DC Showcase: Adam Strange (2020)

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje vamos falar de mais um DC Showcase aqui no Noset.

DC Showcase: Adam Strange

Direção e produção Butch Lukic, roteiro JM DeMattei, dublagem Charlie Weber (Adam Strange), Fred Tatasciore, Kimberly Brooks, Ray Chase e Roger R. Cross. DC Showcase: Adam Strange é um curta animado que acompanha a animação Liga da Justiça: Guerra em Apokolpsis, esta focada no personagem Adam Strange, massem ter o mesmo enredo, sendo uma aventura solo.

Sinopse: Adam Strange está vivendo em uma colônia de mineração de asteróides, onde os outros moradores o vêem apenas como um “abandono interplanetário”, até que sua verdadeira natureza heróica é revelada quando ele precisa salvar os mineradores de uma colônia de insetos alienígenas assassinos.

Crítica: Interessante Curta que me lembrou muito o Game do XBOX Gears of war. Uma história já conhecida dos fãs da área de ficção da D Comics, onde em flashbacks, é lembrado trechos da guerra entre Rann e Thanagar, terra dos famosos membros da Liga da Justiça e Sociedade da Justiça Gavião Negro e Mulher Gavião.

Adam Strange (DC Comics)

Adam Strange é um personagem da DC Comics criado no ano de 1958, por Gardner Fox. Trata-se de um terráqueo que é transportado para o planeta Rann e torna-se seu defensor, lutando contra ameaças monstruosas usando um propulsor a jato e uma pistola de raios. Sua criação foi inspirada em John Carter of Mars, personagem da série de livros Barsoom de Edgar Rice Burroughs, além de ser influenciada por Flash Gordon e Buck Rogers. Adam Strange foi publicado pela primeira vez no Brasil pela Editora O Cruzeiro na revista Homem no Espaço em 1961. Foi chamado de Joe Cometa. Ao passar para outras editoras, foi adotado o nome original.

Em 1957, o diretor editorial da DC Comics, Irwin Donenfeld realizou uma reunião com editores Jack Schiff e Julius Schwartz em seu escritório, pedindo-lhes cada um para criar um novo herói de ficção científica: um do presente, e um do futuro. Dada primeira escolha, Schiff optou por criar um do futuro (Space Ranger). No entanto, Schwartz estava feliz com a escolha, sentindo que os leitores se identificariam mais facilmente com um herói do presente. Ele concebeu a ideia de um homem da terra de viajar várias vezes para um planeta no sistema estelar Alfa Centauri usando um raio Zeta alterado por radiação espacial, e nomeou seu personagem Adam inspirado no primeiro homem na Terra de acordo com as religiões abraâmicas, já que Adam Strange foi o primeiro terráqueo em outro planeta.

Adam Strange estreou nas edições #17-19 da revista Showcase, publicado em novembro de 1958 – Março de 1959. A primeira obra do personagem era um capa para Showcase # 17 por Murphy Anderson; embora Schwartz tenha rejeitado o desenho e encomendou um novo por Gil Kane, O traje que Anderson criou foi mantido. Schwartz então convocou Gardner Fox para criar as histórias e Mike Sekowsky para ilustra-las. Schwartz e Fox conceberiam o para as histórias no escritório de Schwartz, e Fox iria escrever os roteiros em casa. Um entusiasta de ciências, Schwartz auxiliou Fox nos conceitos científicos que deram uma plausibilidade nas histórias que as fizeram se destacar. Schwartz havia sido agente literário de escritores de ficção científica, tais como Ray Bradbury e H. P. Lovecraft, nas décadas de 1940 e 1950, Fox se dividia entre roteiros de quadrinhos e histórias para as revistas pulps Weird Tales, Planet Stories e Amazing Stories, Marvel Science Stories, Baseball Stories, Big Book Football Western, Fighting Western, Football Stories, Lariat Stories, Ace Sports, SuperScience, Northwest Romances, Thrilling Western, e Ranch Romances.

As vendas das 3 edições de Showcase foram suficientes para que Adam Strange fosse publicado nas edições #53-100 e 102 da revista Mystery in Space. Apesar de Schwartz e Fox continuarem os seus trabalhos com o personagem, Schwartz trocou Sekowsky por Carmine Infantino. A maioria das capas foram feitas por Murphy Anderson (embora Bernard Sachs, Joe Giella e Sid Greene fizeram uma capa cada um).

Biografia (Origens):

Adam Strange era um arqueólogo que por intermédio dos efeitos dos misteriosos raios zeta foi teletransportado através do universo e se rematerializou no Planeta Rann. Ali se tornou seu principal herói e constituiu família. Ele só permanecia em Rann enquanto duravam os efeitos dos raios em seu corpo, retornando à Terra sempre ao final das histórias. Para voltar para lá, ele viajava pelo mundo até os locais em que o raio atingiria a Terra uma vez mais. Sua missão era proteger Rann das ameaças alienígenas usando alta tecnologia como uma arma de raios, um foguete acoplado às suas costas e um capacete com visor transparente. Por um erro de um autor numa história da Liga da Justiça, onde o Flash cita que Strange seria uma ótima aquisição para a equipe sendo que a equipe nunca tinha encontrado o herói, os autores tiveram que criar uma aventura na qual Adam Strange e A Liga da Justiça lutavam contra Kanjar-Ro.

Nos anos 80 Alan Moore muda a história do personagem, tornando-a mais cínica. Fazendo com que o Monstro do Pântano chegasse ao planeta Rann e se defrontasse com Adam, no final da história com grande parte dos diálogos no “dialeto” local (sem tradução), descobre-se que Adam fora levado para Rann com o verdadeiro intuito de repovoar o planeta, um lugar sem crianças. Descobre-se ainda que Alanna consegue enfim engravidar. Em JLA #20 (julho de 1998) Alanna morre ao dar à luz sua filha Aleea. Mas depois se revela que ela continua viva. Pai solteiro agora, Adam encontrou outros heróis esporadicamente. Teve um crossover com Superboy e um com o Lanterna Verde Kyle Rayner.

Adam voltou aparecer nas aventuras da Liga da Justiça, numa história de duas partes escrita por Mark Waid. Pouco depois do Superman ter seu visual alterado novamente (passando do energético para o tradicional), ele e alguns dos membros mais poderosos do grupo são raptados. São teleportados para o destruído Rann e aprisionados por Adam Strange, que está aliado aos alienígenas telepatas Entaranos. Os Entaranos foram responsáveis pela ressurreição da esposa de Adam. Foi através do contato com eles de seu sogro, Sardath, para realizar isso que os alienígenas ficaram sabendo de Rann e decidiram conquistá-lo. Adam, aparentemente sugeriu aos Entaranos que abduzissem a Liga e forçassem seus membros a colaborar com os nativos de Rann na reconstrução dele. O rapto da Liga era um embuste arquitetado por Adam, que visava trazer a Liga para poder libertar sua esposa ressuscitada, sua filha e sogro dos Entaranos. Nessa história, Adam demonstra uma capacidade de pensar estrategicamente capaz de igualar e até superar a de Batman, e o Flash chega a verbalizar isso.

Crise de Identidade e 0 Mistério No Espaço: O Desaparecimento de Rann:

Na minissérie Crise de Identidade em um jornal sensacionalista especializado no mundo meta-humano, aparece uma manchete em que Adam é acusado de ter um caso na Terra. Isso conflita com as primeiras páginas de Mistério No Espaço. Nelas, Adam é preso e um policial não acredita na história de sua vida que ele lhe conta. Ou seja, sua atividade em Rann não é de conhecimento público.

No Desaparecimento de Rann Adam retorna em uma história cataclísmica, que marca o início de um conflito que pode significar o fim de um mundo – ou de dois!. Tudo começa quando o raio que iria transportá-lo em definitivo para o planeta Rann não se manifesta. Tendo deixado sua mulher e sua filha no distante mundo, ele entrou em profunda depressão. Quando dois caçadores de recompensa espacial apareceram, eles lhes contam que o planeta Rann havia sido destruído e que o herói era o suspeito número um de ter causado a tragédia. Adam – que tinha certeza de que sua esposa ainda estava viva em algum lugar – começou uma cruzada para descobrir a verdade. Um planeta não pode simplesmente desaparecer.

Com essa ideia fixa em sua mente e de posse de um irradiador zeta, Adam resgatou um antigo uniforme e foi até o local onde Rann orbitava. Chegando lá, encontrou apenas vácuo e radioatividade. À beira da morte, o herói foi resgatado por uma nave thanagariana, que o prendeu e o condenou pelo desaparecimento de Rann. Fugindo com a ajuda de Sh’ri Valkyr – uma oficial do exército de Thanagar que implantou um dispositivo de rastreio em Adam – o herói se teleportou para perto de uma velha estação estelar de seu planeta adotivo, onde encontrou os Omega Men.Juntos, os aventureiros do espaço sobreviveram a uma investida da Guilda das Aranhas – em conjunto com a L.E.G.I.Ã.O. de Vril Dox – e, enfim, conseguiram descobrir o paradeiro de Rann. O astro estava em um universo paralelo morto, onde foi encontrado pelo Destruidor Cósmico, que desejava drenar a energia do planeta!

Juntos, os Ômega Men, Adam Strange, a L.E.G.I.Ã.O. e os últimos Darkstars travaram uma batalha férrea e venceram o Destruidor, teleportando Rann para fora do universo vazio, abandonando a terrível criatura lá. Mas Valkyr, a oficial thanagariana seguidora do Destruidor Cósmico, alterou as coordenadas do teleporte e fez com que o planeta aparecesse próximo à Thanagar, deslocando sua órbita e condenando-o à morte. É o início de mais um confronto entre os dois mundos.

Rann e Thanagar em Guerra e 52>

Na mini-série em 06 edições Guerra Rann/Thanagar, Adam encontra-se com diversos heróis espaciais da DC Comics: Gavião Negro e Mulher-Gavião, Capitão Cometa, Starman. Diversas raças alienígenas que compõe o universo espacial da DC Comics aparecem: Khundios, Dominions, Durlanianos, Coluanos.

Em 52 (DC Comics) Adam ficou preso em um planeta paradisíaco com Homem-Animal e Estelar. Como resultado de um acidente de teletranpore envolvendo o raio zeta, ele perdeu os dois olhos, mas, apesar de seus ferimentos, ele tentou consertar uma espaçonave danificada para que o trio pudesse voltar para casa. Depois de serem atacados por Devilance, O Perseguidor, eles finalmente escaparam tendo percebido que o planeta inteiro era uma armadilha.

Esta equipe luta contra a vilã Lady Styx, cujas legiões vivas estavam devastando planetas em toda a galáxia. Com Styx presumivelmente derrotada e Homem-Animal aparentemente morto, Strange e Estelar continuaram sua jornada de volta à Terra e Rann e são perseguidos por seguidores irritados de Lady Styx. Com Estelar ferida em uma dessas batalhas, e sua nave quebrada e funcionando mal, Adam foi salvo por Mogo e um Lanterna Verde novato. Trazido para Rann, Strange foi equipado com novos olhos, clonado por Aleea e geneticamente projetado para lhe conferir a visão de todo o espectro eletromagnético. Ele foi interrogado brevemente pela Tropa dos Lanternas Verdes sobre o segredo de 52, mas quando uma emergência surgiu durante o interrogatório, os Lanternas se ofereceram para responder no lugar de Strange para que ele pudesse voltar para sua esposa.

Countdown to Adventure e Rann-Thanagar Holy War:

Adam Strange se une ao Homem-Animal e Estelar na série Countdown to Adventure, escrita por Adam Beechen em agosto de 2007. Na primeira edição, Adam encontra-se substituído como o protetor de Rann por Champ Hazard, um ex-ator da Terra. No entanto, Hazard não tem respeito por nenhuma vida e é responsável por terminar suas batalhas de forma horrivelmente sangrenta. Parece que Champ foi infectado por uma praga de loucura criada por Lady Styx antes de deixar a Terra, e infectou um terço das pessoas em Rann, causando-lhes uma revolta e dizer “acreditar nela”. Adam e sua família escapam para a Terra, onde ele pede ajuda de Homem-Animal e Estelar, eventualmente descobrindo uma maneira de curar a praga.

Em Rann-Thanagar Holy War Adam Strange, juntamente com muitos dos heróis espaciais da DC, incluindo Gavião Negro, Estelar, Aberração Cósmica, e Príncipe Gavyn, o Starman, lutam contra o Synnar, o Demiurgo. As ações de Adam Strange nesta história resultam na despovoação dr Throneworld do Prince Gavyn nas mãos de Lady Styx. Mais tarde, para derrotar Synnar e Lady Styx, a atmosfera de Rann foi descarregada de forma explosiva no espaço exterior com toda a população de Rann, sendo enviada para Throneworld através do raio zeta. Aberração Cósmica também descobre nesta história que ele é um membro do chamado Aberrant Six.

Strange Adventures> Com Throneworld sendo renomeada como Nova Rann, Adam Strange mais uma vez se associa aos heróis espaciais DC para investigar por que algumas estrelas da galáxia estão desaparecendo. Synnar descobre que ele está destinado a ser um dos “The Aberrant Six”, um grupo crítico para evitar que o Synnar de hoje (preso no corpo do Aberração Cósmica) destrua o universo. No final, o “The Aberrant Six” não se formaram e o futuro Synnar deixou de existir, mas não antes que a amiga mercenária do Capitão Cometa, Eye fosse morta pelo supremo inimigo de Synnar para impedir a formação dos Seis. Comet foi confiado com o robô Orb de Eye até ela retornar, disse para Synnar que, quando isso acontecer, ele “continuará suas negociações – Tudo mudou, mas permanece como estava”. Adam Strange percebe que um dia Synnar irá retornar e forçá-lo a se juntar ao seu Aberrant Six.

R.E.B.E.L.S. : Adam Strange então se encontrou juntando-se a Vril Dox como parte de seu grupo R.E.B.E.L.S .. Adam Strange ajudou a salvar o sistema Vega e várias galáxias, derrotando o Starro, conquistador. Foi também nesta época que Adam Strange visitou Nova Krypton para protestar contra o acordo que o Conselho alcançou com os Thanagarianos. Explicando que os Rannianos recentemente perderam em uma guerra com os Thanagarianos, Adam questiona o julgamento do Conselho ao alcançar este acordo. Enquanto isso, ajudou Superman a investigar um assassinato.

A situação do povo de Rann logo foi resolvida por Vril Dox, buscando recuperar sua reputação depois que Starro roubou a L.E.G.I.Ã.O. dele e o usou para escravizar seus mundos de clientes. Dox usa o raio zeta de Rann no sistema Vega, na órbita anteriormente mantida pelo agora destruído planeta Tamaran, e passou a terraformar Rann e torná-lo adequado para sustentar a vida novamente. A restauração do planeta Rann não era o único motivo de Dox para o deslocamento para o sistema Vega. Primeiro, colocando Rann na órbita de Tamaran, restaurou o equilíbrio gravitacional do sistema Vega, que foi descartado pela destruição de Tamaran. Em segundo lugar, em troca de restaurar seu planeta, as pessoas de Rann concordaram em deixar a Dox reconstruir a sede da L.E.G.I.Ã.O. em Rann.

Os refugiados de Tamaran, liderados pela Estrela Negra, atacaram Rann acreditando que, como o planeta estava na órbita de Tamaran, eles reivindicaram isso. A violência terminou quando Vril Dox, que estava fora do mundo no início do conflito, chegou com as naves de guerra Thanagarianas e parou a luta sem derramamento de sangue em ambos os lados. Como aconteceu, Dox estava fora do mundo negociando um fim oficial para a Guerra Rann-Thanagar, usando a nova distância de Rann de Thanagar e mudando de liderança em ambos os lados como alavanca. Dox então passou a mediar a tensão entre os Rannianos e os Tamaranianos, propondo que os Tamaranianos vivessem no continente do sul desabitado de Rann.

Adam Strange, bem como protetor de Rann, também se tornaria um comandante sênior da L.E.G.I.Ã.O. garantindo a paz com a Tropa dos Lanternas Verdes. Ele também ajudou a criar uma aliança entre Rannians, Tamaranianos e a L.E.G.I.Ã.O. depois de derrotar Starro, garantindo segurança para Rann, o sistema Vega e a galáxia.

Elseworlds, Animações e a Séries:

O Adam Strange da Era de Prata é um dos “fantasmas” no restaurante “Planet Krypton” vazio em The Kingdom: Planet Krypton #1. Adam Strange fez uma breve aparição no JLA: Another Nail do Elseworlds, quando todos os períodos se fundiam. Na série original JLA: The Nail, ele é encontrado morto na órbita da Terra por Hal Jordan depois que o raio Zeta que o levou a Rann foi bloqueado por um campo de força em torno da Terra.

Em DC: The New Frontier, de Darwyn Cooke, Adam Strange está confinado no Arkham Asylum por acreditar que ele viajou para outro mundo. Também é revelado que isso foi feito para que o governo possa ficar de olho nele. Quando o Centro aparece na costa da Flórida, o Dr. Leslie Thompkins devolve seu jato e sua arma de energia. A ideia de Adam é usar o dispositivo de contração de Ray Palmer para destruir a ameaça, depois de ler um artigo sobre seu trabalho enquanto confinado.

A revista Wednesday Comics publicada em 2009, apresentou uma nova versão de Adam Strange pelo roteirista e desenhista Paul Pope, que trouxe vários elementos das histórias da série de romance planetário Barsoom, de Edgar Rice Burroughs que inspiraram o personagem,[1] lançando o planeta Rann como um mundo muito fantástico, e Alanna como uma princesa guerreira com poucas roupas tal qual Dejah Thoris. Adam Strange apareceu na revista em quadrinhos baseada na série animada Liga da Justiça nas edições #25 e #26 e na edição 04 da revista Liga da Justiça Sem Limites. Em Future Quest, Adam Strange teve um crossover com Jonny Quest em Adam Strange/Future Quest Annual # 1 em 29 de março de 2017.

Adam Strange aparece na nova série animada Batman: The Brave and the Bold no primeiro episódio da segunda temporada intitulado “Mistery in The Space”. Batman é chamado ao planeta natal de Adam e ele traz Aquaman também. Os três, ao lado da esposa de Adam Strange, Alanna, tentam impedir que os gordanianos, liderados pelo general Kreegaar, obtenham o Olho de Zared do fundo dos oceanos de Rann. Antes que Adam possa resgatar sua esposa, os efeitos do raio Zeta desaparecem enviando-o para a Terra. Ele consegue pegar outro raio de volta para Rann apenas para descobrir que Rann está agora em perigo. Depois que o inimigo consegue com sucesso o Olho de Zared, Adam Strange começa a ter dúvidas. Sua confiança é reacendida por Aquaman, e ele salva Alanna, ganhando tempo para Aquaman e Batman criarem um eclipse solar para parar o Olho de Zared, forçando o exército do General Kreegaar a se render.

Na terceira temporada da série, Adam aparece em uma das quatro vinhetas em “Four Star Spectacular!”, Intitulado “World War”. Ele está se preparando para voltar a Rann com um presente de aniversário para sua esposa quando testemunhar dezenas de ataques de Zeta Beams em Gotham City. Adam se permite ser teleportado e descobre que Kanjar Ro planeja interceptar um Zeta Beam, teletransportar uma bomba de negaton para Rann, exterminar a população e usar o planeta como base de operações. O herói consegue teletransportar Kanjar Ro e sua bomba para um mundo do pântano, e o pirata espacial desarma a bomba bem a tempo, apenas para bater em um monstro alienígena.

Também aparece no episódio Happy New Year” de Young Justice: Invasion, interpretado por Michael Trucco. Além de sua história de acabar com Rann, ele diz à equipe que Rann tem uma recompensa com todos os membros da Ligas da Justiça, depois que alguns deles foram controlados por Vandal Savage para atacar Rimbor. Ele e Alanna também estão no episódio “Earthlings”, onde ajudam Superboy, Miss Marte e Mutano em seus esforços para encontrar os Kroloteans e sua tecnologia do Raio Zeta, distraindo as autoridades Rannianas e combatendo os Kroloteans blindados. No episódio “Salvage”, Adam ativa um Escudo Zeta para cobrir a Terra e protegê-la de futuras invasões alienígenas. Ele tem uma participação especial sem voz em Young Justice: Outsiders.

Em 2018, Aparece na série Kripton do SyFy, interpretado por Shaun Sipos. Nesta versão, Adam é um arqueólogo que abandonou a faculdade/falhou em Detroit e roubou um pedaço da tecnologia de teletransporte de Rann que ele chama de “Zeta-Beam” e se tornou um super-herói. Adam usa o dispositivo para viajar no tempo de volta a Krypton, 200 anos antes de sua eventual destruição para alertar Seg-El sobre uma interrupção no tempo que está causando o apagamento de seu futuro neto Superman, um super-herói icônico no futuro da Terra. Durante a série, Adam ajuda Seg e seus aliados contra inimigos, como o mundo alienígena, coletando o android Brainiac, Dru-Zod, que também viajou no tempo, mas para impedir o nascimento de Superman ao assumir Krypton, e Doomsday, que fica sob o controle de Zod na segunda temporada. No final da segunda temporada, após a derrota de Zod, o avô de Seg, Val, fornece um uniforme para Adam, incluindo um jetpack, capaz de estabilizar sua perna paralisada que ele ganhou de uma explosão em Wegthor enquanto lutava contra Doomsday. Adam Strange aparecerá como o personagem principal de uma série live-action chamda Strange Adventures, que será exibida no canal HBO Max.

Adam Strange aparece no longa animado Liga da Justiça: A Nova Fronteira, de 2008. Ele é visto em um dos recortes de notícias de John Jones no início do filme. Durante o clímax, ele é um dos heróis que atende ao chamado para combater o Centro, mas não teve nenhuma fala. Em maio de 2019, foi anunciado um curta da série DC Showcases dedicado a Adam Strange, dirigido por Butch Lukic, escrito por J. M. DeMatteis, com Charlie Weber como a voz de Adam Strange.

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/

Mais do NoSet