Um Pequeno Favor: humor, intriga e muita diversão em um filme surpreendente. - NoSet
Cinema

Um Pequeno Favor: humor, intriga e muita diversão em um filme surpreendente.

Há muito tempo eu não assisto uma comédia tão divertida e inteligente. Um Pequeno Favor (A Simple Favor) é uma obra diferenciada por seu roteiro extremamente bem amarrado, atuações impecáveis por parte das protagonistas e uma direção concisa. Com tantos adjetivos é óbvio que vocês já sabem que eu gostei muito do filme, mas a opinião por si só não é argumento. Então, vamos à análise da obra que já está em cartaz em grande circuito.

Por que “Um Pequeno Favor”?

Baseado na obra homônima de Darcey Bell (publicado aqui pela Bertrand Brasil), o longa é um thriller que mescla com maestria o suspense, humor, drama e reviravoltas marcantes. A história mostra a amizade improvável entre a bem sucedida mulher de negócios Emily Nelson (Blake Lively) e uma vlogueira chamada Stephanie Ward (Anna Kendrick). Apesar de não haver nada em comum entre elas no tocante às personalidades, ambas são mães dedicadas – cada uma do seu jeito – que querem apenas o melhor para seus filhos.

Emily é uma mulher linda, uma modelo cheia de beleza, sarcasmo e um humor peculiar e terrível. Stephanie é a típica “mãezona”, viúva e dona do “dom” de ser mãe. Apesar de serem a antítese uma da outra, elas acabam por se tornar grandes amigas, onde as suas vidas acabam por se unir de um jeito irreversível. Na verdade, Emily e Stephanie se complementam. A inocência de uma serve como contrapeso para o jeito rude da outra.

De formas diferentes, essas duas mulheres querem apenas uma coisa: o melhor possível para os filhos. Stephanie usa as armas que possui: é carinhosa, zelosa, participa de tudo que diz respeito ao seu filho, Miles. Emily é uma mãe que opta por dar o melhor para Nicky, seu filho, ainda que não esteja tão presente na criação dele. Esses comportamentos antagônicos são a receita ideal para que elas dessem início a uma amizade estranha, divertida e cheia de surpresas.

Em suma, Stephanie e Emily são mulheres que qualquer um de nós conhece. Elas são reais, cheias de virtudes e falhas que as tornam reais, fáceis de identificarmos com outras tantas que existem no mundo. Elas começam a partilhar experiências e se tornam grandes amigas, ao menos Stephanie assim supõe.

Tudo corre bem até que Emily pede um pequeno favor a sua amiga: “- Cuide do Nicky por um tempinho, tenho algo a resolver.”. Até aí, tudo bem, mas o que não estava nos planos era o sumiço de Emily. Esse pequeno favor acaba custando caro e trás uma verdadeira reviravolta na trama que faz com que um filme bom se transforme em um ótimo longa-metragem.

A simbiose.

Diante do sumiço de Emily, a vida de Stephanie sofre uma virada brusca. Ela não consegue deixar Nicky apenas aos cuidados do pai, o escritor de um único romance, Sean. Ela fica muito tempo, a pedido de Sean, na casa do casal e cuida de seu filho e do filho dele, enquanto as buscas pela desaparecida prosseguem.

Antes disso, porém, é vital destacar que a relação entre as duas amigas afetou – muito – a ingênua Stephanie. Ela pode não perceber, mas acompanhamos uma gradual mudança de comportamento nela, fruto das “lições” passadas por Emily. Isso tudo ganha força quando novas notícias do desaparecimento vêm à tona. É aí que uma nova Stephanie surge. É aí que a simbiose ganha força e transforma uma mãe em uma mulher decidida e perspicaz.

Coadjuvantes.

Além das atuações perfeitas de Anna Kendrick e Blake Lively, Um Pequeno Favor é recheado de ótimos coadjuvantes que dão ainda mais brilho ao filme. Entre eles podemos destacar o detetive Summerville, interpretado por Bashir Salahuddin, cujo humor e sarcasmo mostram que nem só de estereótipos vivem os investigadores do cinema.

Rupert Friend dá vida ao gênio da moda chamado Dennis Nylon. Apesar da pequena participação, ele consegue encarnar um indivíduo esnobe e mimado, mas não ruim, assim como muitos ricos que encarnam personagens e abandonam as pessoas que realmente são.
Outras atuações mostram que o elenco foi escolhido com muito cuidado e trabalhou em harmonia, o que resultou em um filme marcante.

Direção.

Paul Feig dirigiu e Jessica Sharzer escreveu o roteiro do longa. Juntos, eles conseguiram transpor com maestria o que foi idealizado por Darcey Bell. A composição do filme contou com a brilhante direção que não fugiu daquilo que está no livro, mas foi perfeito ao escolher localidades e elenco. É impossível lermos a obra sem lembrarmos das personagens presentes no filme, o que se deve à perfeita coordenação das cenas e ao respeito do diretor pela obra original.

Enfim.

Um Pequeno Favor é um filme divertidíssimo, bem amarrado e com atuações convincentes. Apesar do humor, o longa não se esquece de avisar sobre os perigos da inocência excessiva, assim como mostra com eficiência que todos temos algo a esconder.
Cheio de reviravoltas, com um roteiro enxuto e eficiente, esse filme certamente agradará o grande público. Muito mais poderia ser dito sobre o filme, porém é importante que descubram sozinhos cada um dos mistérios embutidos no roteiro.
O que eu posso garantir é o seguinte: o filme diverte e cumpre com o que esperamos ao entrar em uma sala de cinema… uma obra que respeita a inteligência e, sobretudo, o investimento financeiro do espectador.
E vale destacar a ótima trilha sonora repleta de músicas francesas.
Recomendo e garanto que não se arrependerão de vê-lo.

Baseado na obra…

Sim, o filme é baseado em um livro e, pelo visto, seguiu à risca a obra original. Um Pequeno Favor é um livro escrito por Darcey Bell ( foto abaixo) e publicado aqui pela Bertrand Brasil.

A obra está com uma novíssima capa, baseada no filme, acabamento de primeira e capa cartonada. Já iniciei a leitura do livro e posso afirmar que a fluência é tão marcante e cativante quanto o filme. E, só para relembrar, um livro sempre trará nuances não presentes no longa-metragem por óbvios cortes proporcionados em função do curto tempo de duração

O preço do link acima (o mais barato no momento) é um presente para o leitor: apenas R$ 20,87 pela Amazon. O frete será gratuito caso faça compras que somem 99 reais ou mais.

 

Elenco.

  • Anna Kendrick – Stephanie Ward
  • Blake Lively – Emily Nelson
  • Henry Golding – Sean Nelson
  • Ian Ho – Nicky Nelson
  • Joshua Satine – Miles Ward
  • Glenda Braganza – Sra. Kerry Glenda
  • Andrew Rannells – Darren
  • Kelly McCormack – Stacy
  • Aparna Nancherla – Sona
  • Dustin Milligan – Chris
  • Danielle Bourgon – Grace
  • Gia Sandhu – Valerie
  • Rupert Friend – Dennis Nylon
  • Eric Johnson -Davis
  • Linda Cardellini –  Diana Hyland
  • Paul Jurewicz – Bobby Chelkowsky
  • Sarah Baker – Maryanne Chelkowsky
  • Jean Smart – Margaret McLanden
  • Bashir Salahuddin – Summerville
Clique para comentar

Deixe uma resposta

NoSet é um lugar para se divertir e descobrir curiosidades sobre cinema, séries, HQ’s, games, músicas, livros e muito mais. Além de notícias você também pode ouvir nossas opiniões pelo podcast, sempre de um jeito inteligente e descontraído. Sejam bem-vindos e sintam-se na poltrona do seu cinema favorito.

Assinar NoSet por Email

Digite seu endereço de email para receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 118.164 outros assinantes

Facebook

Copyright © 2016

Topo