Dicas de aplicativos para quem gosta de leitura - NoSet
Tecnologia

Dicas de aplicativos para quem gosta de leitura

Olá, pessoal que gosta de um bom livro. E quem não gosta também. Essas dicas de aplicativos de celular e tablet são para os dois públicos. Para quem já gosta, gostar ainda mais e ter mais oportunidades de leitura. E para quem AINDA não gosta, uma boa maneira de adquirir esse hábito. Afinal, quem já viu uma mãe dizer: “Menino, larga esse livro e vai jogar videogame! Tá ficando viciado em Machado de Assis e Colleen Hoover”! Bom, eu ainda não vi. Nem no meu caso que era mesmo uma viciada em livros (ainda sou…), nunca ouvi da minha mãe que deveria diminuir. Então, feitas as devidas propagandas, vou falar aqui de alguns apps que vão deixar os leitores de plantão doidinhos pra fazer o download.

 

Wattpad

Não poderíamos começar sem falar do já famoso Wattpad. Um dos primeiros apps de leitura que surgiram, ele se compõe de autores iniciantes, que vão postando sua história em capítulos e interagindo ao final de cada capítulo com os leitores. Geralmente tem dias fixos para a postagem e os leitores aguardam ansiosamente. É muito divertido falar com o autor, entender o que ele pensou escrevendo, sentir-se parte da construção da história. É como sentir-se “co-autor” do livro. Dentro do Wattpad vários autores fizeram muito sucesso e já até publicaram, no Kindle, como e-book, livro físico também. É também uma oportunidade para novos escritores desenvolverem uma audiência e saberem se realmente o que escrevem agrada ao público em geral. Já existe até uma prêmio para os melhores escritores do Wattpad no ano, o “Wattys”. Existem também livros já completos para quem não gosta muito de esperar a postagem dos capítulos. Mas vai por mim: é muito boa a ansiedade de saber o que vem depois.

 

Spirit

Ele é bem parecido com o Wattpad, mas diferente do primeiro, é composto quase que em sua totalidade pelas fanfics, que são nada mais que histórias criadas por fãs. A pessoa gosta de um determinado ator, cantor, banda e cria uma história original, usando seus ídolos como personagens. Mas também tem histórias originais, ou seja, que não tem como personagens esses famosos. Também dá pra ler offline e de maneira gratuita. Além de, semelhante ao Wattpad, permitir que qualquer pessoa poste suas histórias. É, na verdade, muito parecido em suas funções com o Wattpad. Dá pra interagir com o autor que também posta capítulos, mudar configurações de cores, estilos de letras, receber notificações, ler em vários idiomas. A diferença básica entre os dois é que Spirit é em sua maioria composto de fanfics e Wattpad de histórias originais. Mas, os dois dispõe dos dois tipos de textos.

 

Kindle para celular

O já famoso dispositivo de leitura da Amazon, o Kindle, também tem sua versão para celular. Serve tanto para quem não tem oportunidade de ter um kindle, como para quem já tem, mas quer ter acesso aos seus livros em qualquer lugar e hora, mesmo quando esquecer de levar seu dispositivo, já que celular tá na mão o tempo todo. Eu mesma tenho o Kindle e o app. O aplicativo te dá acesso aos seus livros digitais comprados na Amazon, além de ter muitos livros gratuitos. Gosto muito da opção de ler Amostra Grátis dos livros, pois decido se compro ou não. Quantas vezes compramos livros pela capa ou pela empolgação e não é nada do que pensávamos? Essa função elimina praticamente uns 90% do risco. Você pode ler em qualquer lugar, com acesso à internet, e também sem o acesso, pois pode baixar o livro no seu celular ou tablet. Para quem tem celulares com menos memória, tem a versão Kindle Lite, muito levinha, que quase não ocupa espaço na memória do aparelho.

 

Kobo para celular

 

Também com um dispositivo de leitura também chamado de “Tablet Kobo”, o aplicativo de leitura da Livraria Cultura também não deixa nada a desejar para o Kindle. Com uma loja com milhares de títulos e muitos livros gratuitos, o app é bem intuitivo, bem organizado e fluido. As configurações de leitura são fáceis de encontrar e ele te dá estatísticas de leitura e prêmios, tipo um selinho por cada conquista sua. Se comunica com o Facebook e tem a opção de publicar suas leituras por lá. A maneira dele virar as páginas é bem agradável. Simula uma página de livro virando. Parece mesmo que se está lendo um livro físico. Da mesma maneira que o Kindle, ele tem as opções de destacar trechos, marcar páginas, mudar letras e cores. Na verdade, ele me pareceu bem similar ao kindle. Como o meu tablet é grande, ficou bem agradável a leitura. Mas creio que no celular também dê conta, pois a letra pode ser ajustada a cada necessidade.

 

E você, conhece algum aplicativo de leitura que não esteja nessa lista? Comente aqui embaixo que com certeza vou adorar testar!

 

Essa série, “Dicas de Aplicativos”, trará a análise de vários aplicativos disponíveis na Play Store, que eu testei e vou testar. Não sei dizer se todos estão também disponíveis na Apple Store, mas não custa dar uma procurada por lá. Se quiser sugerir algum tipo de aplicativo para testarmos, deixe nos comentários. Abraço!

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo