What Happened Miss Simone? - NoSet
Documentário

What Happened Miss Simone?

cac167baa0728b59998441ba3f8e4ace

Esse documentário é produzido pela NetFlix, sobre a vida de uma das maiores cantoras e pianista de Jazz, deste mundo Nina Simone.

tumblr_mjidgj2l9d1rq7y3ho1_500

O documentário tem a principal narrativa por Lisa Simone Kelly, filha de Nina que demostra o quanto a vida de sua mãe Eunice Waymon foi angustiante e em alguns momentos dura, e que Eunice chegou a viver somente como Nina e não mais como ela mesma.

Nina era uma artista ativista, um espetáculo em suas performances e utilizava sua voz para defender seu povo, mas fora dos palcos algo aconteceu, o que aconteceu Miss Simone?

cdf4025eacc11e1be2c5067c29ba40cb

Sim aconteceu algo, já vinha acontecendo, Nina tinha a solidão e angústia do não saber para onde apontar após a morte de grandes personalidades de sua época, e a busca da liberdade de seus demônios era o grande fardo de sua vida.

Nina viveu a infância na Carolina do Norte dos EUA, onde a discriminação racial e segregação entre os brancos e negros era algo humilhante e de extrema violência, viveu a discriminação pela cor, pela posição social e o preconceito da pele por ser negra, e só teve essa consciência quando realmente se viu reprovada para a bolsa de estudo do instituto Curtis de música, da Filadélfia. Em suas palavras; “Nunca superei aquele golpe racista na época”.

 

15546b9fd00ddf67677eca46fa395fc3nina-690x388

Na minha visão tudo levo para algo acontecer. E em suas palavras… “Como ser artista e não refletir a sua época?”

Neste momento a vida fica mais dura, precisando conseguir dinheiro para se sustentar ela consegue emprego em um bar de quinta categoria na Filadélfia, e começou a tocar todos os estilos de música. Com a necessidade de manter o emprego, cantar era pré-requisito e ai ele começou a cantar.

O nome Nina Simone surge devido a questão religiosa de Eunice, que ao começar a cantar todo tipo de música algumas seriam para adoração do diabo e para que ela ficasse mais confortável nasce Nina.

Existe uma escolha e neste caminho a solidão era a grande estrada para Nina Simone, a necessidade de ganhar dinheiro e continuar a sobreviver, tirou dela a vida social e algumas escolhas, mas sempre na sua consciência sabia que a culpa era somente sua.

Ela conseguiu tudo que uma pessoa poderia querer, mas para ela, o poder tudo estava mais a cima, por viver em uma época que os negros eram podados na igualdade de seres humanos, e diante desse mundo que ela conquistou, se nota que algo realmente aconteceu, talvez tenha sido traída por suas ambições e condenada por sua consciência ou a falta de amor de um marido e empresário violento.

 

tumblr_nqu46mzaqp1sthf15o1_1280

Em alguns momentos parece que Nina Simone não faz parte daquele cenário, daquelas pessoas, daquela vida. “Marcos Santiago”

1401x788-74314641-thumb-800x449-112289

Nina Simone a voz mas doce e obscura que já ouvi e ainda continua original como só ela e as grandes cantoras podem soar, ao passar dos tempos. “Marcos Santiago”

 

nina-simone-lj-gola-v-thumb

Tive muitos momentos de indignação enquanto via o documentário, por algo que tocou a minha alma, mas neste documentário chorei calado e pensei, o que aconteceu com nossas almas? “Marcos Santiago”

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo