Falcão Azul e Dinamite, o Bionicão (1976): - NoSet
Desenhos

Falcão Azul e Dinamite, o Bionicão (1976):

Salve Nosetmaníacos. Noset assistiu aos desenho e indica.

falcao-3

Dynomutt, Dog Wonder (1976):

Criadores William Hanna e Joseph Barbera, emissora de televisão original ABC, estreou em 1976, teve duas temporadas e vinte episódios.

falcao-2

Enredo: O milionário Radley Crown (uma sátira escrachada de Bruce Wayne) e seu cachorro biônico Dinamite (um tipo de Robin canino robótico e maluco), passam o tempo em sua base de operações, a cidade de Big City, até serem alertados pelo Falco-Sinal. Eles imediatamente entram na “Falco-Caverna, localizada na cobertura do apartamento” (inexplicável, né) e se transformam respectivamente em Falcão Azul e Bionicão. A série é uma belíssima sátira da Hanna Barbera as histórias de Batman e seu companheiro Robin ou até Superman e o Supercão. Os dois travam lutas contra vilões perigosos e resolvem crimes que a polícia não conseguia, mesmo com Dinamite mais atrapalhando do que ajudando. Dinamite possui os membros e o pescoço alongáveis e usa-os para fazer coisas que um cachorro normal não conseguiria. Além disso, possui uma arsenal de equipamentos eletrônicos que ele tenta usar no combate ao crime, mas geralmente eles não funcionam bem e sempre atrapalham o Falcão.

falcao-4

Curiosidades: Falcão Azul e Bionicão faziam parte do show do Scooby-Doo lançado em 1976 sendo que os traços do próprio Dinamite são baseados no Scooby Doo. Aliás Scooby-Doo, um dos desenhos com maior número de episódios de toda a história, foi usado como traço fundamental em vários outros desenhos de cachorros para desenhos. Outro dado importante sobre o desenho do Dinamite é que este foi o primeiro da história a escalar um personagem afro-descendente como um mandatário, no caso o prefeito. No Brasil, muito da graça do personagem ficou a cargo da dublagem do hilariante Orlando Drummond, que além da própria voz do Scooby-doo interpretou personagens famosos na televisão, dentre eles o Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo. Bionicão teve, além disso, encontros com Scooby Doo e sua turma em aventuras Cross Overs, além de também participar em aventuras solos no desenho spin off Os Ho-ho-límpicos, uma competição olímpica com os personagens da Hanna Barbera. Uma ponto interessante é que Scooby Doo e sua turma também tiveram um Cross Over com Batman e Robin em uma de suas aventuras. Falcão Azul também tinha um grito de guerra sempre que se lançavam em uma aventura, ao dizer: “Facão Azul e Bionicão, Avanteeeeeeee.”

falcao-6

Os Ho-ho-límpicos (1977):

Criadores William Hanna e Joseph Barbera, Os Ho-ho-límpicos (Laff-A-Lympics no original em inglês) foi um desenho com produção Hanna-Barbera. Passava junto com os desenhos do Scooby-Doo com duas temporadas e vinte e quatro episódios. Mostrava a história de vários personagens Hanna-Barbera, divididos em três times, que competiam em vários esportes, ao redor do mundo. E todo episódio saía uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze. Foi criado seguindo os parâmetros da Olimpíada. As competições esportivas sempre eram cômicas e variantes dos Jogos Olímpicos. Cada episódio se passava em uma cidade diferente, até mesmo no Polo Norte e na Lua. Todo episódio também era apresentado por um narrador e comentado por repórteres (Leão da Montanha e Lobo Bobo). Alguns personagens famosos que não competiam também faziam parte de alguns episódios como convidados especiais. Dois times eram formados por personagens “do bem”, Os Assombrados (“The Scooby Doobies”) e Os Abelhudos (“The Yogi Yahooeys”) que acabavam se ajudando, muitas vezes. Além destes, existia o time “do mal”, Os Rabugentos (“The Really Rottens”), que sempre tentavam burlar alguma regra.

falcao-8

Curiosidades: Na redublagem realizada pela Dublavideo os personagens Rabugento e Barão Negro são erroneamente chamados de Muttley e Dicky Vigarista, tal dublagem é um erro do estúdio, já que não se tratam dos mesmos personagens. Rabugento pertence a sua própria série The Mumbly Cartoon Show,chamado de Rabugento o cão detetive no Brasil e desenho é uma sátira da série Columbo enquanto o Barão Negro é uma versão maligna do Barão Vermelho de Corrida Maluca, sendo criado especialmente para a série Ho Ho limpicos pra substituir Dicky Vigarista que por conta de direitos autorais nem ele e nem o Muttley podiam ser usados no desenho. Os Assombrados ganharam 14 vezes, Os Abelhudos 7 e Os Rabugentos ganharam 2. No capítulo final tivemos um empate triplo.

falcao-5

Os Assombrados: Personagens dos desenhos de mistério, da década de 1970. Scooby-Doo (capitão do time), Salsicha (Scooby-Doo), Scooby-Dão (Scooby-Doo), Dinamite (Dinamite, o Bionicão), Falcão Azul (Dinamite, o bionicão), Capitão Caverna (Capitão Caverna e as Panterinhas), Brenda (Capitão Caverna e as Panterinhas), Dee Dee (Capitão Caverna e as Panterinhas), Taffy (Capitão Caverna e as Panterinhas), Speedy Buggy (Speed Buggy), Tinker (Speed Buggy), Babu (Jeannie é um gênio) e Hong Kong Fu.

cosplay-space-ghost-and-dynomutt-dog-wonder-blue-falcon-01 ... Space Ghost and Blue Falcon (Dynomutt, Dog Wonder) photographed by THE SMOKE. https://www.flickr.com/photos/52366877@N05/19842740440/in/pool-gamma_squad/ ... Submitted via our Flickr group. http://www.flickr.com/groups/gamma_squad/

Os Abelhudos: Personagens das décadas de 1950 e 1960, com exceção de João Grandão, da década de 1970. Zé Colmeia (capitão do time), Catatau (Zé Colmeia), Cindy (Zé Colmeia), Dom Pixote, Plic (Plic, Ploc e Chuvisco), Ploc (Plic, Ploc e Chuvisco), Chuvisco (Plic, Ploc e Chuvisco), Joca (Joca e Dingue-Lingue), Patinho Duque, Pepe Legal, Olho Vivo (Olho Vivo e Faro Fino), Faro Fino (Olho Vivo e Faro Fino), Bibo Pai (Bibo Pai e Bob Filho), Bob Filho (Bibo Pai e Bob Filho), Wally Gator e João Grandão.

falcao-1

Os Rabugentos: Time formado por vilões, com exceção do Rabugento. Rabugento, Barão Negro (versão do mal do Barão Vermelho, lembra o Dicky Vigarista), o Grande Fondu, o Coelho Mágico, os irmãos Dalton (Pepe Legal e Dom Pixote), Sr. Medonho, Sra. Medonho, Medonho Jr., Orful Octopus, Daisy Confusão e o porco sooey.

falcao-0

Att.

Marcelo The Moura.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo