Shingeki no Kyojin (Ataque dos Titãs): Mangá, Anime e Live Action

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje vamos falar de uma das melhores animações que virou uma ótima franquia live action.

s9

Shingeki no Kyojin:

Shingeki no Kyojin foi lançado no Brasil como Ataque dos Titãs, é uma série de mangá escrita e ilustrada por Hajime Isayama. O mangá foi publicado pela primeira vez em setembro de 2009 na revista mensal Bessatsu Shōnen Magazine da editora japonesa Kōdansha. Desde então, foi coletado em 17 volumes tankōbon até 9 de agosto de 2015. A história ocorre em um mundo onde a população humana vive dentro de cidades cercadas por enormes muros construídos como defesa para o súbito aparecimento dos Titãs, criaturas humanoides gigantescas que devoram humanos sem motivo aparente. O foco inicial da história é em Eren Jaeger, sua irmã adotiva, Mikasa Ackerman, e seu amigo de infância, Armin Arlert, que se tornam militares para combater os Titãs após terem sua cidade destruída e a mãe de Eren ser morta.

s1

O mangá foi adaptado em anime, dirigido por Tetsuro Araki e produzido pelo Wit Studio, em colaboração com a Production IG. A animação foi exibida no Japão entre abril e setembro de 2013, pela emissora Mainichi Broadcasting System (MBS). A segunda temporada do anime foi confirmada e está prevista para lançar em 2016. Shingeki no Kyojin tornou-se um sucesso comercial, atualmente com 50 milhões de volumes impressos até agosto de 2015. O lançamento do anime também foi responsável por um impulso na popularidade da obra, tendo recebido aclamação da crítica pela sua atmosfera e enredo.

s10

Enredo: Há décadas, a humanidade foi quase exterminada pelo súbito aparecimento de seres humanoides gigantes, conhecido como Titãs. Os Titãs são criaturas que, aparentemente, possuem pouca inteligência, mas, com uma força bruta quase insuperável, têm como principal objetivo devorar seres humanos, sem nenhum motivo aparente para isso. Durante 107 anos, as cidades fortificadas por detrás das muralhas foram testemunhas de ataques sem sucesso dos Titãs. Assim, um pequeno grupo de seres humanos sobreviveu no interior das muralhas protegidos por paredes superiores a três vezes a altura dos maiores Titãs registrados até o momento. Numa grande cidade localizada na parte periférica da muralha, vivia Eren Jaeger, com seus pais e sua amiga, Mikasa Ackerman, que estava sob os cuidados da família.

s3

Eren vivia uma vida pacata, porém incomodado com o conformismo das pessoas que haviam aceitado a sua condição de passar a eternidade dentro dos muros, desistindo de lutar contra os Titãs. A paz durou até o aparecimento do Titã Colossal, uma criatura de cerca de 60 metros de altura, que superava o tamanho da muralha, de 50. Este Titã destruiu o portão da cidade onde vivia Eren, que ligava a muralha ao “mundo exterior”. Com isso, uma grande quantidade de Titãs menores pôde entrar, ocupando grande parte do território até então pertencente aos humanos. Durante este evento, Eren e Mikasa presenciam o horror de ver sua mãe ser devorada viva. Após este trauma, Eren jurou exterminar os Titãs, e entra para a “Tropa de Exploração” para cumprir seu objetivo.

s5

Personagens:

Eren Jaeger : O protagonista da série. Idealista, violento e impulsivo, Eren quer aniquilar os Titãs e explorar o mundo fora das muralhas. Quando criança, matou dois dos sequestradores que assassinaram a família de Mikasa e a convenceu a lutar e matar o terceiro. Ele foi classificado em quinto lugar na sua classe estagiária do treinamento militar. Eren não tem nenhum talento especial além de suas excelentes habilidades de combate corpo a corpo, tem sido lento mas melhora constantemente suas notas através de um esforço notável e um forte senso de propósito. Ele mostra uma estranha capacidade de invocar e controlar o corpo de um titã de 15 metros. Eren acredita que esta capacidade pode ser o resultado de injeções dadas a ele por seu pai após a morte de sua mãe. Ele tem pouco controle sobre o corpo titã que ele invoca, sendo que tentara por 4 vezes, uma por completo e com capacidade consciente de controle, 2 apenas algumas partes do corpo e outra mal sucedida. Quando o corpo do titã não pode mais ser mantido, Eren emerge da nuca do titã, onde seu corpo parece estar fundido à espinha do titã.

e2

Mikasa Ackerman: Irmã adotiva da Família Jaeger. Ela é uma oriental, raça rara pois fora a última a conseguir abrigo nas muralhas. Quando criança foi salva por Eren de um grupo de sequestradores que mataram sua família. Devido a este incidente, ela é a protetora de Eren e segue-o não importa as circunstâncias. Ela foi classificada a Nº 1 na sua classe estagiária do treinamento militar e sempre mantém a compostura, não importa a situação. Ela é considerada um gênio sem precedentes, um prodígio que se destaca nos cursos mais difíceis.

e3

Armin Arlelt: Melhor amigo do Eren, ele é fisicamente e emocionalmente frágil. Embora seu senso estratégico já tenha salvado Eren e Mikasa várias vezes, ele continua acreditando que é um completo incompetente e se odeia por depender demais deles. Tem dificuldades na aptidão física para os padrões dos soldados, mas é um gênio quando se trata de cursos teóricos e estratégias.

s4

O Mangá:

O autor da série, Hajime Isayama, primeiro escreveu uma versão one-shot de 65 páginas em 2006. Originalmente, ele ofereceu seu trabalho ao departamento da Weekly Shonen Jump, da editora Shueisha, onde ele foi avisado para modificar seu estilo e a história para ser mais adequado a Jump. Ele recusou e decidiu levar seu trabalho ao departamento da Weekly Shonen Magazine da Kodansha. Antes da serialização começar em 2009, ele já havia pensado em reviravoltas, embora elas sejam concretizadas enquanto a série progride. O autor inicialmente baseou o cenário do Mangá na sua cidade, que é cercada por montanhas.

s7

Quando criou a aparência dos Titãs, ele usou como modelo lutadores de artes marciais mistas: Yushin Okami para a forma Titã de Eren Yaeger e Brock Lesnar para o Titã Encouraçado. George Wada, produtor do anime, afirmou que os muros da série também foram influenciados pela natureza isolada e fechada da cultura Japonesa e também que os sentimentos de cada individuo é uma das maiores influências. Isayama estima seu tempo mensal em uma semana para trabalhar na história e duas para de fato desenhar o capítulo. A história é planejada com antecedência, até marcando quais volumes terá uma especifica “revelação”. Em setembro de 2013, ele afirmou que planeja terminar a série em 20 volumes. Originalmente, Isayama planejou dar a série uma conclusão trágica similar a O Nevoeiro de Stephen King, onde cada personagem morre. No entanto, a resposta positiva para o mangá e o anime causou o autor a considerar mudar o final devido ao impacto que poderia causar aos fãs. Shingeki no Kyojin tem sido bem recebido no Japão e no resto do mundo. Ganhou o Prêmio de Mangá Kōdansha na categoria shōnen em 2011, foi nominado para o quarto Mangá Taisho anual e tanto a décima sexta e décima oitava edição do Premio Cultural Osamu Tezuka. Na edição de 2012 o Kono Manga ga Sugoi!, guia que examina a indústria de mangás, nomeou Shingeki no Kyojin a oitava melhor série para leitores do sexo masculino, enquanto a edição de 2014 nomeou como o sexto melhor. Shingeki no Kyojin foi o segundo mangá mais vendido de 2013, com 15,933,801 cópias vendidas em um único ano. Em abril de 2014, a Oricon relatou que 30 milhões de volumes foram vendidos. Na primeira metade de 2014, chegou ao topo do ranking, acabando com o reinado de cinco anos de One Piece como o mangá mais vendido daquele período, surpreendendo o autor Hajima Isayama que agradeceu aos leitores. A editora do mangá Kodansha, credita Shingeki no Kyojin como o primeiro impulso de vendas em dezoito anos. O anime também ajudou a divulgar a obra, com o jornal japonês Mainichi Shimbun chamando-o de “o hit da década”. Escrito e ilustrado por Hajime Isayama, Shingeki no Kyojin começou sua serialização na revista Bessatsu Shōnen Magazine da editora Kodansha na edição de setembro de 2009. Os capítulos são compilados e publicados em tankobon pela Kodansha. O volume 12 da série teve uma tiragem inicial de 2.2 milhões de cópias, tornando a série um dos únicos mangás a ter uma tiragem inicial de mais de 2 milhões, junto a One Piece. No Brasil, a série de mangá é licenciada e publicada como Ataque dos Titãs – Shingeki no Kyojin pela editora Panini desde novembro de 2013.

s6

Anime:

A adaptação em anime para televisão produzida pelo Wit Studio foi exibida no Japão entre abril e setembro de 2013, pela emissora Mainichi Broadcasting System (MBS), dirigido por Tetsurō Araki (Death Note) com Yūki Kaji estrelando como Eren, Yui Ishikawa como Mikasa e Marina Inoue como Armin. A primeira temporada teve um total de 25 episódios exibidos e mais 5 OVAs transmitidos. A segunda temporada do anime foi anunciada em novembro de 2014 e está prevista para ser lançada em 2016.

s14

Outras mídias:

Um jogo de ação intitulado Attack on Titan: The Last Wings of Mankind foi desenvolvido pela Spike Chunsoft para a plataforma Nintendo 3DS. Em 3 de novembro de 2014, o escritor americano C. B. Cebulski revelou que um crossover entre Shingeki no Kyojin e personagens da Marvel Comics estaria em produção.Cebulski elaborou o enredo escrito pelo criador Hajime Isayama.

s16

O crossover em one-shot terá Homem-Aranha, Vingadores, os X-Men e os Guardiões da Galáxia enfrentando vários Titãs da série, nas ruas da cidade de Nova Iorque. Durante o Free Comic Book Day 2015, o preview de Secret Wars publicou a história “Attack on Avengers” roteirizada por Hajime Isayama com arte de Gerardo Sandova.

s15

Shingeki no Kyojin  e Shingeki no Kyojin: End of the World (filme 2015/2016):

s13

Direção Shinji Higuchi, produção Attack on Titan Film Committee, argumento Tomohiro Machiyama e Yûsuke Watanabe, baseado em Shingeki no Kyojin de Hajime Isayama, elenco Haruma Miura, Hiroki Hasegawa, Kiko Mizuhara, Kanata Hongō, Takahiro Miura e Nanami Sakuraba, Shingeki no Kyojin é um futuro japonês de fantasia, terror e ação.

s11

Sinopse: Os seres humanos precisam lutar para defender a Terra de seres gigantes, os titãs, que estão atacando o planeta. Eren Yeager (Haruma Miura) é um garoto que pode se transformar em titã e assim, defender a humanidade. Ele parece ser a última esperança.

s12

Curiosidades: O filme foi anunciado em outubro de 2011, com uma data de lançamento prevista para 2013 e em dezembro do mesmo ano, foi anunciado que o filme será uma versão cinematográfica em live-action e que Tetsuya Nakashima seria o realizador. Em dezembro de 2012, foi anunciado que Tetsuya Nakashima havia deixado a produção por causa das diferenças criativas. Em dezembro de 2013, foi anunciado Shinji Higuchi como o novo diretor e Yûsuke Watanabe como o argumentista. As filmagens iniciaram-se em 2014, com a data do filme revelada para 2015. Um comercial de carro que caracterizou os Titãs que foi dirigido por Higuchi, foi transmitido em janeiro de 2014 na Nippon TV, alcançando mais de 5 milhões de visualizações no YouTube, em quatro dias. Haruma Miura foi escalado para o filme em abril e em julho foi anunciado que a franquia cinematográfica terá dois filmes. As primeiras imagens dos atores foram reveladas em novembro. O teaser foi lançado em março de 2015 e o trailer foi lançado em abril. Outro trailer do filme foi lançado em junho, que revelou que o filme será lançado em formado IMAX, no Japão. O tema musical do filme é “Anti-Hero”, interpretado pela banda Sekai no Owari. A sequência intitulada Shingeki no Kyojin: End of the World foi lançada no Japão em 19 de setembro de 2015.

s8

 

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/

Mais do NoSet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *