Tom Clancy's Jack Ryan: Primeira Temporada (Amazon Original) - NoSet
Review

Tom Clancy’s Jack Ryan: Primeira Temporada (Amazon Original)

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de mais uma série de espionagem da Amazon.

Tom Clancy’s Jack Ryan

Criadores Carlton Cuse e Graham Roland, baseado nos personagens de Tom Clancy, produtores Nazrin Choudhury, José Luis Ecolar e Robert Phillips, produtores executivos Carlton Cuse, Graham Roland, Daniel Sackheim, Morten Tyldum, Michael Bay, Brad Fuller, Andrew Form, John Krasinski, Tom Clancy, David Ellison, Dana Goldberg, Marcy Ros e Mace Neufeld. Elenco John Krasinski, Abbie Cornish, Wendell Pierce, Ali Suliman, Dina Shihabi e Amir El-Masry, empresas de produção Genre Arts, Push, Boot., Platinum Dunes, Skydance Media, Paramount Television e Amazon Studios, emissora de televisão original Prime Video.

Tom Clancy’s Jack Ryan ou simplesmente Jack Ryan é uma série de televisão criada por Carlton Cuse e Graham Roland, baseada no personagem Jack Ryan de Tom Clancy. A série foi encomendado para serviço de streaming da Amazon com 8 episódios, cuja produção foi concluída no final de 2017.

Com produção executiva de Cuse, John Krasinski, Michael Bay e Mace Neufeld, entre outros, a série é estrelada por Krasinski que interperta Ryan, tornando-se o quinto ator a interpretar o personagem depois de Alec Baldwin (The Hunt for Red October), Harrison Ford (Jogos Patrióticos e Clear and Present Danger), Ben Affleck (A Soma de Todos os Medos) e Chris Pine (Jack Ryan: Shadow Recruit). Jack Ryan vai estrear na Amazon Vídeo em 31 de agosto de 2018. Quatro meses antes da estréia, a série foi renovada para uma segunda temporada.

Sinopse: Jack Ryan segue o analista da CIA quando ele é arrancado de segurança da sua mesa de trabalho e colocado no trabalho em campo após a descoberta de uma série de transferências bancárias duvidosas. Sua busca por respostas o leva por toda a Europa e o Oriente Médio enquanto ele descobre uma crescente ameaça terrorista ameaçando a segurança dos Estados Unidos.

Critica: O que você espera de uma série de TV que tem como produto Michael Bay (Transformers, Bad Boys e Tartarugas Ninjas)? Explosões incríveis, cenas de perseguições sem o menor sentido e algumas piadas fora do contexto para quebrar o clima, mas que agradam o público em geral com cenas de ação épicas,  destruição e tiroteios. Graças a Amazon Prime isso não é totalmente verdade, apesar de alguns exageros, Jack Ryan é uma série bem estruturada, como uma história coerente, que tem um bom ritmo de  evolução e background do personagem principal, bem razoável, dando tempo para se chegar no clímax no momento certo, sem tentar transformar Jack em um “Deus Ex Machine”, mas bem próximo ao Bruce Willis na franquia Duro de Matar.

A história se baseia na agência americana da CIA, que diferente do FBI não pode atuar diretamente dento do solo americano, e tem que defender o pais contra uma onda de atentados no mundo que tem como meta matar o Presidente dos EUA. Ryan é um ex fuzileiro da marinha que após um incidente, trocou tudo por uma cadeira e uma mesa de relatórios na CIA. Agora, com a troca de chefes na agência, deve aprender que a política e o terrorismo andam de mãos dadas.

Um grande mérito da série é demonstrar em vários níveis o preconceito por raça, cor, religião e nacionalidade, não importando se é na Europa, América ou Arábia Saudita, todos sofrem esse tipo de situação pelas simples escolhas que fazem ou pelo local de seu nascimento. Em vários momentos isso é posto a prova e o compromisso que se tem com suas escolhas.

Do elenco principal Wendell Pierce rouba a cena como James Greer, é o chefe de Jack e ex- oficial de caso da CIA. Conhecia Pierce da série Homens de Terno e posso lhe dizer que está muito melhor aqui, como um agente que conhece tudo de espionagem e quer completar seu caso e seguir com sua vida.

John Krasinski (Um Lugar Silencioso) está convincente como Jack Ryan, um analista que trabalha para a Agência Central de Inteligência. O Jack Ryan de Krasinski é inspirado no Jack Ryan de Harrison Ford, que foi o intérprete do personagem em Jogos Patrióticos e Perigo Real e Imediato. O diretor e produtor executivo Daniel Sackheim disse: “o que foi tão ótimo sobre os filmes com Harrison Ford era de que eles eram sobre um herói do dia a dia. Ele era um cara que não era um super-herói. Ele era heroico, mas ele era vulnerável. Ele não tinha medo de ter medo. Ele era um homem comum e um herói.”

Para terminar não posso deixar de citar o belíssimo vilão criado por Ali Suliman como Suleiman, um ativista islâmico. Suliman deu camadas ao vilão, que em alguns momentos nem parecia ser um vilão típico de seriados americanizados do FBI e CIA, retratados como “personagens sem alma” ou sem profundidade.  Sukliman tinha um passado, um motivo e uma história que o levava a ser o que é, um sobrevivente de um mundo diferente do que conhecemos como democracia.

Curiosidades: Em 22 de setembro de 2015, foi anunciada pelo Deadline que a Paramount Television iria criar uma série de TV baseada em Jack Ryan, com a criação do ex-produtor de Lost Carlton Cuse e o roteirista Graham Roland. A nova série foi descrita pela Deadline como sendo “uma nova visão contemporânea do personagem usando os romances como fonte de material”. A Paramount TV fez parceria com a companhia de produção de Michael Bay, a Platinum Dunes para o projeto, bem como fez parceria também com a Skydance Mídia. Uma semana depois, após uma guerra de lances entre várias redes de televisão, foi anunciado em 29 de setembro de 2015 que serviço de streaming da Amazon comprou os direitos para a exibição da série.

Amazon prosseguiu em colocar a produção em desenvolvimento, tendo enviado nesse período três roteiros escritos por Cuse e Roland. Em 16 de agosto de 2016 foi anunciado que a produção havia sido aprovada para a encomenda de uma primeira temporada completa, composta de dez episódios (posteriormente desenvolvido efetivamante em 8 episódios). Em janeiro de 2017, foi anunciado que Morten Tyldum iria dirigir o piloto e que Daniel Sackheim iria dirigir vários episódios além de produzir a série.

Em 24 de abril de 2018, foi relatado que a Amazon tinha renovado a série. A segunda temporada se passará na América do Sul, onde Jack assume “um perigoso declínio do regime democrático.” Em 14 de Maio de 2018, foi relatado que Richard Rutkowski serviu como diretor de fotografia para o piloto e que Checco Varese havia atuando na função pelos sete episódios seguintes da primeira temporada. Em 14 de agosto de 2018, foi anunciado que Phil Abraham iria dirigir os dois primeiros episódios da segunda temporada.

Jack Ryan foi filmado em vários locais. Em 10 de Maio de 2017, Krasinski foi flagrado filmando suas cenas em Washington, D.C. Nos dias seguintes a série de TV também foi filmada em Maryland, Virginia, Quebec, e Marrocos. A produção para a segunda temporada está definida para começar no verão americano de 2018, na Europa, América do Sul e os Estados Unidos.

 

 

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/

 

Topo