Manimal (1983): - NoSet
Séries & TV

Manimal (1983):

Salve Nosetmaníacos. Noset assistiu a série Cult e adorou.

m2

Manimal (1983):

Manimal foi uma série de televisão de apenas uma temporada que iniciou em 30 de Setembro de 1983 e se estendeu até 17 de Dezembro de 1983, na NBC. Mesmo com apenas uma curta temporada, passou a ser cultuada por fãs e se tornou um clássico dos anos 80, principalmente por sua incrível maquiagem e um roteiro para lá de interessante. No elenco Simon MacCorkindale (Jonathan Chase), Melody Anderson (Brooke Mackenzie), Michael D. Roberts (Tyrone “Ty” C. Earl), Reni Santoni (Ten. Nick Rivera) e William Conrad como o narrador.

m5

Sinopse:

Manimal conta a história de Jonathan Chase, (Simon MacCorkindale), um homem que é capaz de se transformar em qualquer animal que desejar, não importa a massa física de desprendia na transformação, indo de um pássaro a um elefante se necessário (época da inocência científica), mas mantendo a inteligência humana sobre a animal. Acompanhado de Brooke Mackenzie e Ty Earl, utiliza suas habilidades para combater criminosos.

m1

Conceito:

Um dos momentos mais interessantes da série era a transformação de Chase em fera. Para esse efeito especial foram usados moldes de gesso com seu rosto, onde máscaras eram criadas, utilizando a antiga técnica chamada Chroma Key, que consiste em projetar imagens em um fundo azul ou verde, para criar os efeitos de transformação em animais e realmente impressionava para época. Não me canso de lembrar os momentos ansiosos que aguardava a transformação de Manimal em bichos. A série conquistou seu lugar de destaque entre as famosas séries dos anos 80, mesmo tendo apenas oito capítulos. A série conta a história do especialista em vida selvagem, o professor Jonathan Chase, um britânico culto e “boa pinta” que lecionava “ciências do comportamento animal” na Universidade de Nova York e também trabalhava para a polícia como um consultor do uso de animais em criminalística (tem que fazer sentido de alguma maneira, né?). Chase aprendeu com seu pai as técnicas para se transformar em qualquer animal, logo, ele não era o único a fazer estas macaquices (não resisti ), mas durante os poucos episódios se transformou apenas em Falcão, Pantera-negra, Serpente (esses três com a cena de transformação exibida), Periquito, Gato branco, Tubarão, Golfinho, Cavalo, Urso Pardo e Vaca. Utilizando seu dom para ajudar a polícia de Nova York, Chase conta com a ajuda da bela detetive Brooke McKenzie e de seu amigo Tyrone C. Earl, com quem serviu no Vietnã. Os dois era eram as únicas pessoas que conheciam o segredo de transformação de Jonathan Chase, sendo que Brooke o descobriu por acidente. Outro destaque da série era os atores. Para o papel do professor protagonista os produtores queriam, a princípio, um homem com uma aparência animalesca, mas após mudarem de idéia contrataram um personagem com traços mais refinados, para enfatizar a idéia da transformação do “belo para fera”. A classe do ator inglês Simon MacCorkindale, que já havia feito alguns trabalho nos Estados Unidos, mostrou-se perfeita para a proposta adotada.

m3

Curiosidades:

No episódio sete, “O Sopro do dragão”, Walter Nebicher da série de TV Automan pode ser visto caminhando do lado de fora do restaurante Chinês. Ambos Manimal e Automan foram filmados ao mesmo tempo na mesma cena (em um ângulo diferente) aparecendo no episódio de Automan. No episódio piloto , o parceiro de Chase Tyrone “Ty” C. Earl foi interpretado não por Michael D. Roberts, mas por Glynn Turman. A série tem uma referência na música “Wind Up” da banda Foo Fighters no seu álbum de 1997 The Colour and the Shape. A banda de Heavy Metal W.A.S.P. gravou em 1987 o tema Manimal adotando assim o nome da série ao conceito da música.

m4

 

Att.
Marcelo The Moura.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo