Justiça Jovem: HQs e Animação

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de uma das melhores animações da DC Comics junto com a Cartoon Network.

Justiça Jovem (Série da TV):

Young Justice é uma animação americana criada por Greg Weisman e Brandon Vietti para o Cartoon Network, tendo sido exibido no bloco DC Nation deste canal. Apesar do título, não é uma adaptação da série de HQ Justiça Jovem de Todd Dezago e Todd Nauck, mas sim uma adaptação de todo o Universo DC com foco nos super-heróis mais jovens. A série mostra o dia-a-dia de heróis e ajudantes adolescentes que são membros de uma equipe de operação secreta chamada Justiça Jovem. A equipe é essencialmente uma versão jovem da famosa equipe adulta, a Liga da Justiça. O cenário principal é o universo da Terra-16, durante um período de tempo em que super-heróis são um fenômeno relativamente recente. Em 7 de novembro de 2016, a Warner Bros. Animation anunciou que a série retornará para uma terceira temporada.

Sinopse: Justiça Jovem centra-se na jornada de um grupo de ajudantes e protegidos de super-heróis tentando mostrar-se eles próprios como heróis, enquanto lidam com problemas típicos da adolescência em suas vidas pessoais. A série corresponde ao tempo presente do nosso mundo, um período que Vietti chamou de “uma nova era de heróis”. O piloto foi ao ar um mês antes da estreia da série normal e introduziu quatro personagens: Robin, Aqualad, Kid Flash e Ricardito, deixando claro seu desejo explícito por maior reconhecimento e respeito, ou seja, uma promoção de ajudantes para super-heróis de pleno direito. Contrariados com a oposição de seus respectivos mentores na Liga da Justiça, Batman, Aquaman, Flash e Arqueiro Verde, os protegidos reagem de diferentes maneiras. Ricardito se demite do seu posto de ajudante de Arqueiro Verde e começa a se chamar de Arqueiro Vermelho. Os outros procuram persuadir seus mentores de seu valor assumindo secretamente uma missão da Liga da Justiça para investigar a sede do Cadmus. Durante sua infiltração no prédio, os três descobrem um clone do Superman, chamado Superboy. Após a descoberta, a equipe descobre que o Cadmus está criando armas vivas chamadas de Genomorfos. O foco do filme é a essa revelação da origem do Superboy e como isso se relaciona com um misterioso grupo de pessoas chamado A Luz. No fim, Robin, Aqualad, Kid Flash e Superboy negociam com Batman a criação de uma equipe de operações secretas como um mecanismo prático para a Liga da Justiça, cujo estatuto de celebridade inviabiliza o sigilo de algumas missões. Após debater com seus colegas, Batman estabelece a Justiça Jovem em uma caverna secreta de uma ilha isolada, onde os adolescentes são treinados e orientados. Miss Marte faz uma aparição no final do filme e junta-se à equipe como quinto membro.

A Terra – 16: Apesar de Justiça Jovem seguir um roteiro consideravelmente diferente daquele do Universo DC principal, Weisman afirmou que o programa cobre seus estágios iniciais. A Terra-16 foi escolhida pela DC Entertainment para essa produção porque estava bastante inexplorada, liberando a série e sua franquia de restrições de continuidade estabelecidas por um ou outro conjunto do Universo DC principal ou outros mundos no Multiverso. Existem diferenças cruciais na composição da equipe na série Justiça Jovem em relação a equipe mostrada nas HQs de mesmo nome. Dick Grayson (Robin Original e atual Asa Noturno) e Wally West (Kid Flash Original e atual Flash) foram escolhidos no lugar de Tim Drake (Robin Vermelho) e Bart Allen, (Impulso). Miss Marte, que era originalmente uma marciana branca nas HQs e na série The Arrow, permaneceu assim na série, todavia, passa a maior parte metamorfoseada numa marciana verde. Ela foi adicionada porque a data de sua chegada à Terra ainda poderia caber no conceito inicial do Universo DC. Aqualad, ao contrário de Robin, é estabelecido desde o início como o líder da equipe. Além disso, o Aqualad apresentado na série é um personagem totalmente novo criado por Weisman e Vietti, com Bourassa responsável pelo desenho do personagem original. Arrowette foi substituída por Artemis por causa do desejo dos produtores em se concentrar nas histórias desta última. Algumas das idades dos personagens em Justiça Jovem “foram alteradas das de suas versões originais; no entanto, o espírito e a intenção dos personagens seriam mantidos”. Nos primeiros episódios, vê-se claramente a intenção dos roteiristas de explicitar, através de diversas missões, a evolução do caráter dos heróis e o fortalecimento dos elos da equipe. Essa união é notória no episódio em que todos perdem as lembranças de seus últimos seis meses, como consequência do confronto com Psimon, vilão com grande poder telepático que manipula suas memórias. Contando com a ajuda esporádica do Arqueiro Vermelho, a Justiça Jovem torna-se uma ferramenta eficaz contra a criminalidade da Terra-16.

Personagens Principais:

Aqualad (Kaldur’ahm): Na primeira temporada, Kaldur’Ahm (ou Kaldur), originário de Atlantis é o habilidoso líder da equipe com apenas 16 anos. Foi treinado em táticas de ataque e defesa por seu amigo, tutor e Rei Orin, o Aquaman, e por sua Rainha Mera, que o iniciou nas Artes Místicas Atlantes. Tem comportamento sereno e é bastante compreensivo e amigável com a equipe. Alguns de seus poderes são canalizados por tatuagens que tem nos braços, produtos de uma mescla de magia e ciência atlantes.

Robin / Asa Noturna (Richard John “Dick” Grayson): Na primeira temporada, Dick é o Robin e, com apenas 13 anos, é o mais experiente membro da equipe no combate ao crime. Não possui superpoderes, mas sua experiência no circo e seu aprendizado com o Batman fez com que desenvolvesse habilidades mentais e motoras ao máximo. Com personalidade irreverente pode, frequentemente, ser ouvido gargalhando durante seus combates ou enquanto está à espreita de algum vilão. Foi proibido pelo Batman de revelar sua identidade secreta aos membros da equipe, à exceção do Kid Flash, que já o conhecia anteriormente. Na segunda temporada, Dick assume a liderança da equipe, quando adota a identidade de Asa Noturna, passando o “cargo” de Robin a Tim Drake.

Superboy (Projeto Kr / Kon-El / Conner Kent): Superboy é bastante explosivo em seu temperamento e tem sérias dificuldades com interações interpessoais. Quando usa implantes fornecidos por Lex Luthor seus poderes igualam-se aos do Superman. Por ainda ser jovem e um clone em desenvolvimento, sua força é menor que a do Superman. Essa condição desagrada ao personagem, que, por essa razão, já se mostrou enraivecido em diversos momentos na série. Porém, segundo seus criadores, Superboy atingirá pleno desenvolvimento com cerca de 2 anos de idade. Para compensar sua incapacidade de voar como o Superman, Superboy usa a superforça de suas pernas para pular distâncias bastante longas, que facilmente ultrapassam a altura de edifícios.

Kid Flash (Wallace Randolph “Wally” West): Wally West aprendeu a usar sua supervelocidade com Barry Allen, além de viajar no tempo e realidade. É uma dos velocistas mais famosos de sua geração e introduziu o humor, junto com o Robin, a Liga da Justiça, Novos Titãs e Justiça Jovem.

Miss Marte (M’gann M’orzz / Megan Morse): Sobrinha de J’onn J’onzz, o Caçador Marciano, Megan Morse tem uma personalidade doce e efervescente, mas vive intensos conflitos internos por esconder segredos de seu passado. Possui a capacidade de ler mentes alheias e nelas projetar seus próprios pensamentos, tem a habilidade de mudar as características físicas e se transformar em outra pessoa, animal, ou criatura, chegando a níveis celulares, como mudança do tipo sanguíneo. É cappaz de mover objetos sem tocá-los fisicamente e possui a habilidade de manipular a memória de seres vivos, chegando ao ponto de fazê-las esquecer tudo ou parte de suas memórias, dar mais importância a algumas memórias, ou criar memórias falsas. Tem a capacidade de ficar invisível a olho nu, podendo camuflar seu corpo em qualquer lugar, pode voar como bem entender e quando quiser ou atravessar objetos mudando sua densidade.

Artemis (Artemis Crock): É excepcional arqueira e excelente lutadora. Irmã de Jade Nguyen (Lince) e filha de Lawrence “Crusher” Crock, o Mestre dos Esportes e de Paula Brooks, a Tigresa. Arqueria avançada, Artemis apresenta maestria no uso de arco e flecha e pode rapidamente analisar cenários complexos para fazer disparos perfeitos e quase sempre acertar o alvo. Possui a capacidade de se mover rapidamente podendo desviar-se de balas ou agarrar objetos antes que caiam no chão. Foi treinada para ter habilidades extraordinárias de luta mano a mano e com uso de armas. Tem grande perícia em caçar e rastrear, apresenta sentidos apurados para auxiliá-la na procura de seus inimigos.

Segunda Temporada: Após cinco anos para provar seu valor, a equipe agora tem uma nova formação, que inclui Mutano e o Besouro Azul, e com isso novos desafios de relacionamento entre os personagens principais. Viagens estelares, lutas contra o Lobo, o famoso caçador de recompensas intergaláctico, e além disso, é descoberta uma invasão alienígena na Terra.

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/

 

Mais do NoSet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *