Orange Is the New Black (Netflix): - NoSet
Review

Orange Is the New Black (Netflix):

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de mais uma série dramática. da Netflix; 

orange-7

Orange Is the New Black:

Criado por Jenji Kohan,  elenco Taylor Schilling, Laura Prepon, Uzo Aduba, Danielle Brooks, Michael J. Harney, Michelle Hurst, Natasha Lyonne, Taryn Manning, Kate Mulgrew, Jason Biggs e Ruby Rose. Orange Is the New Black, frequentemente abreviada para OITNB, é uma série americana de comédia dramática lançada na Netflix em 11 de Julho de 2013. A série, produzida pela Tilted Productions em associação com Lionsgate Television, é baseada no livro de Piper Kerman, Orange Is the New Black: My Year in a Women’s Prison, que aborda sua experiência na prisão. A segunda temporada foi lançada em 6 de junho de 2014, a terceira dia 12 de junho de 2015 e a quarta em 17 de Junho de 2016. É a segunda websérie remasterizada para resolução 4K pela Netflix e a terceira transmitida pelo canal, ficando atrás de Breaking Bad e da transmissão original de House of Cards. No dia 5 de fevereiro de 2016, a Netflix renovou por mais 3 temporadas, quinta, sexta e sétima, ainda sem datas de lançamento.

orasnge-5

Sinopse: A série se desenvolve ao redor da história de Piper Chapman (Taylor Schilling), que mora em Nova York e é condenada a cumprir 15 meses numa prisão feminina federal por ter participado do transporte de uma mala de dinheiro proveniente do tráfico de drogas quando mais jovem a pedido da sua ex-namorada, Alex Vause (Laura Prepon), que é peça importante num cartel internacional de drogas. O delito ocorreu dez anos antes do início da série e, no decorrer desse período, Piper seguiu sua vida tranquila entre a classe média-alta de Nova York. Já no alto dos seus trinta e poucos anos, desfruta de uma felicidade sem tamanho ao lado do seu noivo Larry Bloom, (Jason Biggs) deixando seu passado sombrio de lado, até ele resolver voltar para assombrá-la. Para pagar por seus crimes, Piper resolve se entregar e troca uma vida confortável pela prisão. Tragada por um universo laranja completamente distinto do seu acaba encontrando tensão e companheirismo num grupo de detentos desbocados, em um local em que é impossível fugir, até de si mesma.

orange-2

Primeira Temporada: A Primeira Temporada da série mostra a chegada e adaptação de Piper Chapman (Taylor Schilling) na prisão de Litchfield. Conta também com seu reecontro com a ex-namorada Alex Vause (Laura Prepon) dentro da própria prisão, sempre intercalando com flashbacks de seu passado para que possamos saber como se conheceram e também sobre seu relacionamento com Larry Bloom (Jason Biggs), seu atual noivo. A temporada vai apresentar como funciona a divisão das detentos na prisão em grupos, o fanatismo religioso de Pennsatucky (Taryn Manning), o relacionamento detenta-guarda de Daya (Dascha Polanco) com Bennett (Matt McGorry), Crazy Eyes (Uzo Aduba) e sua obsessão por Piper, e Red (Kate Mulgrew) como chef de cozinha, e do contrabando dentro da prisão.

orange-4

Segunda Temporada: A segunda temporada já começa com Piper transferida de Litchfield, com sintomas, para uma prisão de segurança – máxima em Chicago, lá ela viaja de avião até pegar o ônibus do Dept of Corrections que á levará até o presídio. lá chegam varias presas com Piper, primeiro batem sua foto, depois continuam com um teste urinário e finalizam trocando de material novamente para entrarem nas celas daí Chapman passa dias até esperar julgarem – a em Chicago e retornar a Litchfield sendo que em Chicago a Alex (Laura Prepon) em condicional e daí sai da prisão.

orange-3

Terceira Temporada: Com Alex Vause (Laura Prepon) de volta a Litchfield e outras novas detentas na área, a terceira temporada mostra o relacionamento de Alex e Piper tendo algumas reviravoltas, principalmente com a presença da detenta Stella (Ruby Rose). Piper agora mais amadurecida e adaptada à vida dentro da prisão, começa um esquema de contrabando de calcinhas. Enquanto isso, a prisão de Litchfield passa por uma crise administrativa que não afeta só a própria prisão, mas também seus funcionários. Muitos flashbacks contando novas histórias de prisioneiras estão presentes nessa temporada. Várias temáticas polêmicas são levantadas, como aborto e estupro. A detenta Crazy Eyes (Uzo Aduba) se torna a sensação após escrever contos eróticos, assim como Norma (Annie Golden) também tem um grande destaque por “realizar milagres”.

orange-6

Crítica: Entãooooooo, eu não curti a série. Tenho dificuldades quando todo mundo idolatra uma série e vou assistir cheio de expectativas. Foi exatamente assim com Narcos, Breaking Bad e Hannibal. As idéias são excelentes, o humor negro é muito bem apresentado, mas tudo é repetitivo demais e tem um certo contexto previsível de que tudo vai dar errado com a personagem principal que tira a graça da série, se você quer um roteiro mais profundo, como eu gosto, este não é o caminho. Em Orange, eu achei interessante o elenco de apoio e o primeiro capítulo a inocência de Piper chega a ser revoltante, ao se apresentar a prisão no próprio carro. Algumas cenas são fortes, principalmente o encarceramento, mesmo em uma prisão de nível mínimo, mas é isso. Cela, relacionamentos, refeições, policias corruptos e tarados, cenas de lesbianismo e solitária. Dá para assistir, mas eu dormi, não achei nada de novo, apenas uma repaginada com humor e feminismo das séries de presídios como Prison Break entre outras.

orange-8

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo