Birdman ou Homem Pássaro (Hanna Barbera - 1970): - NoSet
Desenhos

Birdman ou Homem Pássaro (Hanna Barbera – 1970):

Salve Nosetmaníacos. Noset assistiu ao desenho e indica.

birdman-4

Homem Pássaro (1970):

Dos Diretores e produtores William Hanna e Joseph Barbera, Homem-Pássaro (Birdman) é um personagem da Hanna-Barbera que fez sucesso na televisão durante a década de 1970. O programa originalmente dividia dois segmentos, um para Homem-Pássaro, o outro para o Galaxy Trio. Birdman teve duas temporadas e quarenta episódios. Criado por Alex Toth e Hanna-Barbera, o desenho foi exibido de 1967 a 1969 no canal NBC. Os desenhos do Galaxy Trio faziam parte do show, mas o canal os exibia em dias separados.

birdman_l18

Birdman e o Menino Pássaro: A identidade secreta do Homem-Pássaro era Ray Randall, um humano comum que ganhou poderes de luz solar do deus do sol Rá. Ele pode disparar raios de luz ou se defender com um escudo solar. Foi recrutado por uma agência secreta para lutar contra o crime e seu contato é o agente Falcão 7. Tem como ajudante o Birdboy, que recebeu seus poderes do Homem-Pássaro e seu mascote a ave Vingador (Avenger). O super-herói voa usando as imensas asas em suas costas. O Homem-Pássaro deve recarregar seus poderes periodicamente através de exposição a luz solar, uma capacidade mágica de absorver energia solar e converter em vigor corporal, resistência física a danos físicos, gerar potentes raios de calor concentrado através das mãos e dedos, controlar a temperatura de um ambiente ou equipamento e produzir um “escudo” solar protetor de grande resistência contra ataques. Além disso possui um par de asas que o permite alçar grandes alturas e impulsionar-se através do ar em qualquer direção. As condições para realizar voo estão sujeitas as condições atmosféricas e a presença de luz solar direta. Tem regeneração ou fator de cura solar, uma capacidade de curar ferimentos e restaurar a própria saúde em alta velocidade desde que exposto à luz solar, além de uma empatia linguística e emocional com o seu animal-aliado. Uma  habilidade de comunicar-se, compartilhar sentimentos e conduzir estrategicamente os ataques do seu falcão contra os seus adversários. Possui detecção do perigo e do medo, habilidade adquirida através das experiências de combate e de treinamento, como percepção da mentira e de armadilhas escondidas. Como equipamento possuía braceletes que mantinham reservas de energia solar para eventuais batalhas noturnas e o auxiliava no direcionamento das rajadas de calor e um comunicador portátil localizado em num dos braceletes para enviar e receber informes da agência governamental que o recrutava para diferentes missões ou convocar/conhecer o paradeiro dos seus aliados.

birdman_in_the_birdlair

Base secreta: Sob localização desconhecida, a “pássaro-caverna” ficava dentro de um vulcão extinto, no meio de uma cadeia de montanhas rochosas nos EUA. Lá vivia o Birdman ao lado do inseparável pássaro Vingador e, posteriormente, também do Menino-Pássaro. Dentre os equipamentos, o Birdman possuía uma mini-central de comunicação permanente com o chefe da organização, o Falcão 7.

birdman_l15

Inimigos e Fraquezas: Birdman enfrentou ao longo das duas temporadas seres alienígenas, Organizações terroristas, Animais monstruosos e mutantes, Cientistas com armas ou naves fantásticas e Criminosos ocasionais ou reincidentes. A fonte dos poderes do super-herói por ser de conhecimento público o tornava alvo de armadilhas com o intuito de mantê-lo afastado dos raios solares e, assim, incapacitá-lo a utilizar seus poderes e habilidades.

birdman-2

Harvey Birdman, Attorney at Law – O Advogado(2007):

Criadores Michael Ouweleen e Erik Richter, elenco Gary Cole, Stephen Colbert, John Michael Higgins, Thomas Allen, Peter MacNicol, Maurice LaMarche e Chris Edgerly, com quarto temporadas e trinta e nove episódios, Harvey, O Advogado (Harvey Birdman, Attorney at Law) é uma série animada americana exibida no canal pago Cartoon Network durante o bloco Adult Swim. A série consiste no antigo super-herói Homem-Pássaro, agora atuando como advogado, resolvendo casos de outros personagens criados pela Hanna-Barbera. O programa é produzido pelo Cartoon Network juntamente com o Turner Studios. Inicialmente a série era produzida usando animação tradicional, mas a partir da segunda temporada teve início o uso da tecnologia Macromedia Flash.

birdman-5

Sinopse: A série mostra o ex-super-herói Harvey Homem-Pássaro como um advogado, ao lado de seu antigo mascote e parceiro, agora escrivão, Vingador, solucionando casos jurídicos entre personagens de séries animadas criadas por Hanna-Barbera, como Scooby-Doo, Flintstones e Jonny Quest. A grande maioria de personagens, juízes, advogados adversários ou clientes, são versões paródicas ou exageradas das antigas estrelas dessas animações. Como a maioria desses personagens eram unidimensionais ou simplesmente infantis, os produtores adicionam elementos mais humanos e realistas a eles, mas sempre seguindo a linha do nonsense. Como exemplo, Reducto, antigo vilão do Homem Pássaro original, tem transtornos obsessivos-compulsivos e sente prazer sádico ao encolher pessoas com sua arma de encolhimento. Temas decorrentes das animações da década de 1960, como super poderes, ganharam aspectos inusitados, como, por exemplo, a habilidade de aumentar de tamanho do Chefe Apache relacionada a ereção. Seguindo a linha do absurdo, a série também ignora grande parte da conexão conceitual entre os episódios. Curiosamente, ocasionalmente ocorrem algumas evidências de que a série é uma sequência direta da série original da década de 1960.

birdman-3

Curiosidades: Márcio Seixas contou a Revista Wizard brasileira que originalmente não queria fazer a dublagem do personagem Homem-Pássaro de jeito nenhum, mas que seu chefe na época o obrigou. Em harvey, o advogado, trocam o nome do Homem Passaro de Ray Randall para Harvey Birdman por alguma razão desconhecida e chamam falcão 7 de Phil Ken Sebben.

birdman-1

Birdman – A Inesperada Virtude da Inocência (2015):

Nosso herói foi indiretamente homenageado no filme do diretor Alejandro Gonzales Inarritu em 2015, com o nosso Michael “Batman” Keaton fazendo o papel principal e do personagem. As semelhanças visuais são tão grandes que é bem difícil não lembrar do clássico desenho. Birdman é uma comédia de humor negro que conta a história de um “famoso ator” que interpretava um icônico super-herói, Birdman, no passado e agora faz de tudo para reviver seu sucesso e uma peça na Broadway. Às vésperas da estreia, ele vai lutar com seu ego e tentar recuperar sua família, sua carreira e ele mesmo.

stl0108001

Att.

Marcelo The Moura

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo