Wacky Races – A Corrida maluca da Hanna Barbera (1969 – 2017) - NoSet
Review

Wacky Races – A Corrida maluca da Hanna Barbera (1969 – 2017)

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje vamos falar de uma das corridas mais divertidas de todos os tempos que me encantava na minha infância.  Se já tivemos aqui a crítica de HO HO Olimpicos, Falcão Azul e Dinamite, Homem Pássaro, Mighty Mightor, mas hoje é dia de A Corrida Maluca da Hanna Barbera.

Corrida Maluca /Wacky Races (série de TV de 1968):

Criado por William Hanna e Joseph Barbera, Wacky Races é uma  animação americana de 1968-1969 produzida pela Hanna-Barbera Productions.  A série apresentava onze carros diferentes competindo entre si em vários locais da América do Norte, com cada piloto tentando conquistar o título de “O piloto mais maluco do mundo”.  A série teve apenas uma temporada e dezessete episódios, com vinte minutos em cada um.  O desenho animado tinha muitos personagens regulares, com 23 pessoas e animais espalhados entre os 11 carros de corrida. Wacky Races correu na CBS de 14 de setembro de 1968 a 4 de janeiro de 1969. Em 2017, a série foi revivida com um reboot exibida no Boomerang .

Carros e seus pilotos:

Carro 00: O vilão da série e um dos personagens centrais dirige A Maquina do Mal, um carro roxo movido a foguete com uma abundância de armas ocultas e a capacidade de voar. Dick Vigarista é o típico vilão que gira bigode e tem como parceiro o Muttley, um cachorro que vivia rindo, principalmente quando tudo is mal. A estratégia de corrida habitual girava em torno de usar a grande velocidade de seu carro para ficar à frente dos outros pilotos e, em seguida, armar armadilhas para detê-los e manter a liderança, mas a maioria de seus planos era um tiro pela culatra, fazendo com que ele voltasse ao último lugar. Vigarista é o único piloto que não apenas nunca vence, mas nunca termina entre os três primeiros em qualquer corrida. No Brasil Muttley também foi chamado de Rabugento. Vigarista se preocupava tanto em trapacear que nunca percebia que era só ganhar a corrida, já que seu carro de longe era sempre o melhor.

Carro 09: Pedro Perfeito era um cavalheiro que dirigia seu dragster chamado Carro Aerodinâmico. Pedro é extremamente forte, mas também muito vaidoso e costuma se gabar das virtudes de seu carro de corrida de alta tecnologia, que caia em pedaços regularmente segundos depois de elogiá-lo. Pedro tinha uma queda amorosa por Penélope Charmosa e freqüentemente a ajuda.

Carro 10: Rufus o Lenhador e seu companheiro Castor chamado Dente de Sabre dirigiam O Carro Tronco. Este carro, inteiramente feito de madeira, possuía quatro lâminas de serra circular como rodas e era capaz de atravessar obstáculos como árvores e outros objetos em alta velocidade.

Carro  06: O sargento Bombarda e o soldado Meekly dirigiam um carro hibrido, meio tanque blindado chamado Carro Tanque. O sargento usava seu “poder de fogo” na corrida, isto é, dispara balas de canhão de sua torre.

Carro 07: Um dos mais engraçados corredores da série estava na Quadrilha de Morte, um grupo de gângster anões liderados por Clyde, que se preocupavam em ganhar a corrida e não serem pegos pela policia. Dirigiam o carro Chuca Buum e também participaram do desenho chamado Os Apuros de Penélope Charmosa.

Carro 03: O professor Aéreo, um inventor e cientista louco, em  seu carro Mágico, que pode se transformar em praticamente qualquer coisa que se mova. Quase um Professor Pardal ou Dr Emmett Brown de De Volta para o Futuro.

Carro 05: Penélope Charmosa, a Barbie da Hanna Barbera, em seu traje de corrida dos anos 30 em seu Compacto carro Pussycat. Penélope está mais preocupada com sua aparência do que com as corridas e muitas vezes se mete em problemas. Esta é a mesma Penélope que era perseguida por Tião Gavião, seu tio, em Os Apuros de Penélope Charmosa, junto com a Quadrilha de Morte.

Carro 01: O Carro de Pedra dos irmãos Rocha, eram homens das cavernas e seu carro, logicamente era feito de pedra. O irmãos, que falam em palavrões semelhantes às de um homem das cavernas, mas com palavras inteligíveis ocasionais, ligam seu carro batendo com seu tacapes em suas cabeças e também são capazes de reconstruí-lo a partir de rocha nua, sempre usando seus tacapes. Havia certa referência dos irmãos Rocha aos Flindstones.

Carro 02: O Coupe mal Assombrado, pilotado pela Dupla Sinistra, tem como tema de terror o carro, que inclui uma pequena torre habitada por um dragão que cospe fogo, morcegos, fantasmas e outras criaturas. Logicamente A Família Adams ou Monstro a melhor referência.

Carro 04: O Barão Vermelho , um aviador estilizado de Manfred von Richthofen que fala com sotaque alemão, em um híbrido de carro avião chamado A Máquina Voadora. Seu veículo é capaz de voar, embora por curtas distâncias.

Carro 08: A Carroça a Vapor dirigida por um caipira chamado Tio Tomaz e seu urso tímido chamado Chorão. Tomaz manobra o volante com os pés descalços e seu carro é movido a vapor a partir de uma caldeira velha e instável. Há certa referencia a Família Buscapé.

Curiosidades:

O programa fornecia os resultados de cada corrida no final de cada episódio (a primeira, a segunda e a terceira colocações são dadas pelo narrador, e a narrativa às vezes via alguns ou todos os outros carros cruzarem a linha de chegada) e também o que aconteceu com Dick Vigarista após o fracasso de seu último esquema. O show nunca indicou um sistema de pontuação específico ou uma maneira de determinar quem venceu as corridas malucas como um todo.

Penélope Charmosa e A Quadrilha de Morte foram aproveitados para outra série de desenhos animados em 1969 intitulada Os Apuros de Penélope.  No mesmo ano, Dick Vigarista e seu parceiro Muttley receberam uma série derivada intitulada Dicky Vigarisra e Muttley e sua Esquadrilha Abutre . A série às vezes é erroneamente conhecida como Pare o Pombo, devido a sua famosa trilha sonora. Ambas as séries duraram uma temporada cada.

Em 2006, um piloto de uma série spin-off intitulada Wacky Races Forever foi produzido para o Cartoon Network, mas não segiu em frente . A série mostrava uma lista de pilotos novos e antigos competindo entre si. Penélope Charmosa e Pedro Perfeito se casaram e criaram a Perfeito Industrias, a patrocinadora corporativa das novas Corridas Malucas, enquanto seus filhos Parker e Piper competiram na corrida. Outros personagens incluem os irmãos Slag, o professor Pat Pending (retratado com uma personalidade de cientista louco), uma versão adolescente da Dupla Sinistra e Dick Vigarista e Muttley (trabalhando para um novo vilão chamado Mr. Viceroy, que tentou roubar indústrias Perfeitas).

Em 2016, a DC Comics lançou uma série de HQs chamada Wacky Raceland . É um reboot sombrio bem a cara da DC Comics ambientado após o apocalipse, em uma linha semelhante à da franquia Mad Max. As HQs tiveram seis edições, de maio a dezembro de 2016. Um remake  também produzido por Hanna-Barbera  foi lançado no serviço SVOD do Boomerang em 2017 e também foi ao ar no canal Boomerang em junho de 2017.

 

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/

Topo