Glee: A Série que Todo Mundo cantou Junto.

Salve Nosetmaniacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de uma das melhores séries musicais de todo a TV. 

Glee: 2009 – 2015

Glee é uma épica série de drama musical que foi referência em todo o mundo e revelou estrelas para novas séries como Supergirl e The Flash. Criado por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan. Produtores Alexis Martin Woodall, Michael Novick, Kenneth Silverstei, Robert Del Valle e Roberto Aguirre-Sacasa, produtores executivos Ryan Murphy, Brad Falchuk, Dante Di Loreto, Ian Brennan, Russel Friend, Garrett Lerner e Bradley Buecker, distribuída pela 20th Television. Elenco Lea Michele, Chris Colfer, Naya Rivera, Cory Monteith, Darren Criss, Dianna Agron, Matthew Morrison, Jane Lynch, Jenna Ushkowitz, Kevin McHale, Jayma Mays, Harry Shum Jr., Heather Morris, Amber Riley, Mark Salling, Chord Overstreet, Melissa Benoist, Blake Jenner, Becca Tobin, Jacob Artist, Alex Newell e Jonathan Groff. Tema de abertura Time for Some Girl Talk, compositor da música tema James S. Levine, empresa de produção 20th Century Fox Television, Brad Falchuk Teley-Vision e Ryan Murphy Productions. Exibição pela emissora de televisão original FOX.

Com a transmissão original de 19 de maio de 2009 até 20 de março de 2015, seis temporadas, 121 capítulos e um filme lançado direto em DVD, The Glee O Filme, Glee foi uma série de televisão criada e produzida por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan para a Fox. A série foi exibida em mais de 60 países entre 2009 e 2015, tendo altos índices de audiência desde a sua estreia. Glee foi um marco cultural e se tornou um fenômeno mundial em pouco tempo possuindo aclamação da crítica, uma base de fãs, mais de 43 milhões de músicas vendidas, duas turnês de concertos esgotados, prestígios vindos da casa branca, e inúmeros prêmios que incluem três Globos de Ouro, quatro Emmy Awards, seis Satelit Awards e cinquenta e sete outros prêmios.

A história de Glee se passa na fictícia William McKinley High School, em Lima, Ohio, e gira em torno de um grupo de estudantes entusiasmados e ambiciosos na sua luta para vencer a concorrência enquanto vivem seu cotidiano nos cruéis corredores do colégio. Will Schuester assume a direção do clube do coral e tenta restaurar à sua antiga glória, além de estar sempre defendendo a existência do clube para a treinadora Sue Sylvester que faz tudo para acabar com as artes na escola. O foco principal da série são os alunos do clube Glee, seus relacionamentos como casais, seu amor pela música e desejo de popularidade entrando em conflito devido à sua filiação no clube e a preocupação com o status. A trama tem uma pegada mista de música, drama, humor e crítica social, abordando temas embaraçosas, envolvendo religião, sexualidade, bullying, suicídio, gravidez, sonhos, morte, entre outros.

Glee é amplamente considerada como uma das melhores séries de televisão de todos os tempos. Ao seu final, a série foi um dos programas da televisão a cabo mais assistidos nos Estados Unidos. A trama também possui dezesseis álbuns de trilha sonora, seis álbuns de compilação, onze extended plays (EPs) e quatrocentos e cinquenta singles, onde detém o recorde de maior número de singles a entrar na Billboard Hot 100 chart (203 faixas até à data), superando os registros anteriormente detidas por Elvis Presley, os Beatles e James Brown, além de mais de 13 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo

Curiosidades: Ian Brennan concebeu Glee com base em suas próprias experiências como membro do coral da Prospect High School em Mount Prospect, Illinois. Inicialmente, ele a imaginou como um filme, ao invés de uma série de televisão, e escreveu o primeiro rascunho em agosto de 2005, com o auxílio de Screenwriting for Dummies. Ele completou o roteiro no mesmo ano, mas não teve interesse no projeto por vários anos. Mike Novick, um produtor televisivo e amigo de Brennan de Los Angeles, fazia parte da mesma academia que Ryan Murphy, e lhe deu uma cópia do script de Ian. Murphy participou de um coral na faculdade, e sentiu que podia se relacionar com o texto. Ele e seu colega de Nip/Tuck, Brad Falchuk, sugeriram que Glee deveria ser produzida como um programa de TV. O roteiro foi totalmente re-escrito, e foi escolhido pela Fox em quinze horas após ser recebido. Murphy atribuiu isto, em parte, ao sucesso do canal com o American Idol. “Fazia sentido para a rede com o maior sucesso da TV, que é musical, fazer algo nessa linha”, consoante seu comentário. Os dois se tornaram os produtores executivos e showrunners do programa; Brennan acabou por ocupar o cargo de co-produtor executivo e Novick o de produtor. Eles iniciaram o desenvolvimento da série escrevendo “todos os episódios”.

Glee é estabelecida na ficcional William McKinley High School em Lima, Ohio. Murphy escolheu um cenário Centro-Oeste já que cresceu em Indiana, e recordou visitas infantis ao parque temático Kings Island, em Ohio. Embora se passe em Lima, a trama é filmada nos Paramount Studios e na Helen Bernstein High School em Hollywood. Ryan disse que nunca viu um filme da trilogia High School Musical, ao qual Glee foi comparada, e que seu interesse era criar um “musical pós-moderno”, ao invés de “fazer um programa onde as pessoas começam a cantar”, inspirando-se mais profundamente no formato de Chicago. Ele queria que o show fosse uma forma de escapismo. Os três criadores, Murphy, Falchuk e Brennan, planejam as histórias juntos. Nas duas primeiras temporadas, eles eram os únicos escritores, e após receberem créditos juntos no episódio piloto e no que iniciou a temporada de outono de 2009, iniciaram a tomar um único crédito autorial, com base na pessoa que “que tomou a liderança no decorrer da história ou escreveu um rascunho”. Brennan notou que o processo de escrita é “rápido e solto, com ênfase no rápido”, e cita Murphy como tendo dito, em termos de seus papéis na criação de episódios, “Eu sou uma espécie de cérebro. Brad é uma espécie de coração. Ian é uma espécie de osso da graça”, o que ele disse que é “verdadeiro de vários jeitos”. Algumas personagens foram desenvolvidas em maior parte por um escritor do que por outro. Ian escreve a maior parte do material de Sue, e Falchuk frequentemente escrevem as cenas entre Kurt e Burt Hummel, ainda que Ryan contribua muito para Kurt.

A partir da terceira temporada, um time de roteiristas foi contratado: Ali Adler, Roberto Aguirre-Sacasa, Marti Noxon, Michael Hitchcock, Matt Hodgson and Ross Maxwell. O terceiro episódio da temporada, “Pot o’ Gold”, foi escrito por Adler, sendo o primeiro não creditado a nenhum dos três criadores. Adler e Noxon não retornaram para a quarta série, e então, os escritores Russel Friend, Garrett Lerner e Stacy Traub, que estavam em House, foram contratados.

Ryan Murphy é o responsável pela escolha das músicas a serem apresentadas, e disse que se esforça para manter um equilíbrio entre os sucessos das paradas musicais e as obras cantadas no show: “Eu quero que haja algo para todo mundo em todos os episódios. É uma mistura complicada, mas é muito importante esse equilíbrio.” De acordo com ele, a escolha é integral ao desenvolvimento do roteiro; “Cada episódio tem um tema em seu núcleo. Depois que escrevo o texto, eu vou escolher canções que ajudam a mover a história junto.” Em uma entrevista de 2010 com Allison Kugel, Chris Colfer disse que “houve várias vezes que eu cheguei pra Ryan Murphy (criador de Glee) e disse-lhe diversas coisas que aconteceram comigo, e então ele escreve no programa. Ou então ele me pergunta que música eu gostaria de cantar, nesta ou em outra situação. Eu não acho que nenhum de nós diretamente tentamos dar impulso no personagem ou na história, mas eles definitivamente roubam coisas da gente.” A partir da segunda temporada, uma mudança em direção ao uso de músicas do Top 40 foi usada, em um esforço de apelar mais para o público entre 18 e 49 anos de idade.

Ryan ficou surpreso com a facilidade com que o uso das composições foram aprovadas pelas gravadoras, e explicou: “Eu acho que a chave para isso é que eles amaram o tom. Eles amaram que esse programa era sobre otimismo e jovens crianças, em sua maior parte, reinterpretando seus clássicos para um novo público.” Uma minoria de artistas rejeitou permitir o uso de seu catálogo, como Bryan Adams, Guns N’ Roses e Coldplay, entretanto, em junho de 2010, Coldplay voltou atrás em sua decisão, liberando o uso de seu repertório. Adams postou em sua conta no Twitter que os produtores de Glee nunca pediram permissão para uso das obras, e incitou-os a “pegar o telefone”. O músico e compositor Billy Joel ofereceu muitas de suas canções para o show, e outros artistas ofereceram o uso de graça. Uma série de trilhas sonoras de Glee foi lançada através da Columbia Records. As canções incluídas são disponibilizadas no iTunes aproximadamente duas semanas antes do episódio em questão ir ao ar, e são colocadas em outras lojas digitas e em operadoras de telefonia móvel uma semana após o capítulo. Os produtores musicais da série, Adam Anders e Peer Åström começaram a incluir músicas originais no programa, como “Loser like Me” e “Get It Right”, no episódio de 15 de março de 2011.

A série é coreografada por Zach Woodlee e dispõe de quatro a oito números por episódio. Assim que Murphy escolhe uma música, os direitos autorais são acertados com a editora pelo supervisor musical P. J. Bloom, e os produtores musicais, Anders e Åström, adaptam-as para o elenco. Os números são pré-gravados pelos integrantes, enquanto Woodle constrói os passos acompanhantes, que são ensinados ao conjunto e filmados. Gravações em estúdio das faixas então são realizadas. O processo começa entre seis a oito semanas antes do capítulo ser filmado, e pode terminar tão tarde como o dia antes das gravações. Os episódios tem um custo de produção de ao menos $3 milhões cada, e podem levar até dez dias para serem filmados, como resultado da elaboração das coreografias. No final de 2010, Bloom relatou que o processo tem sido ainda mais curto; “tão rápido quanto algumas semanas”. Para a segunda temporada, os criadores ofereciam listas das canções para editoras e gravadoras com antecedência, com a concepção do episódio ocorrendo antes mesmo dos direitos serem acertados.

O conceito da série era explorar situações verossímeis ou próximas do cotidiano de qualquer pessoa, através dos personagens que, sempre, se deparam com situações constrangedoras ou para as quais não têm solução ou resposta imediata, mostrando o lado psicológico dos personagens (em diálogos interiores, narrados em off). Têm-se ao final dos episódios ou da temporada – uma reviravolta espetacular, com a solução do dilema. GLEE é uma formidável experiência de seriado sem o clima de “conto de fadas” muito comum em programas do gênero; mas que contém a estética do cinema Block-Buster.

As Temporadas:

Primeira temporada (2009-2010): A história começa com um professor de espanhol, William Schuester (Matthew Morrison), decidido a dirigir o clube do coral da escola em que leciona (e onde estudara na adolescência) e torná-lo motivo de orgulho novamente. Mas, para isso acontecer, ele terá que encarar vários obstáculos, como, um baixo orçamento, o controle obsessivo de sua esposa Terri (Jessalyn Gilsig), a baixa autoestima dos alunos, e, claro, a treinadora das cheerleaders, campeã de seis títulos nacionais consecutivos, Sue Sylvester (Jane Lynch), que fará de tudo para impedir o sucesso do clube, devido a motivos do passado e do presente que serão “revelados” aos poucos. Mas Will fecha um acordo com o diretor da escola, Figgins, garantindo que se eles vencerem a competição regional de show de corais, o programa permanecerá, senão o clube acabará e a sala usada por eles será a alugada para adquirir dinheiro para a escola.

Mas não será tão fácil vencer, pois além de Sue, ele terá problemas com sua esposa e com integrantes egoístas do Glee Club, e a princípio, extrair dos alunos bastante talento se quiserem vencer as regionais. Enquanto isso os alunos tentam achar seu lugar no mundo em que as diferenças não tem vez, e sim um padrão social imposto. A princípio o Glee Club só é frequentado por alunos excluídos e considerados perdedores: Rachel Berry (Lea Michele) é filha de dois pais gays e muito egoísta quando se trata de seu objetivo ser uma estrela. Kurt Hummel (Chris Colfer) é homossexual assumido, porém acaba enfrentando diversos preconceitos por ser do jeito que é. Mercedes Jones (Amber Riley) se considera a nova Witney Houston, mas é constantemente zoada por ser gorda e por nunca ter beijado alguém. Artie Abrams (Kevin McHale) sofre por ser paraplégico e ter que usar uma cadeira de rodas para se locomover, já que sofreu um acidente quando tinha oito anos. E Tina Cohen-Chang (Jenna Ushkowitz), uma asiática que canta muito bem, mas é extremamente tímida. O Glee Club começa a ir para a ruína, mas tudo muda quando Will, ao tentar fazer com que algum jogador de futebol entre no coral e ser ridicularizado por isso, escuta Finn Hudson (Cory Monteith), o quaterback do time e o garoto mais popular do colégio cantar.

Segunda temporada: Depois da derrota devastadora nas Regionais,  ficando em último lugar,  o Glee Club e Will, voltam para a escola, mas infelizmente, ao contrário do que pensavam, ninguém ainda gosta deles, o que será difícil de aguentar no dia-a-dia da escola. Um ano novo letivo se inicia, e já que um aluno do clube do coral foi transferido, e eles agora estão com onze integrantes, sendo que precisam de doze para competir, tentam de tudo recrutar novas pessoas para entrar no clube do coral, mas não será tão fácil assim, já que o Glee club continua sendo o mais ridicularizado do colégio e todos os integrantes do mesmo continuam levando suco gelado na cara. Mesmo assim, eles conseguem dois interessados: Sam Evans (Chord Overstreet), um garoto propenso a se tornar o novo Finn Hudson da escola e Sunshine Corazón (Charice Pempengco), uma intercambista das Filipinas que é uma excelente cantora.

Terceira temporada (2011-2012): Um ano novo começa! O Novas Direções continua perdedor, mas tem mais um ano para vencer. Para alguns dentro do clube é o último ano na escola, então essa é a última chance de muitos para ganhar as Nacionais. Quinn entra numa fase rebelde, com o cabelo rosa, cheia de piercings e uma tatuagem, e decide deixar o coral. Lauren também sai, com a desculpa de que a derrota nas últimas Nacionais derrubou sua reputação, e para completar, Sam se muda para outro estado por causa das condições financeiras de sua família, fazendo com o que o Glee Club tenha apenas 9 membros. Já que precisam de 12 para competir, Will lança um projeto para atrair novos membros.

Quarta temporada: Nova temporada, muitas mudanças. Nessa nova fase Rachel está ralando em NY tentando agradar os professores, na fictícia NYADA, Finn no exército, Puck “trabalhando” em Los Angeles, assim como Kurt que está trabalhando como garçom, Mercedes na UCLA em um projeto, Quinn em YALE se envolvendo com um professor mais velhos e em uma sociedade feminista secreta, Mike em Chicago e Santana primeiramente em Louisville fazendo a vontade de sua mãe. Artie receberá uma notícia importante em relação a carreira que quer seguir, mas uma pessoa irá lhe impedir de tomar logo uma decisão: sua mãe. Burt, o pai de Kurt, está com câncer de próstata. Sue já teve sua filha, mas ainda não revelou o nome do pai. Will e Emma ainda não se casaram. O Glee Club, pela primeira vez, está popular e não terá dificuldade de recrutar novos membros para suprir a falta dos antigos.

Quinta temporada (2013-2014): A série vai pegar de onde parou a última temporada e continuar a seguir o caminho dos estudantes NYADA e as crianças do New Directions. O ano escolar vai continuar no McKinley High, onde a vitória do clube do coral nas Regionais vai colocá-los no caminho para a possível vitórias nas Nacionais. Enquanto isso, em Nova York, vamos descobrir se Rachel aterra o papel principal em sua primeira produção da Broadway e o que Blaine planeja para sua proposta de Kurt. Os dois primeiros episódios da temporada contou com canções dos Beatles. Uma homenagem ao personagem de Cory Monteith, o Finn Hudson, foi feito. Além de uma um episódio baseado na rixa entre os fãs de Gaga e Katy Perry, a 5.ª temporada de Glee teve um episódio em homenagem ao cantor Billy Joel. Uma curiosidade é que o décimo segundo episódio dessa temporada marca o centésimo da série, e neste teremos a presença de vários antigos personagens, além de músicas já gravadas em Glee, escolhidas por uma votação no site oficial da série.

Sexta temporada (2015): Glee retorna as suas origens no último ano e Lima volta a ser o cenário principal da serie. No primeiro episódio, Rachel retorna à sua cidade natal, Lima, Ohio, após sua série fracassar. Como uma forma de redenção, ela decide juntamente com Kurt, tentar trazer de volta o Glee Club no McKinley, tarefa que não será fácil, pois Sue está mais rígida do que nunca em relação às artes na escola.

Convidados Especiais: A série Glee já recebeu vários convidados especiais, que participaram de um, dois ou mais episódios, como: John Lloyd Young como Henri St. Pierre, Debra Monk como a mãe de Will Schuester, Sarah Drew como Suzy Pepper, Jeniffarer Aspen como Kendra (irmã de Terri), Lindsay Pearce como Harmony Destiny, Ali Stroker como Betty, a cantora Glória Estefan como Maribel Lopez (mãe de Santana), Katey Sagal como Nancy Abrams (mãe de Artie), a cantora Jessica Sanchez foi Frida Romero, Tamlyn Tomita foi Julia Chang (mãe de Mike Chang), Skylar Astin como Jean Baptiste, Carol Burnett como Doris Sylvester, Tyra Banks como Bichette entre outras celebridades que já passaram pela série.

Glee: The Music: Glee: The Music vai desde os clássicos dos anos 60, até Pop. GLEE: The Music bateu o recorde de download de músicas dos Beatles, de Elvis Presley, e fez a música Don’t Stop Believin’ se tornar a música mais baixada da história do iTunes – recorde que não é mais deles – assim como a banda Journey, que voltou para o mercado musical chegando a agradecer em público a série e principalmente Ryan Murphy, por ter proporcionado essa reviravolta em sua jornada, literalmente. O cantor e/ou banda não saem perdendo, pois metade do que é arrecadado com os downloads legais da músicas é redirecionado para eles. Lembrando que alguns CDs estão disponíveis apenas para download digital pelo serviço iTunes da Apple.

 

Glee Books: A série possui versões em livro. Ryan Murphy, o criador da série, escreveu uma trilogia. O primeiro, GLEE: The Beggining, foi lançado no Brasil. Os outros, GLEE: Foreign Exchange e GLEE: Summer Break, foram apenas lançados nos Estados Unidos e em livrarias virtuais. Mas a série conta com outros livros oficiais: GLEE: Guia Da Série – Não Deixe De Acreditar, Choosing GLEE, além do Anuário Do Colégio William McKinley. Esse último lançado como um guia completo de vários momentos da série, curiosidades envolvendo os personagens, além de ser uma forma de comemoração, a formatura de oito alunos do glee club. Uma autobiografia da iconoclasta personagem Sue Sylvester está praticamente concluída, e Ryan Murphy pensa em levar Jane Lynch, caracterizada de Sue Sylvester, para uma turnê mundial de divulgação deste livro.

Glee 3D: O Filme (2011)

“Glee: The 3D Concert Movie” é o primeiro e único longa metragem da série que foi lançado mundialmente no dia 12 de agosto de 2011 e ficou em cartaz durante duas semanas. Com o objetivo inicial de contemplar os fãs que não conseguiram ingressos para os shows que teve lotação esgotada, o filme traz uma carga dramática de depoimentos de fãs contando suas experiencias e como Glee ajudou a superar as diversidades, além de cenas exclusivas da turnê. “A resposta dos fãs ao nosso pequeno show foi tão imediata e tão gratificante, que queria sair e agradecer-lhes ao vivo e em pessoa. O filme é uma tentativa de trazer um público maior para o show onde o elenco de Glee não pode chegar”, comentou Murphy. O filme foi dirigido por Kevin Tancharoen e custou cerca de US$ 9 milhões, em apenas duas semanas o longa cobriu a expectativa de US$ 7 milhões atingindo US$ 18 milhões. O show foi gravado em East Rutherford, no dia 16 de Junho com um publico de 29 mil pessoas e também ganhou uma trilha sonora original em CD.

Prêmios: A Série foi nomeada para dezenove Emmy Awards, quatro Globos de Ouro, seis Satelit Awards© e cinquenta e sete outros prêmios, com vitórias, incluindo: O Globo de Ouro 2010 de Melhor Série De Televisão para Comédia ou Musical, Globo de Ouro 2009 de Melhor Série De Televisão como Comédia ou Musical e Prêmios Emmy para Jane Lynch, para Neil Patrick Harris e para a direção de Ryan Murphy pelo episódio piloto. A série ganhou o Globo de Ouro de Melhor Série De Televisão como Comédia ou Musical duas outras vezes. Foi escolhido pela FOX para preencher o intervalo de tempo desejado que se seguiu a cobertura do Super Bowl XLV, em 2011. Em 14 de julho de 2011, GLEE foi nomeado para doze Emmys Prime Time. Também ganhou o Satelidy Awards de Melhor atriz para Lea Michele em 2009 e 2010.

Elenco Principal e Marcante:

Lea Michele Sarfati é uma atriz, cantora, compositora e escritora norte-americana conhecida por sua interpretação como a estudante Rachel Berry na série de TV Glee e Hester Ulrich/Chanel #6 na série de TV Scream Queens.

Cory Allan Michael Monteith, falecido ator e cantor canadense, mais conhecido por seus papéis como Finn Hudson na série televisiva Glee da FOX e como Charlie Tanner na série Kyle XY da ABC Family. Em 13 de Julho de 2013 o ator foi encontrado morto em um quarto do hotel The Fairmont Pacific Rim em Vancouver.

Darren Everett Criss é um ator norte-americano de televisão, cantor e compositor. Ele é mais conhecido por seus papéis de Harry Potter na paródia musical A Very Potter Musical, na sequência A Very Potter Sequel e de Blaine Anderson na série Glee, além de em 2017 participar de um capítulo especial das séries The Flash e Supergirl.

Christopher “Chris” Paul Colfer é um ator, cantor e escritor americano, conhecido por sua interpretação de Kurt Hummel na série Glee. Colfer foi eleito pela revista TIME como uma das 100 pessoas mais influentes de 2011, ficando em 62º lugar.

Matthew James Morrison é um ator e cantor de teatro em musicais e televisão norte-americano. Fez várias peças de teatro como Hairspray e estrelou como Will Schuester, no seriado Glee.

Amber Patrice Riley é uma atriz, cantora e compositora americana, mais conhecida por participar do elenco da série Glee como Mercedes Jones. É a vencedora da 17ª temporada de Dancing With The Stars.

Kevin Michael McHale é um ator e cantor R&B/pop. Anteriormente, fez parte da boy band NLT, é mais conhecido por seu papel como Artie Abrams na série de televisão Glee.

Jane Marie Lynch é uma atriz, escritora, cantora e comediante americana, sempre com seu jeito sarcástico de interpretar personagens que adoramos amar. Participou de séries como Glee e Two and a Half Men.

Thomas Grant Gustin, mais conhecido como Grant Gustin, é um ator, cantor e dançarino americano que pode ser visto em séries como Glee e The Flash, além de participações em Arrow, DC legends of Tomorrow e Supergirl.

Harry Shum Jr. é um ator e dançarino costarriquenho .É conhecido mundialmente devido ao personagem Mike Chang da série de TV Glee e também como Magnus Bane em Shadowhunters. Foi muito criticado ao entrar na série pois é mais conhecido como dançarino do que como cantor.

Melissa Marie Benoist é uma atriz e cantora americana mais conhecida por séries como Glee e Supergirl.

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/

Mais do NoSet

1 Comment

  • Adorei o artigo. Terminei a série recentemente e já sinto falta. Já estou pensando em ver tudo de novo! Gostei de saber as curiosidades e dados sobre a série! Muito bom!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *