O Jovem Sansão - Sansão e Golias (Hanna Barbera - 1967): - NoSet
Desenhos

O Jovem Sansão – Sansão e Golias (Hanna Barbera – 1967):

Salve Noisetmaníacos. Noset assistiu ao desenho e indica.

sansao-4

O Jovem Sansão – Sansão e Golias (1967):

O jovem Sansão ou Sansão e Golias (Samson e Goliath) é um desenho de 30 minutos produzido pela Hanna-Barbera. Estreou em 1967, com apenas uma temporada e vinte episódios. No começo era transmitido só, e depois em conjunto com os Brasinhas do Espaço.

sansao-2

Sinopse: É a história de um jovem (supostamente milionário, judeu e arqueólogo) e seu cachorro, andando pelo país em sua lambreta. Assim que Sansão unia seus braceletes dourados, se transformava em um super-herói, com super força, agilidade e podendo até voar. Seu cachorro Golias virava um enorme leão, que soltava raios poderosos dos olhos. Ambos combatiam vários vilões nas suas andanças. Baseado no personagem bíblico Sansão que possuía grande força graças aos cabelos. No desenho quando o personagem se transforma, fica com os cabelos mais compridos. Golias também foi baseado em outro personagem bíblico, o gigante também chamado Golias, que foi vencido por Davi.

sansao-1

Curiosidades: Os anos 60 e 70 já tínhamos uma geração de heróis baseados nos mitos gregos, romanos e nórdicos, direta ou indiretamente, tanto para HQs, Séries, Filmes e Animações. Thor, Hércules, Mulher Maravilha, Poderosa Isis e Capitão Marvel (Shazam), entre outros brincavam com nossa imaginação e nos traziam o heroismo puro e simples. Talvez sendo o primeiro herói bíblico judaico / hebreu a ser explorado, Sansão não se correlacionava com a religião diretamente, mas apenas lembrava os cabelos grandes ao se transformar do mito e os braceletes que podem ser derivados das correntes que Sansão bíblico usou em suas aventuras, talvez um pouco de medo e respeito da dupla Hanna Barbera de se mexer em um vespeiro de uma comunidade forte. O cachorro que virava leão, provavelmente homenageado no desenho He Man, quando Pacato se transforma no Gato Guerreiro, era uma referência indireta a também outro mito bíblico, o gigante que enfrenta o jovem Davi. Tudo bem que era um cão se transformando em um gato, que mesmo gigante não faz sentido. Um dos pontos mais divertidos era que junto a transformação, Sansão passava a usar um minúsculo shorte que ficava apertadíssimo para suas pernas musculosas, algo bem avançado e polêmico para época, além de sua camisa polo branca justa e aberta no peito, um uniforme surreal. Nos vinte capítulos que nos deleitamos com as aventuras de nosso herói não fica claro qual o trabalho ou da onde vem o jovem Sansão, muito menos da onde tira sua renda, apenas em um capítulo isso é vagamente mencionado, mas seme xclatecer o fato. Outro ponto que não fica claro é como Sansão conhece tantas pessoas em todo mundo, parecendo um jovem bem viajado e cheio de experiências. Para terminar, nunca foi mostrado como Sansão faz para se destransformar em nenhum dos capítulos ou como ganhou seus poderes, mais mistérios desse jovem herói mítico da Tv e das HQs dos anos 70.

sansao-0

Att.

Marcelo The Moura.

sao-sao-5

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo