Os 30 anos de The Fresh Prince of Bel-Air: Um Maluco no Pedaço (1990- 2020) - NoSet
Review

Os 30 anos de The Fresh Prince of Bel-Air: Um Maluco no Pedaço (1990- 2020)

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e após vários boatos sobre um reboot da série clássica de humor, parece que agora a coisa vai decolar após 30 anos do lançamento da série original. Enquanto isso que tal lembrarmos um pouco mais da história do início da carreira de Will Smith.

The Fresh Prince of Bel-air (Um Maluco no Pedaço) é uma sitcom americana criada por Andy e Susan Borowitz, sendo produzido por Quincy Jones e exibida originalmente pela rede NBC, de setembro de 1990 até maio de 1996. A série fez muito sucesso e foi responsável por revelar o ator Will Smith. No Brasil, a série estreou no SBT no dia 19 de março de 2000.

Abaixo o trailer não oficial de Morgan Cooper (2019) para uma nova série The Frash Prince of Bel Air. A música tema original, assim como algumas performances divertidas de Smith e Ribeiro está no final da matéria, que não podia faltar.

The Fresh Prince of Bel-Air: Um Maluco no Pedaço (1990)

Criadores Andy Borowitz e Susan Borowitz, diretores Jeff Melman (1990–1991), Ellen Falcon (1991–1992), Chuck Vinson (1992–1995), Rita Rogers (1990–1992), Maynard C. Virgil I (1993–1995), Shelley Jensen (1992–1996), Debbie Allen (1990), Rae Kraus (1991–1992), Werner Walian (1993–1996) e Madeline Cripe (1994–1996). Produtores Quincy Jones, Andy Borowitz (1990–1993), Susan Borowitz (1990–1993), Jeff Pollack (1990–1995), Cheryl Gard (1990–1995), Kevin Wendle (1990–1991), Winifred Hervey (1991–1993), Gary H. Miller (1993–1995) e Will Smith (1994-1996).

Apresentador Will Smith, elenco Will Smith, James Avery, Janet Hubert-Whitten (1990-1993), Daphne Maxwell Reid (1993–1996), Karyn Parsons, Alfonso Ribeiro, Tatyana Ali, Ross Bagley (1994–1996) e Joseph Marcell. Tema de abertura The Fresh Prince Of Bel-Air por Will Smith e Quincy Jones, emissora original na NBC, transmissão original de 10 de setembro de 1990 a 20 de maio de 1996, número de temporadas 6 e episódios 148.

Sinopse: Através de situações engraçadas, a série mostra os conflitos de valores de uma sociedade marcada por problemas raciais, como a norte-americana, onde o humor impagável de Will leva todos os seus parentes ao limiar da loucura.

Após uma briga com valentões drogados na cidade de Filadélfia, a mãe de Will (Vernee Watson-Johnson), temendo que o futuro do filho passasse pelo mundo do crime, resolve enviá-lo para a mansão de sua irmã Vivian (Janet Hubert-Whitten nas três primeiras temporadas; Daphne Maxwell Reid a partir da quarta temporada), uma professora, e de seu cunhado Phillip Banks (James Avery) marido de Vivian e advogado (que depois se tornou juiz), muito bem estabelecido, que mora no elegante e luxuoso bairro de Bel-Air em Los Angeles, para que o filho possa ter uma educação de alto nível.

No início, Will não se dá muito bem, pois sendo um garoto humilde, vindo de um bairro pobre, comporta-se de maneira inadequada, além de se mostrar desinteressado pelos estudos e ainda provocar várias trapalhadas aos tios e primos na sofisticada casa, em Bel-Air, mas com o tempo, percebe que precisa se adaptar aos bons costumes da família, o que lhe gera algumas dificuldades, mas faz com que ele e seus parentes se entendam apesar das diferenças.

Curiosidades: Will Smith começou a chamar a atenção dos produtores pelas suas performances em videoclipes e em 1989, quando queria investir na carreira de ator, conheceu Benny Medina, um executivo da Warner, que procurava um rapaz jovem para uma nova série de televisão. A trama seria sobre a vida de um rapaz oriundo de um bairro pobre de Filadélfia que vai morar na badalada e elegante Bel-Air. Após uma série de conversações, com sugestões do próprio Will e aprovação dos executivos da NBC, em 1990 foi iniciada a série The Fresh Prince of Bel-Air, na qual ele interpretava um personagem baseado em si próprio, ou seja, Will Smith. Will Smith conheceu sua esposa Jada Pinkett Smith (a Niobe de Matrix Reloaded), no set de filmagens da série. A atriz estava fazendo um teste para interpretar a namorada do rapper no seriado. Não ganhou o papel, mas conheceu o futuro marido.

O episódio piloto começou a gravar em 1 de maio de 1990. O tema, que é o rap “The Fresh Prince”, foi escrito e realizado por Smith sob o seu nome artístico. A música foi composta por QDIII (Quincy Jones III), que é creditado com Smith no final de cada episódio. A mansão usada para a gravação do exterior da “Mansão Banks” está no bairro de Brentwood de Los Angeles, Califórnia, e foi construído em 1937. Interiores foram filmados em um estúdio de som em conjuntos pré-fabricados. Após a 1ª Temporada, os conjuntos de mansões foram totalmente reconstruída. Na segunda temporada, os utensílios de cozinha e sala de estar foram reconstruídas muito maior com um estilo mais contemporâneo e foram conectados diretamente por um arco, permitindo cenas a ser filmado continuamente entre os conjuntos.

A História: Em 1990, o gerente musical Benny Medina, junto com seu parceiro de negócios, o magnata do mercado imobiliário Jeff Pollack, decidiu divulgar uma história para a TV baseada na vida de Medina. Medina cresceu pobre no leste de Los Angeles, mas sua vida mudou quando ele fez amizade com um adolescente branco rico, cuja família morava em Beverly Hills e permitiu que Medina morasse com eles. Medina decidiu usar essa parte de sua vida como o foco principal do show. No entanto, como na época um personagem negro morando com uma família branca era um conceito que já havia sido apresentado várias vezes na TV, Medina decidiu transformar a família branca rica em uma família negra rica. “Dessa forma, poderíamos explorar o preconceito negro contra negro, bem como as diferenças de classe negra”, disse Medina em entrevista a Ebony.

Medina apresentou a ideia a Quincy Jones, que acabara de assinar um contrato de TV com a Time-Warner. Jones ficou impressionado com a ideia e marcou um encontro com o chefe da NBC, Brandon Tartikoff. Por sugestão de sua então namorada, Smith foi a uma gravação do The Arsenio Hall Showonde conheceu Medina por acaso. Medina apresentou a ideia a Smith, mas Smith estava relutante, pois nunca havia atuado antes. Medina convidou Smith para conhecer Jones em uma festa que Jones estava dando em sua casa em dezembro de 1989. Lá, Jones entregou a Smith o roteiro de um piloto não aproveitado de Morris Day que ele havia produzido e desafiou Smith para um teste para Tartikoff no local. Smith fez isso, e o primeiro contrato para o show foi feito naquela noite em uma limusine do lado de fora. Três meses depois, o piloto foi lançado.

Andy Borowitz e sua esposa, Susan, são considerados os criadores da série. Andy Borowitz, que tinha um contrato com a NBC, foi escolhido por Tartikoff para escrever o piloto. Ele baseou os primos de Will nas filhas de Quincy Jones, e chamou Carlton em homenagem a seu amigo Carlton Cuse. Em 2015, ele comentou que “Foi escrito e gravado em cerca de três semanas, do início ao fim, e de alguma forma funcionou. Foi apenas uma explosão de muita sorte.”

O episódio piloto começou a ser gravado em 1º de maio de 1990. A primeira temporada foi ao ar em setembro de 1990 e terminou em maio de 1991. O final da série foi gravado na quinta-feira, 21 de março de 1996 e foi ao ar em Segunda-feira, 20 de maio de 1996.

A música tema ” Yo Home to Bel Air ” foi escrita e interpretada por Smith sob seu nome artístico, The Fresh Prince. A música foi composta por Quincy Jones, que é creditado com Smith ao final de cada episódio. A música frequentemente usada para unir as cenas durante o show é baseada em uma estrutura de acordes semelhante.

Crossovers: Durante a temporada de outono de 1991-1992, a NBC ganhou dois programas de televisão de sucesso para ancorar sua programação de segunda à noite (Blossom foi ao ar imediatamente após The Fresh Prince of Bel-Air). Para ganhar popularidade entre os dois shows, Will Smith apareceu no episódio Blossom “I’m with the Band” como ele mesmo sob seu nome artístico de rap, The Fresh Prince. Essa mesma temporada, Karyn Parsons apareceu no episódio de Blossom chamado “Wake Up Litlle Suzy”, como Hilary Banks. Parsons também apareceu na sitcom de Patti LaBelle Out All Night como Hilary.

In the House e Fresh Prince foram produzidos pelos executivos Winifred Hervey, David Salzman e Quincy Jones. Durante o primeiro episódio da segunda temporada, Alfonso Ribeiro e Tatyana Ali apareceram como seus personagens Carlton e Ashley Banks no episódio crossover “Dog Catchers”. Mais tarde naquela temporada, James Avery (Phillip Banks) apareceu como um mediador no episódio “Amor em uma rua de mão única”.

No episódio da 4ª temporada “My Pest Friend’s Wedding”, James Avery e Daphne Maxwell Reid (a segunda Vivian Banks) estrelaram como os pais do Dr. Maxwell Stanton (Stanton foi interpretado por Ribeiro). Tanto Avery quanto Reid interpretaram os pais do de Ribeiro. Joseph Marcell, que interpretou o brincalhão Geoffrey Butler em Fresh Prince, apareceu como ministro oficial no mesmo episódio.

Convidados celebridades: O show é notável por ter uma forte presença de celebridades convidadas, com mais de 40 ao longo da série. Destes estão Richard Roundtree, Don Cheadle, Bo Jackson, Heavy D, Quincy Jones, Al B. Sure, Kadeem Hardison, Naomi Campbell, Isiah Thomas, Evander Holyfield, Vivica A. Fox, Cara Jasmim, Tevin Campbell, Queen Latifah, Malcolm-Jamal Warner, Zsa Zsa Gabor, Bell Biv DeVoe, Allen Payne, Milton Berle, Riddick Bowe, Sherman Hemsley, Oprah Winfrey, Vanessa Williams, Naya Rivera, Kim Fields, Tom Jones, DL Hughley, Michael Rapaport, Hugh Hefner, Robin Quivers, Boyz II, Branford Marsalis, Stacey Dash, Robert Guillaume, Ben Vereen, Donald Trump, Marla Maples, Dick Clark, Brad Garrett, Kareem Abdul Jabbar, Don Cornelius, Ken Griffey Jr., Jay Leno, Isaac Hayes, Robin Givens, Chris Rock. BB King, Jaleel White, Wayne Newton, Regis Philbin, William Shatner, Conrad Bain, Gary Coleman, Marla Gibbs, Sherman Hemsley e Isabel Sanford.

Distribuição Mundial: A série foi produzida pela NBC Productions em associação com a Stuffed Dog Company e a Quincy Jones Entertainment (mais tarde Quincy Jones -David Salzman Entertainment em 1993). Depois que o programa foi lançado para distribuição em 1994, a série foi distribuída pela Warner Bros. Domestic Television Distribution, que continua a distribuir o programa em todo o mundo (embora a NBC Universal detenha os direitos autorais da série).

A série ganhou popularidade significativa no Reino Unido , onde foi ao ar na BBC Two entre 1991 e 1996, com reprises na rede entre 1996 e 2004, e foi exibida ao lado de Os Simpsons e mais tarde repetida em Trouble , Bravo , Channel One , Living , Sky Living Loves , Viva , MTV , Nickelodeon e atualmente Comedy Central, Comedy Central Extra e 5Star . também foi ao ar na CBC no Canadá. A série foi disponibilizada para transmissão na HBO Max em 27 de maio de 2020. A Warner Home Video lançou a série completa, temporadas 1 a 6.

Reboots ou Spin Off: Em 13 de agosto de 2015, foi relatado que uma reinicialização do show estava em desenvolvimento pela Overbrook Entertainment, com Will Smith atuando como produtor. Em agosto de 2016, durante uma entrevista promocional com o E! Rede de televisão para seu filme Suicide Squad, Smith negou que uma reinicialização estivesse em desenvolvimento, dizendo que isso aconteceria “… bem perto de quando o Inferno congelar”.

Em 2019, um trailer não oficial intitulado Bel-Air foi lançado no YouTube, escrito e dirigido por Morgan Cooper, para uma repaginada mais sombria e dramática da sitcom. Will Smith posteriormente elogiou fortemente o trailer comentando que “Morgan fez um trailer com uma ideia brilhante, uma versão dramática para a próxima geração”. Smith expressou interesse em expandir a ideia além do curta-metragem e transformar em um reboot para uma nova série completa.

Em agosto de 2020, foi anunciado que Will Smith e Morgan Cooper desenvolveriam um reboot da série baseada no Bel-Air de Cooper. A série estava supostamente em produção há mais de um ano desde que Cooper postou seu trailer de Bel-Air no YouTube, com Netflix, Peacock e HBO Max atualmente fazendo lances pela série. Em 8 de setembro de 2020, Peacock deu à Bel-Air um pedido de 2 temporadas.

Em 10 de outubro de 2019, o The Hollywood Reporter relatou que Westbrook Inc., uma empresa de Will e Jada Pinkett-Smith, estava desenvolvendo um spinoff da série.

Muitos boatos relacionaram o filho de Smith, Jaden (Karate Kid) ao reboot, mas não há nada comprovado sobre o assunto.

Em agosto de 2020, Will Smith terminou uma briga de 27 anos com Janet Hubert, que interpretou a tia Viv nas três primeiras temporadas de Um Maluco no Pedaço. Demitida da série pela NBC em 1993, após várias rixas com o ator, por seu protagonismo e humor, desde então Hubert culpava Smith por seu desligamento, levando-o até a julgamento.

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/

Topo