Ultraman, Ultraseven e Spectroman (Do Japão para o Mundo). - NoSet
Séries & TV

Ultraman, Ultraseven e Spectroman (Do Japão para o Mundo).

Salve Nosetmaníacos:

u0

Ultraman (1966):

Criadores Tsuburaya Productions e Eiji Tsuburaya, país de origem Japão, elenco Susumu Kurobe, Akiji Kobayashi, Sandayu Dokumamushi, Masanori Nihei, Hiroko Sakurai, Akihiko Hirata e Koguehide Tsuzawa, tema de abertura Kunio Miyauti. Ultraman é uma série japonesa de tokusatsu que estreou em 1966. Foi o segundo seriado de TV exibido em cores na televisão japonesa. O sucesso de Ultraman foi tão grande que gerou uma franquia de séries e filmes que dura até hoje. No Brasil, foi televisionada nos anos 70, 80, 90 e em 2001 pelas emissoras: TV Tupi, TV Record, TVS (atual SBT), Rede Bandeirantes, Rede Manchete e Rede CNT. Na Tupi, foi exibida durante anos dentro do programa Clube do Capitão Aza (eu assisti), sendo uma das principais atrações. Em 1971, foi lançada a série Regresso de Ultraman, que contava a história do seu alter-ego Hideki Go. Foi por essa época que o público brasileiro começou a confundir essa série com a do primeiro Ultraman. Ela alternava horário com o Ultraman de Hideki Goh, fazendo confusão, entre os telespectadores, com o de Hayata, dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade. Com o fechamento da Tupi, em 1981 a série voltou a ser exibida pela TVS e repetiu o sucesso. Por fim, sua última exibição data de 1986, sendo uma das atrações do programa de jogos eletrônicos TV POW, exibido nessa emissora e apresentado por Mara Maravilha e Charles Myara, entre outros. Em 1996, é lançada em Home Vídeo (em parte, pois só foram lançadas doze fitas) pela RESERVA/ Intermovies e nesse mesmo ano foi reprisada pela Rede Manchete com a nova dublagem, mas exibida por pouco tempo. Depois, em 2001, passou a ser exibida na CNT. Atualmente é exibida pela Ulbra TV de Porto Alegre e pela Rede Brasil de TV, de São Paulo que é exibido todas as quartas. Em 2015 a Editora JBC anunciou o lançamento do mangá no Brasil.

u5

História:

Um alienígena vindo da Galáxia M-78 a bordo de uma cúpula vermelha, ao perseguir o monstro Bemlar, choca-se com a nave do oficial Shin Hayata da S.I.A. Hayata não suporta a gravidade dos ferimentos e morre. Para reparar o erro, o misterioso alienígena funde sua energia vital à de Hayata, trazendo-o de volta a vida e entregando-lhe a Capsula Beta. Os feitos do Alien lhe deram poderes incríveis e agora Hayata pode se transformar em Ultraman para defender a Terra de qualquer ameaça. E assim Hayata vai derrotando diversos monstros e outros invasores e sempre mantém sua identidade secreta em sigilo. Em diversas batalhas, Ultraman acaba se deparando com os Baltans-Seijins, aliens poderosos que queriam dominar a Terra e voltariam a atacá-la diversas vezes. Uma vez enfrentou Zarabu-Seijin, um misterioso ser que queria dominar a Terra e colocar Ultraman contra a população. Para seu plano funcionar, ele escraviza astronautas que estavam a bordo de um foguete e aprisiona Hayata, transformando-se em um falso Ultraman. Depois de tentar muito, Hayata consegue se libertar e se transforma em Ultraman para enfrentar ZarabuSeijin. Entre essa e muitas batalha de destaque, Hayata consegue ser um herói e ter uma vida normal junto com seus amigos da Patrulha Científica. Entre eles: o Capitão Muramatsu, Arashi, Ide e Fuji. Apesar disso, ele sempre tem restrição com todos e nada se sabe sobre sua vida pessoal. Por fim, Zeton-Seijin invade a Terra com um plano para exterminar Ultraman, que acaba sendo derrotado e morto. Vindo do espaço, surge Zoffy, um outro Ultra que aparece para resgatar Ultraman e levá-lo de volta a M-78, assim se separando de Hayata (este recebeu uma nova vida que Zoffy trouxera com ele). Hayata voltou a aparecer se transformando em Ultraman como convidado nas séries O Regresso de Ultraman (1971), Ultraman Taro (1973) e Ultraman Mebius (2007). Na década de noventa, Ultraman também fez uma ponta num dos capítulos finais de Ultraman Tiga. No cinema, Hayata apareceu nos longa-metragens Ultraman Mebius & Ultraman Brothers (2006), Dai Kessen e Chou Ultra Hachi Kyodai (2008).

u12

Utensílios: S.I.A.

V-Tol 1: é usado em quase todos os episódios, é o principal meio de transporte da S.I.A. V-Tol 2: é usado em alguns episódios, na maioria das vezes é comandado por Hayata. Ele é menor que o betól original e possui menos armas do que ele. Além desses dois, há diversas aeronaves que aparecem comandadas pela S.I.A. Submarino: a Patrulha Científica tem um submarino próprio quando a missão é em algum lago ou no oceano. Pistolas: são usadas por todos os membros da S.I.A. contra algum monstro ou outra criatura. Spyder: é a principal arma de Arashi, pode disparar tanto laser quanto fogo. É mais poderosa do que as pistolas comuns. Granadas: pouco usadas, têm força para derrubar um monstro, dependendo do caso e do monstro. Comunicadores: têm o símbolo da S.I.A. servem de walt-talks. Spark 8: arma mais poderosa da S.I.A. inventada por Ide. Foi a arma usada para vencer Drako e Gelonimon.

u4

Ultraman: Utensílios e Poderes:

Capsula Beta: a capsula que permite a transformação de Hayata a Ultraman. Timer Colorido: é o marcador de energia de Ultraman, quando seu tempo começa a se esgotar, ele começa a piscar e, se parar de piscar, Ultraman morre. Para não morrer, Ultraman sempre tem que voar para carregar suas energias por meio do Sol. Com isso, Ultraman ganha mais um minuto para enfrentar seu adversário. Spacium Ray: o ataque mais famoso de Ultraman, formado pela energia do espectrum (energia alienígena). Ultraman o aplica cruzando o braço esquerdo com o direito. Embora seja poderosíssimo, existem criaturas imunes a ele como Keronia, Antlar e Z-ton. Lâmina: Consiste em Ultraman lançar uma lâmina capaz de cortar metais duros como o aço. Anéis: Esse ataque é usado em últimas consequências, Ultraman concentra toda a energia e lança sobre o inimigo uma rajada de anéis que reduz seus inimigos ao pó! É raro o Ultraman usar esse ataque e apesar de pouco usado ele é tão poderoso se não mais do que o próprio Spacium Ray! Rajada: Ultraman também tem um ataque pouco conhecido, no qual ele junta as mãos, lançando uma pequena rajada. Outros poderes: Ultraman tem uma técnica capaz de lançar água em ocasiões de emergência. Tem na vista um detector, capaz de encontrar qualquer objeto camuflado. É extremamente forte, considerado de toda a linhagem dos Ultras o Ultraman com maior força física. Também pode voar, tendo também, nos pés, um efeito antigravitacional, o qual usa em algumas lutas para se deviar de alguns ataques. Além disso, é capaz de se teletransportar de uma distância muito grande em questão de segundos, utilizando isso para se locomover de um planeta a outro, um poder que usa raramente. Nota-se que isso encurta bruscamente o tempo do Timer, assim reduzindo o tempo em que Hayata pode ficar transformado em Ultraman. Por fim, Ultraman ainda pode reduzir o seu tamanho ao de uma pessoa normal.

u8

Personagens:

Shin Hayata/Ultraman: É o segundo em comando da equipe, aparentemente não tem medo de nada. Nada se sabe sobre sua vida pessoal. Capitão Muramatsu: É o Capitão da S.I.A. É um homem sério e tem o respeito de todos. Arashi: É o homem forte da equipe, ele é astuto e sabe manipular qualquer tipo de arma. As vezes é meio teimoso e aparentemente é o melhor amigo de Hayata (entre os agentes da S.I.A.). Ide: É o cientista da equipe, em boa parte dos episódios ele cria uma nova arma para combater os monstros, é sempre brincalhão, medroso, bem-humorado e um tanto atrapalhado. Akiko Fuji: É a auxiliar do Capitão Muramatsu, sempre está presente e algumas vezes toma a iniciativa da equipe. Hoshino: Um garoto pentelho que sempre acompanha a equipe e acaba virando membro oficial Jr. da S.I.A. Dr. Iwamoto: Cientista que auxilia a equipe em várias ocasiões. Alan: Apareceu em um dos episódios em que presencia de um lugar onde existia um povo que reverenciava Ultraman. Retorna depois de descobrir que Jamila retornou para Terra, mas como um monstro. Pigmon: Monstro que ajudou os tripulantes quando sua nave espacial se colide na Terra. Ele se comunica com a S.I.A. do monstro Jerônimo, que seria uma ameaça. Ele se sacrifica protegendo Ide de um monstro, sendo que este dependia de Ultraman, ao invés de poder contar com sua própria força e seu intelecto.

u7

Vilões:

Bemlar – inimigo que enfrenta Ultraman no primeiro capítulo, fugiu de ser executado e se refugiou na Terra. Baltans Seijin – aliens vindos de um planeta que foi destruído, queriam emigrar para a Terra e, quando viram que seria impossível à população deles viver aqui por causa do seu tamanho, resolveram invadir a Terra à força. Depois de derrotados por Ultraman e terem sua nave destruída os inimigos voltaram para se vingar onde criaram um plano para levar Ultraman e os outros para o espaço assim deixando a Terra livre para o ataque! Eles então são atacados na viagem e a nave acaba caindo em Vênus, assim o Ultraman é obrigado a lutar em Vênus e em seguida regressar a Terra para deter a ameaça! Os Baltans são inimigos clássicos do universo Ultra, apareceram diversas vezes e se destacam pelo seu poder, que é muito superior ao da maioria dos monstros e guerreiros que aparecem no seriado. Red King – monstro habitante da Terra dos monstros, enfrentou Ultraman duas vezes. Apesar da sua postura, não dava muito trabalho para Ultraman. Banira e Aboras – Dupla de monstros mitológicos que foi transformada por uma civilização antiga em líquidos coloridos, de acordo com as suas cores originais (vermelho – Banira e azul – Aboras) e foi acidentalmente “ressuscitada” pelos cientistas da Universidade. Banira expelia fogo pela boca e, Aboras, um gás corrosivo.

u9

Ambos tinham instinto de destruir um ao outro e, no confronto, Aboras acabou por matar Banira, dissolvendo o corpo do inimigo com o ácido de sua boca, sendo depois destruído por Ultraman. Zarabu Seijin – alien que se dizia ancestral da nossa espécie e por isso superior. Seus planos eram de desdenhar Ultraman e colocá-lo contra os habitantes da Terra como se ele fosse um invasor do mal!. Tinha o poder de controlar a mente das pessoas. Gomora – um dos monstros mais poderosos do seriado. Sua principal arma era sua cauda, a qual tinha um ataque fatal. Tão poderoso que era chamado de príncipe dos monstros. Foi um dos monstros que por muito pouco não derrotou Ultraman. Mephilas Seijin – alien vindo de uma galáxia distante, seus planos eram trocar seu planeta natal pela Terra, pois o planeta já não suportava mais sua população. Como os terráqueos não quiseram efetuar a troca, ele libertou três monstros para ameaçar a Terra e fazer a vontade de seu povo à força. O confronto de Ultraman e Mephilas deu empate e o Alien prometeu voltar. Gelonimon – O Rei dos Monstros, tinha o plano de ressuscitar diversos monstros para causar um ataque surpresa à Terra. Tinha o poder de controlar o vento e tinha penas que serviam como dardos certeiros. Zeton Seijin(ou Z-Ton) – foi o guerreiro do último capítulo, treinado para destruir Ultraman. Feito que conseguiu realizar, mas foi destruído pela S.I.A.

u3

As outras séries:

Ultra Q (1966) / Ultraman (1966) / Ultraseven (1967) / Ultraman Jack (1971) / Ultraman Ace (1972) / Ultraman Taro (1973) / Ultraman Leo (1974) / The Ultraman (1979) – Anime / Ultraman 80 (1980) / Ultraman USA (1989) – Filme/Anime / Ultraman Great (1990) – Co-produção australiana / Ultraman Powered (1993) – Co-produção norte-americana / Ultraman Zearth (1996) – Filme / Ultraman Tiga (1996) / Ultraman Dyna (1997) / Ultraman Gaia (1998) / Ultraman Nice (1999) – Comerciais / Ultraman Neos (2000) – Direto para vídeo / Ultraman cosmos(2001) / Ultraman cosmos the blue planet (2002) filme / Ultraman cosmos the blue planet 2 (2003) filme / Ultraman Nexus (2004) / Ultraman The Next (2004) Filme / Ultraman Max (2005) / Ultraman Mebius e Ultra Brothers (2006) filme / Ultraman Mebius (2007) série / Ultra Seven X (2007) / Ultra Galaxy (2007) / Ultra Galaxy Mega Monster Battle: Never Ending Odyssey (2008) / The Super 8 Ultra Brothers (2008) longa metragem / Ultraman Mebius Ghosth Rebirth (2009) ova estagios 1 e 2 / Mega Monster Battle: Ultra Galaxy Legends The Movie (2009) filme / Ultraman Zero The Movie: Super Decisive Battle! Belial’s Galactic Empire (2010)longa metragem / Ultraman Zero vs DarkClops (2010) ova estágios 1 e 2 (2010)

v1

Ultraseven (1967):

Criadores Tsuburaya Productions , Eiji Tsuburaya, país de origem  Japão, elenco Kohji Moritsugu, Shōji Nakayama, Yuriko Hishimi, Sandayu Dokumamushi, Shinsuke Ashiba, Toshi Furuya, Susumu Fujita, Akihiko Hirata e Kenji Sahara, tema de abertura Tōru Fuyuki. Ultraseven foi uma série de TV japonesa de tokusatsu. Produzida pela Tsuburaya Productions, foi exibida pela TBS entre 1º de Outubro de 1967 até 8 de Setembro de 1968, com um total de 49 episódios. Criado por Eiji Tsuburaya, esta sequência de Ultraman se tornou uma das grandes séries de fantasia produzidas no Japão. Sua popularidade foi tanta, que o herói Ultra Seven (ou simplesmente ‘Seven’) fez aparições em quase todas as outras séries da franquia ‘Ultra’, tendo, inclusive mais exposição do que o original Ultraman (embora o original Ultraman seja sem dúvida o mais conhecido dos Ultras). Ultraseven é algumas vezes incorretamente chamado “Ultraman Seven” por muitas fontes fora do Japão. Tanto a série como seu herói pode também ser chamados de Ultraseven.

v9

A Série de TV (1967):

Em um futuro não muito distante, a Terra se encontra constantemente sob o ataque de ameaças extra-terrestres. Para os combater, a Força de Defesa Terrestre forma o Esquadrão Ultra, uma equipe de elite com seis membros que utilizam veículos e armamentos de alta tecnologia. Junto ao Esqudrão Ultra está o misterioso Dan Moroboshi que, secretamente, é um alienígena da Terra da Luz na Nebulosa M-78, Ultraseven.

u6

Personagens – Esquadrão Ultra:

Comandante Kaoru Kiriyama é o capitão do Esquadrão Ultra. Natural de Tóquio. Ator: Shōji Nakayama. Shigeru Furuhashi é outro membro do Esquadrão Ultra. Muitos anos mais tarde, ele seria um alto comandante da TDF e um dos poucos aliados de Ultraseven. Ele é de Hokkaido. Ator: Sandayū Dokumamushi, que anteriormente tinha sido o Patrulheiro Daisuke Arashi em Ultraman. Anne Yuri é o único membro feminino do Esquadrão Ultra, e também o mais jovem. Ela é a operadora da equipe de comunicação e enfermeira, mas é ainda muito eficaz em ação. Tem uma queda pelo colega Dan Moroboshi. Ela também é de Tóquio. Atriz: Yuriko Hishimi.

v2

Soga é atirador especialista no Esquadrão Ultra. Ele é divertido mas feroz na batalha. Ele é amigo de Dan Moroboshi. É do sul de Kyushu. Ator: Shinsuke Achiha. Amagi é o estrategista. Ele é de Nagoya. Ator: Bin “Satoshi” Furuya, anteriormente o ator dublê de Ultraman. Dan Moroboshi / Ultra Seven (agente 340), o personagem-título, natural da Terra da Luz na Nebulosa M-78, o mesmo planeta de Ultraman. Originalmente enviado para mapear a Via Láctea, ele visita a Terra e esta o cativa. Em sua primeira visita ele salva a vida de um jovem alpinista chamado Jiro Satsuma, que quase cai para a sua morte ao salvar um companheiro alpinista. Em vez de fundir-se com ele, como fez Ultraman com o Patrulheiro Shin Hayata, 340 transforma-se em uma cópia do inconsciente Jiro. No entanto, muda seu nome para Dan Moroboshi para evitar confusão. Um homem misterioso, mas amigável, Dan se junta ao Esquadrão Ultra como sexto membro. Desconhecido para eles ou qualquer outra pessoa, ele salva a Terra de invasões alienígenas como o Agente 340, batizado pelo Esquadrão como seu “7° membro honorário”, Ultra Seven. Ator: Kohji Moritsugu; Dublê: Koji Uenishi.

u11

Tokusatsu:

Um pouco do heroi: Ultraseven veio da nebulosa de m-78,sucedendo ultraman na defesa da Terra. Ultraseven tem como hospedeiro Dan Moroboshi,que no ep 17 mostrou o porque da aparência de nosso herói. Ele possui um período pre-estabelecido de três minutos na Terra,sob seu fraco sol,quando seu tempo esta acabando o beam lamp da sua testa começa a piscar.O seu beam lamp permite com que Seven use alguns ataques,com o emerium beam e o super emerium beam.

s4

Spectreman (1971):

Spectreman é uma série de TV de ficção-científica do gênero tokusatsu. Foi exibido originalmente pela TV Fuji entre 2 de janeiro de 1971 e 25 de março de 1972. Criado por Souji Ushio (pseudônimo de Tomio Sagisu), presidente da extinta produtora japonesa P-Productions, Spectreman teve 63 episódios. No Brasil, a série foi exibida em 1981 á 1982 pela Rede Record e 1983 até 1990 na TVS (atual SBT). O seriado contava a luta do androide Spectreman contra o genial cientista Gori e seu divertido auxiliar, Karas, ambos simioides (homens-macaco). Além da tradicional guerra do bem contra o mal, as aventuras de Spectreman faziam com que o telespectador refletisse sobre os problemas causados pela poluição. O tema esteve presente em praticamente todos os episódios, os monstros criados pelo Dr. Gori usavam o lixo como matéria-prima.

s3

História:

“Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!” Era com a frase apocalíptica acima que o narrador iniciava cada episódio da série. No primeiro capítulo, um homem que caminhava pelas tumultuadas ruas da capital japonesa ouve um chamado. Imediatamente o sujeito olha para o céu e vê, entre as nuvens, uma espécie de espaçonave. Por telepatia, recebe a ordem: “Spectreman, essa é a voz dos Dominantes. Prevemos uma catástrofe ecológica em plena Baía de Tóquio. Horário terrestre: 19h. Tua missão é investigar imediatamente. Lembre-se que não deves revelar tua identidade a nenhum nativo deste planeta. Estás preparado, Spectreman?” “Às ordens!”.

s1

Essa era a resposta que permitia ao aparente ser humano chamado Kenji se transformar no androide Spectreman. Ele era, na verdade, um robô alienígena construído pelos Dominantes, habitantes de Nebula 71, asteroide que navega livremente pelo Universo. Nebula é membro da Federação Universal e tem a missão de proteger os planetas subdesenvolvidos contra a destruição prematura devido a causas internas ou externas. Inicialmente, Spectreman foi enviado à Terra para salvar a humanidade da destruição causada pela poluição. Para que o androide não fosse identificado pelos nativos do planeta, ele tinha a capacidade de se transformar em um ser humano. Além disso, se empregou na Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição, um órgão local composto por uma equipe de técnicos. O objetivo era facilitar as investigações que eventualmente precisasse fazer a pedido dos Dominantes. Mas, já durante a primeira tarefa, Spectreman se deparou com um monstro gigante que surgiu nas águas da baía da cidade. O androide e a população local acreditavam que o ser não identificado era uma mutação genética, resultado do excesso de sujeira na água. Na verdade, o bicho era obra de dois alienígenas: os simioides Gori, cuja inteligência superava a de qualquer ser humano, e seu auxiliar, Karas. Ambos eram originários do planeta Épsilon, localizado na Constelação de Sagitário, e pretendiam tomar a Terra pra si eliminando os seres humanos. A partir daí, Spectreman recebe a ordem dos Dominantes para proteger o planeta das ações do Dr. Gori, que não hesitaria em utilizar todo o potencial de sua genialidade na criação de terríveis monstros. No último episódio da série, Dr. Gori é derrotado por Spectreman. Na verdade, não há luta corporal entre eles. O herói tenta convencer o inimigo que sua notável inteligência deveria ser posta a serviço do bem, e não para a destruição e tirania. Gori recusa a oferta dizendo-se velho para suportar tal mudança de atitude, e que preferia morrer a viver em um planeta com os medíocres humanos. Após essas palavras, Gori se atira penhasco abaixo, cometendo suicídio e Spectreman retorna á Nebula 71 depois de cumprir á sua missão na Terra.

s8

Audiência:

Spectreman teve grande êxito de audiência no Japão. A série provocou, em 1971, o segundo “kaijyu boom” (explosão de popularidade entre seriados de monstros e afins), além de ter superado a audiência do famoso anime de baseball Kyojin no Hoshi. No Brasil, a primeira exibição de Spectreman foi feita pela TV Record em 13 de janeiro de 1981 á 15 de dezembro de 1981, á noite no horário das 18:45 até 19:45 eram exibidos 2 episódios todas as terças – feiras. Porém, não fez muito sucesso. Em 1982 série era apresentada alternando com Ultraseven na mesma emissora as tardes. Spectreman conquistou melhores resultados quando se mudou para a TVS (atual SBT) em 1983. O início ainda foi fraco, pois era exibido em meio à reprise de Ultraman e Ultraman Jack. Em 1986, o seriado japonês conquistou a audiência dos telespectadores quando foi exibido nas manhãs dentro do programa Bozo . Spectreman seria exibido ainda no Tv Poww! e no Show Maravilha entre 18/10/1988 á 28/04/1990. A última exibição ocorreu em 1990 no período de 13/08 á 01/12 as 10:00 no programa Bozo nesta ultima exibição os episódios foram exibidos sem comerciais e somente 56 episódios foram exibidos, não foram exibidos as duas partes dos episódios ” Fúria Cega ” e ” A Maldição da Feiticeira ” e por fim foi superado em audiência pelos novos tokusatsus Jaspion e Changeman, na Rede Manchete despedindo -se da TV Aberta definitivamente.

s2

Spectreman era capaz de assumir duas aparências físicas distintas:

Forma humana – idêntico a um terráqueo, era um disfarce para ter condições de transitar livremente entre a população e realizar investigações solicitadas pelos Dominantes. O seu nome era Kenji. Nesse estado físico, ele não tinha acesso à enorme força e às armas especiais que possuía quando estava em seu estado natural de robô. A forma humana era usada também para recarregar as energias perdidas em combate. Forma robótica – era o estado físico natural do androide, usado para combate. O tronco era constituído de uma espécie de couraça escura, e os braços, as pernas e a cabeça de um material metálico dourado. Nessa forma, Spectreman tinha acesso a todas as suas funcionalidades alienígenas. Para se converter em um dos estados físicos, Spectreman solicitava a transformação aos Dominantes. Se aprovado, os alienígenas chefes enviavam um raio da Nebula 71 em direção a Spectreman, que recebia a energia com um ou os dois braços esticados para cima. Porém, quando não possuía mais energia devido a um exaustante combate, por exemplo, ele desmaiava e se transformava automaticamente do estado de combate (robô) para o humano. O retorno à forma de combate só seria autorizado pelos Dominantes após a recarga da energia, que era feita gradativamente.

s12

Armas:

Spectreman era um robô fortemente armado com raios e outros artefatos de ataque e defesa. Ele era capaz de assumir dois tamanhos: o pequeno, com dimensões próximas a de um ser humano, e o gigante, ficando maior do que a maioria dos prédios da cidade de Tóquio. Ele também podia voar naturalmente, sem precisar de outro equipamento para isso. Entre as armas, destacavam-se o Spectre-Flash – a sua arma mais potente. Consistia em um raio disparado de suas mãos ou pulso (dependendo da postura com que ele a acionava). Era utilizado para destruir o inimigo em definitivo. O feixe de energia gerava uma luminosidade tão forte que foi notada por um apresentador de TV, que disse, ao vivo: “O ser lançou um espectro em direção ao monstro. Humm, Spectreman, é isso, esse será o nome dele.” Shuriken – espécie de estrela ninja, eram discos de metal altamente cortantes. Eles ficavam guardados no cinto, prontos para serem disparados contra o inimigo. Spectre-Blades – afiadas lâminas retráteis, localizadas no antebraço. Spectre-Sword & Shield – espada e escudo enviados pela Nebula 71 quando solicitado. Spectre-Gun – espécie de super-revólver, também enviados pela Nebula 71 quando solicitado. Spectre-Freezer – Ao ser disparado congela um monstro em questão de segundos.A primeira vez em que ele foi disparado ou usado foi no episodio 27 e saia em forma de jato de gelo do alto de sua crista e depois no episodio 52 ele foi disparado diferente em forma de raio circular ( como um anel de gelo ).

s7

O inimigo:

Gori, ou Dr. Gori, é original do planeta Épsilon, situado na Constelação de Sagitário, distante aproximadamente 40 mil anos-luz do Sistema Solar. Lá, vive uma civilização de homens-macaco pacíficos e civilizados, de tecnologia muito avançada, visada para o bem comum. Gori, um genial cientista, detentor de um intelecto muito acima de qualquer ser humano, foi escolhido como o líder. Porém, ao assumir o poder, quis construir armas mortíferas para derrubar o governo central de Épsilon e conquistar planetas pelo Universo. Gori achava que a tecnologia de sua civilização fora desperdiçada em projetos pacíficos. O plano foi logo descoberto e Gori considerado culpado. Como na sociedade dos simióides não havia pena de morte, a punição seria a alteração da mente do cientista, de forma que sua maldade fosse eliminada. Antes que isso acontecesse, um oficial do exército chamado Karas liberta Gori da prisão e ambos fogem em uma nave. Vagando pelo Espaço, a dupla chega à Terra graças a uma tempestade eletromagnética. Gori fica encantado ao ver o planeta. Analisando de perto, descobre que os seres humanos estavam destruindo seu próprio mundo com a poluição. Indignado, Gori decide conquistar a Terra, transformando-a em seu paraíso particular. Gori e Karas iniciam suas investidas à Terra utilizando apenas sua espaçonave como base. Mais adiante, os dois alienígenas constroem uma base em solo, escondido no interior de uma montanha, nos arredores de Tóquio. Tanto da nave quanto da base, Gori tem dispositivos que o permite construir seres vivos gigantescos para utilizar como ferramentas de destruição. Como matéria-prima, utiliza lixo produzido pelos seres humanos.

s5

A criação do herói:

No início de 1970, o presidente da P-Productions, Tomio Sagísu, teve a ideia de criar um programa em que “monstros macacos alienígenas” seriam vilões e teriam o papel principal. Talvez a inspiração tenha vindo do mais recente sucesso do cinema americano na época: O Planeta dos Macacos. O argumento agradou e, em agosto, um episódio piloto de oito minutos chegou a ser gravado. Nesse teste, intitulado Choujin Elementman, o herói tinha um visual todo vermelho, bem diferente do que acabou se tornando Spectreman, a máscara, por exemplo, mostrava a boca do ator. Já o famoso vilão Dr. Gori não existia nessa versão. No lugar dele, havia apenas Karas, que viria a ser, na versão definitiva, o divertido assistente de Gori. As cenas de ação do herói eram interpretadas pelo ator Kouji Uenishi, já muito conhecido na época por encarnar o Ultraseven transformado. Uenishi acabou permanecendo na versão definitiva da série dando movimentos a Spectreman e também ao assistente Karas. Em entrevistas à imprensa, o ator revelou que ia frequentemente ao zoológico estudar a movimentação dos gorilas para dar vida ao personagem. Para a versão humana do herói, foi escolhido o ator e carateca experiente Tetsuo Narikawa. A proposta da P-Productions foi aceita pela TV Fuji. Mas, para ir ao ar, a emissora exigiu algumas alterações, como a máscara do herói, que deveria cobrir toda a cara do ator. Ajustes feitos, no dia 2 de janeiro de 1971, a série estreava com o título Uchu Enjin Gori (Gori, o Homem-Macaco Espacial). Passados alguns episódios, porém, telespectadores reclamaram do nome da série. Foi então que, na aventura 21, ela passa a se chamar Uchu Enjin Gori Versus Spectroman. A partir do capítulo 40, viria a se chamar apenas Spectroman (Spectreman é o título internacional do programa).

s6

Defeitos especiais:

Segundo Tomio Sagísu, houve uma terrível falta de tempo na produção dos primeiros episódios, causados pelas mudanças de última hora pedidas pela TV Fuji. Tanto que o mostro Midron, que aparece no episódio 3, era, na verdade, um reaproveitamento da fantasia utilizada no episódio piloto. Outro monstro também seria repetido: Zeron, do capítulo 4, veio de outro projeto da produtora, Jaguarman (1967). Com o orçamento muito restrito, a P-Productions teve que improvisar para colocar em prática as histórias criadas pelos roteiristas. As cidades cenográficas eram feitas de isopor e materiais afins. Em uma luta entre Spectreman e algum monstro no meio da cidade de Tóquio, quase sempre ambos acabavam atingindo um prédio, que era destruído  ou quebrado, pois era perceptível a presença das lâminas de isopor branco pintados de cinza. Outra dificuldade era produzir as explosões. Feitas artesanalmente, era possível perceber que não passavam de um punhado de álcool pegando fogo, como numa churrasqueira. Produzir os raios de Spectreman, dos monstros e das armas também era problema. Os feixes de luz emanados eram feitos com a técnica de raspagem do negativo do filme para criar um desenho semelhante a um raio, quadro por quadro. Às vezes, o recurso era abandonado e ouvia-se apenas o som do disparo dos lasers das armas.

s10

Curiosidades:

A série trazia uma interessante ambiguidade. Apesar de suas ideias imperialistas, o Dr. Gori justificava seus planos de invadir e dominar a Terra com um argumento muito racional e atual: os seres humanos estão destruindo o planeta com a poluição e, por isso, não merecem viver nele. Gori queria extinguir a população terráquea para recriar as belezas naturais e, claro, ser o mandachuva do local. Pensando por esse viés, ao defender a Terra dos ataques do inimigo, que criava monstros ecologicamente corretos, pois usava como matéria-prima o lixo reciclado, Spectreman estaria, mesmo sem querer, defendendo as grandes corporações poluidoras e causadoras do aquecimento global. Na verdade, o herói tinha consciência da triste consequência de suas intervenções. Várias vezes ele deixava claro que o ser humano só tinha chance de sobreviver se cuidasse melhor do planeta. Mesmo assim, por vontade própria e também por ordem dos Dominantes, Spectreman defendia os terráqueos. No episódio “O vampiro do espaço”, considerado por muitos como o melhor da série, cujo clima sombrio lembrava muito alguns episódios clássicos do Ultraseven, Spectreman enfrenta Vordalac (Kyudora, nome original ), uma criatura hematófaga que se alimenta de sangue contaminado. Spectreman recebe ajuda de um outro alienígena, um raluxiano vindo da constelação de Ralux (Paru, nome original) ,que dedicou sua vida a capturar e destruir Vordalac, mas acabou morrendo na Terra devido a sua debilidade respiratória provocada pela poluição de nossa atmosfera e também por ter sido gravemente ferido por Vordalac. Mas foi graças a ajuda desse raluxiano que Spectreman consegue derrotar a terrível criatura. Curiosidade: foi o único episódio da série em que o Dr. Gori não apareceu em momento algum. Os episódios 5 e 6, O exílio de Spectreman, foram escritos por Kazuo Koike, conhecido no Brasil pelo seu trabalho com o famoso mangá Lobo Solitário. Na história criada por ele, o herói desafia as ordens dos Dominantes e se recusa a matar uma família que havia sido abduzida (raptada) pelo Dr. Gori e estava contaminada por poluentes mortais, com risco de infectar toda a população. Como punição pela desobediência, Spectreman é desligado e exilado em outro planeta.

s18

Versão internacional:

A versão de Spectreman exibida no Brasil é a norte-americana. Essa adaptação para os estadunidenses acabou sendo comercializada em todo o mundo. Além da dublagem para a língua inglesa, a série recebeu nova abertura e encerramento e teve alterações na edição dos episódios.  Os episódios perdidos do Spectreman foram exibidos no Brasil,o episódio (25 e 26) intitulado “Uma Arma para Spectreman” ele foi exibido na TV Record de 1981 á 1982 e também foi exibido pela TVS (atual SBT) entre 1983 e 1986 em sua ultima exibição em 1988 á 1990 ele não foi exibido e o episodio 27 intitulado ” A Arena dos Monstros ” foi só exibido na TV Record em 1981 e 1982 quando serie mudou para a TVS em 1983 este episodio não exibido .

s13

Abertura:

A trilha musical da abertura norte-americana tornou-se famosa em todo o mundo. Bandas e músicos amadores ainda hoje reproduzem em seus shows as batidas rápidas do violão, do baixo e da bateria nervosa. A trilha, na verdade, é uma versão da música The First Day Of Forever, do grupo americano The Mystic Moods Orchestra, famosa entre os anos 70 e 80. A nova letra foi escrita por Jerry Winn, Bob Todd e Gregory Sill.

s14

Spectreman nas HQ´s e Mangás

Em 1983, a extinta Bloch Editores lançou em quadrinhos a versão não autorizada da série, intitulada Spectreman. A HQ apresentava mudanças em relação ao seriado filmado. As principais eram a cor do personagem, azul, e a grafia do nome humano do herói, Kenzo. A revista teve 30 edições em formatinho conhecido por 13,5 x 19 cm. A revista deixou de ser publicada em 1986 com o fim da exibição da serie na TV, que só voltaria ao ar novamente em 1988,mas á Bloch Editores não voltaria atrás na sua decisão do cancelamento da revista em si. Na versão em quadrinhos a Bloch Editores contratou Carlos Araújo, escritor, músico e publicitário, hoje diretor de produção e conteúdo no Canal 36, tv a cabo em Volta Redonda (RJ), responsável pelos argumentos e roteiros e o estúdio do desenhista brasileiro Eduardo Vetillo. O desenhista Edmundo Rodrigues, criador de “Jerônimo, o Herói do Sertão”, personagem principal de uma radionovela popular, depois adaptada como telenovela, era o diretor da área infanto juvenil da Bloch Editores. Spectreman ganhou também uma versão mangá com nove volumes tankobon , produzida por Daiji Kazumine e o próprio Souji Ushio.

 

s17

Att.

Marcelo The Moura

4 Avaliações

4 Comments

  1. Manoel Martiniano Configurações

    10 de março de 2016 em 20:49

    Nossa, viajei no tempo agora!
    E pensar que na TV aberta, pelo menos até a década de 90 creio, conhecemos apenas 3 Ultras. Lembro que havia um programa que passava na Record chamado Top Tv, que fez uma matéria sobre todos os Ultras lançados até então, pena que não se seguiram todos aqui nas telinhas tupiniquins.
    Assisti o “Mega Monster Battle Ultra Galaxy Legends The Movie” (só o título é mosntruoso já) e gostei muito do novo Ultra, o Ultraman Zero, ser filho do Ultra Seven.
    Excelente matéria, me fez lembrar de quando eu voltava da escola correndo para poder assistir mais um episódio do Ultraman na nossa pequena TV P&B de 20 polegadas.

    • Marcelo Moura

      Marcelo Moura Configurações

      12 de março de 2016 em 16:42

      Excelente Manoel Martiniano. Eu também tinha uma tv P&B de 20 polegadas com aquele seletor de canais que girava, mas é melhor parar por ai porque senão entregamos nossa idade rs…

  2. Jão Configurações

    8 de novembro de 2016 em 18:32

    Prezado, permita-me: as datas de exibição no Brasil estão meio erradas (Ultraman, especialmente como sendo 86, pois a série foi exibida até meados de 1987 pela Tv Record; e Spectreman, que saiu do ar em Janeiro de 1992!).

    • Marcelo Moura

      Marcelo Moura Configurações

      9 de novembro de 2016 em 11:00

      Obrigado João. Fãs são sempre bem vindos.

Deixe uma resposta

NoSet é um lugar para se divertir e descobrir curiosidades sobre cinema, séries, HQ’s, games, músicas, livros e muito mais. Além de notícias você também pode ouvir nossas opiniões pelo podcast, sempre de um jeito inteligente e descontraído. Sejam bem-vindos e sintam-se na poltrona do seu cinema favorito.

Assinar NoSet por Email

Digite seu endereço de email para receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 115.112 outros assinantes

Facebook

Copyright © 2016

Topo