Gotham 5ª temporada: Ano Um e Terra de Ninguém. - NoSet
Review

Gotham 5ª temporada: Ano Um e Terra de Ninguém.

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje vamos falar da ultima temporada da série Gotham, série de televisão americana criada por Bruno Heller, baseada em personagens da DC Comics em sua franquia Batman, principalmente os do Detetive James Gordon e Bruce Wayne.

Gotham (5ª temporada 2016): Criadores Bruno Heller, diretores Danny Cannon,John Stephens,Oz Scott,Scott White,Nick Copus,Rob Bailey,Eagle Egilsson,John Behring,Jeffrey Hunt,Louis Shaw Milito,TJ Scott,Kenneth Fink,Bill Eagles,Paul Edwards,Nathan Hope,Wendey Stanzler,Guy Ferland,Karen Gaviola,Tim Hunter eDermott Downs, Produtores Rebecca Perry Cutter e Scott White, roteiristas Bruno Heller,John Stephens,Megan Mostyn-Brown,Danny Cannon,Rebecca Perry Cutter,Rebecca Dameron,Ken Woodruff,Sue Chung,Jordan Harper,Ben Edlund,Robert Hull,Jim Barnes e Seth Boston. Produção DC Entertainment, Primrose Hill Productions e Warner Bros. Television, exibição FOX. A série conta os primeiros anos de Gordon na polícia de Gotham City, assim como o jovem Bruce Wayne e também as origens de vilões como Pinguim, Charada, Mulher-Gato, Hera Venenosa, Espantalho, Hugo Strange, Duas-Caras e Senhor Frio.

Sinopse: Na primeira temporada, James Gordon, um novo recruta do Departamento de Polícia de Gotham City, está emparelhado com o veterano detetive Harvey Bullock para solucionar os assassinatos de Thomas e Martha Wayne. Gordon conhece o filho dos Wayne, Bruce, que agora está aos cuidados do mordomo Alfred Pennyworth. Além disso, ele também encontra o membro de gangue Oswald Cobblepot, o inteligente Edward Nygma, as órfãs de rua Selina Kyle e Pamela “Ivy” Pepper, o promotor público assistente Harvey Dent e a médica Leslie Thompkins. Gordon se envolve com as famílias criminosas de Gotham, incluindo a gangster Fish Mooney e os senhores do crime Carmine Falcone e Salvatore Maroni.

Na segunda temporada, Gordon lida com uma série de eventos que estão sendo orquestrados por Theo Galavan e sua irmã Tabitha como parte de um plano para assumir Gotham como o novo Prefeito de Gotham City e exigindo vingança contra a Família Wayne. Depois que Galavan é assassinado em sua campanha para prefeito, o Departamento de Polícia de Gotham City lida com as ações de Victor Fries. O enigmático Hugo Strange e sua assistente Ethel Peabody realizam uma série de experiências bizarras sob o Asilo Arkham, nas instalações subterrâneas de Indian Hill, que é de propriedade secreta da Wayne Enterprises e supervisionadas pela Corte das Corujas.

Na terceira temporada, seis meses depois, Gordon tornou-se um caçador de recompensas enquanto trabalha para rastrear experimentos em Indian Hill que escaparam tão bem quanto uma Fish Mooney revivida. Enquanto planejava recuperar Leslie Thompkins, ele também encontra o filho de Carmine Falcone, Mario Calvi, e o hipnotizador Jervis Tetch, que chega na cidade em busca de sua irmã Alice, sendo que ela possui sangue venenoso que enlouquece de várias maneiras. Enquanto isso, Ivy é envelhecida até uma mulher adulta após um encontro com um dos seguidores de Fish Mooney vindos de Indian Hill e Jerome Valeska é revivido para retomar sua vingança anterior contra a cidade. Gordon tem que lidar com a Corte das Corujas que trabalham em nome de Ra’s al Ghul e da Liga das Sombras, Pinguim e Ivy se unem para formar um exército, e Edward Nygma abraça sua nova identidade como “O Charada”.

Na quarta temporada, Bruce Wayne é um vigilante mascarado, patrulhando as ruas de Gotham à noite, vestindo roupas escuras e uma balaclava preta com capuz. Cobblepot inicia uma campanha para dominar o submundo da cidade lucrando com crimes licenciados, Nygma descobre que suas ideias mentais diminuíram como um efeito colateral de ter sido congelado, Jonathan Crane é visto abraçando seu papel como o Espantalho, a Liga das Sombras começa seu próximo lote envolvendo uma antiga faca de embalsamamento, Ivy Pepper toma drogas de um farmacêutico que a transformam novamente, Butch Gilzean se torna Solomon Grundy depois que seu corpo comatoso foi jogado em um pântano, e finalmente o Coringa dá as caras. A série foi renovada para sua quinta e última temporada. Os produtores alertaram que esta será o desfecho do programa e mostrará a transformação do jovem Bruce Wayne no Cavaleiro das Trevas.

Crítica: Gotahm em sua última temporada é um misto de dois arcos famosos das HQs chamados Ano Um onde conta os primeiro ano de Batman, sem tantos equipamentos ou experiência e Terra de Ninguém, onde uma Gotham devastada e isolada, deve sobreviver aos seus maiores algozes. Batman: Ano Um foi escrito por Frank Miller, ilustrado por David Mazzucchelli, colorido por Richmond Lewis e com letras de Todd Klein. Apareceu originalmente nas edições 404 a 407 da série Batman, da DC Comics, em 1987.

A história conta com o ainda tenente, James Gordon, que foi transferido para a polícia de Gotham City, com sua esposa, Bárbara, que está grávida do primeiro filho de Gordon. Ao chegar no distrito policial, Gordon se depara com corrupção e esquemas armados, tendo um grande desafio pela frente com o ,então, Comissário Loeb. Juntamente com a chegada de Gordon, há a chegada de Bruce Wayne, que estava em uma viagem de conhecimento e treino corpóreo, após presenciar a morte de seus pais. Começa aí, a batalha de Wayne contra as famílias mafiosas e bandidinhos de rua de Gotham, sem contar a polícia, que nos primórdios de Batman, atacam o morcego freneticamente.

Já em Terra de Ninguém (No Man’s Land no original), uma história publicada pela DC Comics com duração de um ano na revista mensal de “Batman” em 1999 e se expandiu para os demais títulos: Detective Comics, Batman: Shadow of the Bat and Batman: Legends of the Dark Knight com outros spin-offs. Terra de Ninguém foi outra famosa saga de Batman que virou livro. No Man’s Land (Pocket Star Books, 2001), chegou com 500 páginas escritas por Greg Rucka, mostrando o que aconteceu a Gotham City depois dos eventos de Terremoto. Um grande terremoto de magnitude 7.6 começa a devastar a cidade. Batman reúne todo seu time para tentar salvar os feridos, a cidade é seriamente afetada, e Batman quase é soterrado junto com sua batcaverna.

Jean-Paul Valley, que foi deixado de lado desde seu tempo vestindo o manto do morcego, acabou provando que está curado psicologicamente, ajudando Batman e os outros heróis a salvar o que restou da cidade. Mas esta última tragédia foi fatal para cidade que, mesmo com toda repercussão e ajuda da Fundação Wayne, foi considerada pelo Governo dos Estados Unidos uma Terra de Ninguém. A partir de então, a cidade não era mais protegida pela lei e deveria ser abandonada. Mas grande parte das pessoas não quiseram deixar as suas casas de lado, e não abandonaram Gotham mesmo em uma de suas maiores crises.

Gotham acabou sendo dividida por populares, criminosos, gangues e os fugitivos do Asilo Arkham. Para manter a lei, o ex-Comissário Gordon, sua mulher e alguns companheiros não abandonam a cidade e continuam ali. Assim como uma nova e encapuzada Batgirl e Oráculo que se manteve em sua base na cidade, ligando seus computadores a seus poderosos geradores. Nesse momento, Batman desaparece sem deixar vestígios

E toda a história tem um início, meio e fim. Com esta sopa de letrinhas misturada, finalmente um Bruce Wayne deixando a adolescência e tomando corpo de homem, Gotham tem um interessante primeiro capítulo recheado de mortes e juras de vingança em uma cidade isolada e totalmente destruída. A mistura de Ano Um com Terra de Ninguém funcionou bem e dá uma nova trama a história e é uma pena que esta é a última temporada de Gotham, porque com o Batman, poderia ter muito pano, principalmente por causa de um elenco maravilhosos e super afiado.

É claro que todos já viram que o Batman apareceu na série Titãs da DC Universe e a BatWoman no ArrowUniverse da The CW, por isso talvez o contrato não tenha sido renovado com a Gotham da Fox. A única coisa que eu não gostaria que acontecesse é que Bruce só se transformasse em Batman e vestisse a capa no final do último capítulo, assim como seu melhor amigo em Smallville, agora é torcer por uma temporada épica.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo