinha de filmes sem tanto charme a não ser por uma ponta em Thelma e Luise (1991), conseguiu a seguir papéis importantes ano após ano que o lavram ao sucesso. Filmes  como Clube da Luta (1999), Encontro Marcado (1998), Inimigo Intimo (1997), Sete Anos no Tibete (1997), Seven (1995), Os Doze Macacos (1995), Lendas da Paixão (1994) e Entrevista com Vampiro (1994) o tornaram um mito e camaleão do cinema. O filme também tem no elenco a Kim Basinger, que já estava na fase decadente após seu sucesso em filmes como Nove e Meia Semanas de Amor (1986) Batman (1989), 007 Nunca Mais Outra Vez (1983), e para finalizar o performático ator Gabriel Byrne de Stigmata (1999) e Excalibur (1981). O diretor Ralph Bakshi é conhecido por seu desenho animado inacabado do Senhor dos Anéis (1978) e uma série de filmes e animação para lá de B, que não fizeram sucesso no mercado cinematográfico.

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1 Comment

  • a kim basinger nunca teve seu valor reconhecido pelos grands diretores mas mesmo assim fez outros depois desse em análise como A FUGA E PRET A PORTER ambos de 1994 JA O BRAD PITT teve chances melhores de atuar Q NÃO JUSTIFICAM POIS ELE só TEM empatia com o público femenino e isso foi um filão exasutivamente explorado por hollywood q se extinguiu (hoje já é Leonardo de Caprio ,,amanha quem sabe será…) O gabriel Byrne é totalmente desconhecido e uma má escolha pro papel TERIA SIDO MELHOR GEORGE CLOONEY na época também um iniciante COOL WORLD DEU FRUTOS PRA CARREIRA do PITT senão teria ficado por ali como vc mesmo elencou acima MAS ISSO SE DEVE A originalidade DE COOL WORLD

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