FBI - Segunda Temporada na CBS - NoSet
Review

FBI – Segunda Temporada na CBS

Salve Nosetmaniacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje vamos falar de uma das melhores series policiais da atualidade do mega produtor Dick Wolf.

FBI (Primeira e Segunda Temporada):Criado por Dick Wolf e Craig Turk, estrelando Missy Peregrym, Zeeko Zaki, Jeremy Sisto, Ebonée Noel, Connie Nielsen, Sela Ward, Alana de la Garza e John Boyd. Produtores executivos Dick Wolf, Arthur W. Forney, Peter Jankowski, Craig Turk, Greg Plageman, Terry Miller, Rick Eid e Norberto Barba, produtores Amanda Slater, Brian Anthony, Aaron Fullerton e Mo Mais, empresas de produção Wolf Films (primeira temporada), Wolf Entertainment (segunda temporada), CBS Television Studios e Universal Television, distribuição NBC Universal Television Distribution (Estados Unidos), CBS Television Distribution e CBS Studios International (Internacional).

Sinopse: A série se concentra no funcionamento interno do escritório de Nova York do Federal Bureau of Investigation (FBI). Essa unidade de elite traz consigo todo o seu talento, intelecto e conhecimento técnico nos principais casos, a fim de manter Nova York e o país em segurança.

Crítica: Dinâmica, bem produzida, com cenas de ação, tiroteios, politicagem e explosões quase que reais em cada capítulo, provocando a sensação que nossos personagens não são super heróis e que o medo é real, FBI é um ótimo trabalho como em tantas outras séries policiais de alta qualidade que já vimos do produtor Dick Wolf, como Lei e Ordem, Chicago PD, Deadline, NY Undercover e seus derivados, principalmente porque Wolf sabe contar muito bem uma história de rapto, assalto, roubo, chantagem ou assassinato, sem deixar de fora o drama pessoal, racial, familiar religioso ou social, que é inerente tanto para quem sofre desta situação quanto para quem a escolhe este trabalho, além do jogo político de interesses, outro tempero da série. Gosto muito do ritmo apresentado e isso acaba por me “fazer aceitar” as elipses que a série usa para que os agentes do FBI atravessem a cidade como se usassem portais dimensionais, abusando do fato que o tempo sempre parece estar de acordo com a vontade do roteiro e não um “vilão” que nos rouba momentos.

Do elenco, a chuva de rostos conhecidos de séries policiais das franquias de Wolf dão bastante credibilidade e tom a série, que não se preocupa com muito backgrounds ou flashbacks, deixando a história dos personagens serem contadas em situações corriqueiras do dia a dia entre uma explosão ou um roubo. Em suas duas temporadas, FBI teve três mulheres no comando, começando pela atriz Connie Nielsen (Gladiador), como agente especial responsável Ellen Solberg , supervisora inicial da equipe no piloto da série. Em sua primeira temporada foi substituída por Sela Ward (CSI NY), como agente especial responsável Dana Mosier e na segudna temporada Alana de la Garza (Criminal Minds e Lei e Ordem) como Agente Especial Responsável Isobel Castille, substituto de Mosier como supervisora da equipe.

Seguindo a equipe principal a atriz Missy Peregrym (Rokie Blue e Van Helsing) como Maggie Bell, agente especial do FBI e viúva de um repórter investigativo do Wall Street Journal, está muito a vontade no papel de uma agente preocupada com a verdade dos fatos e com um imenso instinto investigativo. O carismático Zeeko Zaki (24 Horas: Legacy) como Omar Adom “O. A. “Zidan, agente especial do FBI e parceiro de Maggie, é a alma da série, com seu jeito super protetor e um passado secreto, Zaki é o tipo de agente humano, tem um alto senso de valor, principalmente por suas escolhas de vida e religião, além de preocupado com suas ações e as conseqüências por ser uma minoria classe bem visada nos EUA .Para terminar não posso deixar de falar do “ancora” da série e uma das gratas surpresas, o ótimo ator Jeremy Sisto (Lei e Ordem) como Jubal Valentine, assistente do agente especial do FBI. Valentine é meio que um “showman”, o cara que dá o ritmo da série, que faz as passagens para deixar o público ciente de onde estamos na trama, mas ao mesmo tempo seus comentários altos, ácidos e humorados, além do gerenciamento de sua equipe no escritório são um show a parte na trama.

Curiosidades: As origens da série remontam à turnê de imprensa da Television Critics Association no verão de 2016, onde Wolf revelou planos para uma série de drama policial, em Nova York e ambientada no mundo do FBI. O plano original de Wolf era introduzi-lo na rede da NBC como um spin-off de Law & Order: Special Victims Unit , onde se pretendia introduzir um personagem de agente do FBI, mas a NBC não seguiu adiante e a idéia foi colocada em espera por diferentes razões. É a primeira série dramática de Wolf a ser lançada em uma rede que não a NBC em 15 anos. A CBS foi oficialmente escolhida para a série em 20 de setembro de 2017. A série é produzida pela CBS Television Studios e Universal Television.

No site agregador de análises Rotten Tomatoes , a primeira temporada tem uma classificação de aprovação de 63% com base em 24 avaliações, com uma classificação média de 6,22 em 10. O consenso crítico do site diz: “A nova série de Dick Wolf ostenta um elenco e adrenalina atraentes. espetáculo espetacular, embora alguns espectadores possam achar excessivamente familiar esse recapitular das fórmulas processuais anteriores do mega produtor. ” O Metacritic, que usa uma média ponderada, atribuiu uma pontuação de 57 em 100 com base em 13 críticos, indicando “críticas mistas ou médias”.

Em 29 de janeiro de 2019, foi anunciado que a CBS havia encomendado um piloto para uma série derivada em potencial intitulada FBI: Most Wanted , com o episódio no ar na segunda parte da primeira temporada. A série se concentrará na divisão do FBI encarregada de rastrear e capturar os criminosos mais notórios da lista de Mais Procurados do FBI. De acordo com Dick Wolf , o spin-off deve lançar uma série de programas interconectados semelhantes às franquias de Chicago e Law & Order de Wolf na NBC . Os atores que foram escalados foram Julian McMahon , Alana de la Garza , Kellan Lutz , Roxy Sternberg, Nathaniel Arcand e Keisha Castle-Hughes.

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/

Topo