SBT 35 anos! Escrevendo a história de uma geração! - NoSet
TV Aberta

SBT 35 anos! Escrevendo a história de uma geração!

apos-cancelar-exibic%cc%a7a%cc%83o-do-grammy-latino-silvio-santos-se-desculpa-com-organizadores“Ma Oe!!”, “Quem quer dinheiro?”, “Alô Christina!”, “A cobra vai fumar”, quem nunca em algum momento da vida ouviu pelo menos um destes bordões, que alegram a programação da televisão mais feliz do Brasil? Sim! Hoje é dia de relembrarmos um pouco da história do SBT, que se confunde com a de milhares de pessoas, que cresceram assistindo ao “Bom dia e Cia”, “CRUJ”, Angélica, Eliana, Jaqueline… Nossa! Quanta história tem essa emissora das três letras, e do eterno rei da televisão, Silvio Santos!post512

Da audiência quase absoluta do “Aqui Agora” com as histórias impressionantes narradas por Gil Gomes, aos episódios exaustivamente reprisados de “Chaves”, uma unanimidade nunca vista na história da televisão brasileira, as lindas meninas do “Programa Fantasia”, é muita história, muita emoção, muitas lembranças que mexem com o coração da gente. E por falar em gente, quantas pessoas ajudaram a escrever essa história… Nossa! Que responsabilidade a minha, falar sobre o meu, o nosso, querido SBT!

Nossa história começa a ser narrada em 1981, quando Silvio Santos recebe do presidente Figueiredo a concessão de 4 canais, que mais tarde viriam a formar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), mas que inicialmente recebeu o título de TVS, em menção aos “Studios Silvio Santos”. Emocionado, discursou:

volta-de-hebe-ao-sbtEu sempre acreditei e acredito que a voz do povo é a voz de Deus, e é pela vontade de Deus e pela vontade do povo que eu hoje estou aqui assinando esse contrato com o Ministério das Comunicações. Eu estou feliz, um pouco nervoso, mas feliz. Feliz porque estou vendo diante de mim a minha esposa, os meus amigos, alguns dos meus colegas e as autoridades que dirigem o nosso país. Para minha esposa, Íris, que está aqui na plateia, eu quero dizer que ela não se preocupe. O trabalho vai aumentar, mas eu continuarei sendo o bom marido e pai que sempre fui. Eu dirijo o meu trabalho, o meu trabalho não me dirige”

Questionado sobre o sucesso de todas as suas empreitadas, mais uma vez Silvio Santos emociona:

jo“Quando o ser humano está com a razão, Deus é o seu advogado. Ninguém vence o ser humano quando ele tem razão. Quando o ser humano não está com a razão, Deus é o juiz, e o demônio é o advogado de quem está sem razão. Quem tem razão, forte ou fraco, sempre vence. O bem sempre vence o mal. O mal vence por alguns minutos, por algum tempo, mas o bem sempre vence o mal. E não teríamos razão para viver, mesmo que esta vida termine no pó, não teríamos nenhuma razão para viver, se o mal vencesse o bem.”

20151229174019E claro, são de muitas e grandes emoções que se escreve a história do SBT! Já em 1993 a emissora entra para o Guiness Book, por exibir o programa mais duradouro da televisão brasileira, e que ainda está no ar, estou falando do “Programa Sílvio Santos”. Silvio que também emocionou e fez rir com atrações variadas como os inesquecíveis “Topa Tudo Por Dinheiro”, “Por Amor”, “Tentação”, “Show do Milhão”, “Qual é a Música” e “As Portas da Esperança”.

Mas nem só de Silvio Santos é feito o SBT, quem não se lembra do Lombardi, o famoso locutor que por décadas emprestou sua voz a emissora do “Patrão”. SBT da rainha Hebe Camargo, da imortal Derci Gonçalves, do inesquecível Golias, do banco da praça de Carlos Alberto de Nóbrega, do DNA do Ratinho, o Pintinho Amarelinho do Gugu, o show da Mara Maravilha, o Melocotom da Eliana, o “Programa Casa da Angélica”, as entrevistas do “Jô Soares Onze e Meia”… Não faltam lembranças desses 35 anos!

Em 1998 ao lado de Hebe Camargo, Silvio Santos lança a meu_cunhado_sbtprimeira edição do Teleton, formato produzido no México e que veio com intuito de ajudar as crianças da AACD, obtendo grande sucesso já em sua estreia e arrecadando mais de R$ 15 milhões já no primeiro ano. Desde seu lançamento o Teleton já levantou mais de Rbom-dia-e-cia-eliana$ 300 milhões para AACD.

E por falar em criança, como é bom ser criança na tela do SBT! Quem não lembra da Vovó Mafalda, Bozo, Simony, Bom Dia & Companhia, Hora Warner, Disney Club, o famoso e inesquecível Comitê Revolucionário Ultra Jovem – CRUJ que dominou os finais de tarde da televisão. E para os “nerds” de plantão, quanta gratidão a emissora de Silvio Santos, não? Superman, Batman, Mulher Gavião, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, Flash, quantos HQs não foram traduzidos para o português graças a visibilidade proporcionada pelo canal?

que_rei_sou_eu-dercy_goncalves_i0001179E gargalhadas? Ninguém pode dizer que nunca soltou uma enorme gargalhada assistindo ao SBT! “A Praça é Nossa” de Carlos Alberto, “Veja o Gordo”, “Fala Dercy”, “Meu Cunhado”, “Ô… Coitado!”, “Nina e Nuno”, “Câmera Café”, “Amigos da Onça”, “Dedé e o Comando Maluco”, “Escolinha do Golias”, “Sem Controle” e como se não bastasse ainda conta com todo o sucesso de “Chaves” e “Chapolim Colorado” em exibição até hoje na emissora.

sbt-anuncia-que-ira-transmitir-episodios-ineditos-de-chaves-ainda-neste-me%cc%82s-janeiro-sobre-pop-2014-capaE as séries exibidas pelo SBT? Quem não ficou horas em frente ao sofá morrendo de rir com “Eu a Patroa e as Crianças”, “As Visões da Raven”, “Cory na Casa Branca”, “Mike e Molly”, Two and a half men” e tantas outras que marcaram época tanto nas tardes quanto nas madrugadas do canal.

rubiNovelas? Se tem novelas no SBT? Tem muitas novelas! É a emissora que mais exibe novelas na televisão aberta do mundo! Eis um título merecido do SBT! Quem nunca se emocionou com “Maria do Bairro”, passou raiva com “A Usurpadora”, suspirou com “Esmeralda” e “Rubi” e não se enfureceu assistindo “Canavial de Paixões”? Que criança não lembra de “Carrosel”, “Chiquititas”, “Carinha de Anjo” e “A Menina da Mochila Azul”? Os maiores nomes da teledramaturgia brasileira passaram pelo SBT, como Benedito Ruy Barbosa, Ana Paula Arósio, Caio Blat, Fernando Vasconcellos, Gabriel Braga Nunes, Bruno Gagliasso, Otaviano Costa, Mariana Ximenes, Regiane Alves, Bárbara Paz, Fernanda Souza, a-usurpadora-sbt-resumo-702x336Denise Fraga… Xii… A lista iria longe demais…

E jornalismo? Tem sim, senhor! Os maiores programas jornalísticos e vencedores do prêmio Esso passaram pela tela do SBT! Quem não lembra do “TJ Brasil”, a grande sacada do canal, exibido entre 1988 e 1997. O telejornal que substituiu o “Noticentro”, inseriu no jornalismo televisivo brasileiro a figura do âncora, importada dos telejornais norte-americanos, onde Boris Casoy tecia uma breve opinião sobre as matérias logo após sua exibição, e muitas vezes críticas ácidas, como na época do escândalo de corrupção que ocasionou o processo de impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.

hqdefaultSão nomes de destaque no jornalismo do SBT, Sérgio Ewerton, Patrícia Godoy, Christina Rocha, Celso Russomano, Gil Gomes, Wagner Montes, César Tralli, e mais recentemente, Hermano Henning, César Filho, Carlos Nascimento, Ana Paula Padrão, Joseval Peixoto, Rachel Sheherazade e Roberto Cabrini.

Muita coisa mudou e muitos programas passaram a fazer parte das memórias afetivas dos telespectadores, lembranças que tocam profundo o coração, nos emocionam e de alguma forma estarão para sempre ligadas a cada um de nós, de alguma maneira especial.

sbt-brasilFalar do SBT é revirar estantes de uma imensa biblioteca, difícil de catalogar, impossível de esquecer… Espero ter aguçado boas memórias aos leitores, e que novas e boas emoções possam surgir nos próximos 35 anos da TV que tem torcida!

Parabéns SBT! No meu coração você já fez, faz e fará toda diferença! Brilha muito!

 

Por Patrick Canterville

Siga @MrCanterville no Twitter

Quer Ganhar essa Caneca do NoSet? Cadastre-se: https://goo.gl/forms/rzti6wIgokCjJuqG3

Quer Ganhar essa Caneca do NoSet? Cadastre-se: https://goo.gl/forms/rzti6wIgokCjJuqG3

 

Publicidade

Publicidade

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo