Review do filme "O Acampamento". - NoSet
Cinema

Review do filme “O Acampamento”.

Em um misto de documentário e terror inspirado em Amargo Pesadelo (John Boorman, 1972) o roteirista e diretor da Tanzânia Damien Power comanda uma produção estilo férias no inferno, cuja estética registro da natureza e sequências de execução por armas relembra ao público sobre os perigos do isolamento florestal. Assim acompanhamos o casal de namorados Sam (Harriet Dyer) e Ian (Ian Meadows) em sua estada no meio do mato durante a Virada do Ano como aniversário de namoro.

Junto com eles está uma família campista formada pelo casal Margaret (Maya Strange) e Rob (Julian Garner), a primogênita adolescente Em (Tiarnie Coupland) e o bebe Ollie (os gêmeos Liam e Riley Parkes) e tem uma dupla de caçadores de porcos-do-mato chamados Alemão (Aaron Pedersen) e Chook (Aaron Glenane). Formado o elenco, o roteiro se baseia na estrutura: conhecendo personagens, encontro com a morte, luta e sobrevivência de uma narrativa não-linear e dependente da atenção total do público para os momentos de virada nos atos e de surpresas.

A montagem do filme se baseia na simultaneidade dos acontecimentos fazendo a divisão entre a família, o casal de namorados e a dupla de caçadores. Onde todas as cenas têm uma relação de causa e conseqüência garantindo uma fluidez e rapidez na narrativa mesmo se valendo dos flashbacks e flashforwards. A fotografia se vale da câmera panorâmico e da divisão entre planos de ações no mesmo cenário na natureza com uma iluminação ambiental até mesmo nos ambientes fechados e noturnos.


A câmera está sempre em movimento e por ser manual está a mercê dos obstáculos dos cenários naturais. Não é raro o operador tremê-la ou sair um pouco do foco dando uma atmosfera de documentário à trama. Ou o captador de áudio não conseguiu captar o dialogo dos personagens nas poucas cenas de multidão ou durante os latidos de um cachorro. Está longe de ser um erro, mas anuncia uma mudança de atmosfera.
As cenas de torturas e execução de vítimas junto com as tensões das fugas e das lutas por sobrevivência formam o efeito torcida e a aposta do público sobre quem irá chegar ao final do filme. Esse é o chamariz do filme.

Elenco:

Harriet Dyer – Sam
Mitzi Ruhlmann – Vicki
Tiarnie Coupland – Em
Aaron Pedersen – German
Ian Meadows – Ian
Aaron Glenane – Chook
Maya Stange – Margaret
Stephen Hunter – Chris Armstrong

Clique para comentar

Deixe uma resposta

NoSet é um lugar para se divertir e descobrir curiosidades sobre cinema, séries, HQ’s, games, músicas, livros e muito mais. Além de notícias você também pode ouvir nossas opiniões pelo podcast, sempre de um jeito inteligente e descontraído. Sejam bem-vindos e sintam-se na poltrona do seu cinema favorito.

Siga nosso Twitter

Assinar NoSet por Email

Digite seu endereço de email para receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 125.079 outros assinantes

Facebook

Copyright © 2016

Topo