Os Vingadores Guerra Infinita – A paz tem um preço alto. Até pros fãs - NoSet
Cinema

Os Vingadores Guerra Infinita – A paz tem um preço alto. Até pros fãs

Após o último crossover do universo inteiro da Marvel que foi Guerra Civil, dando sequência a trilogia Os Vingadores, os super-heróis mais populares voltam no 19° longa-metragem produzido pela Marvel Studios, subsidiária da Walt Disney Company e detentora dos seus direitos. Com direção dos Irmãos Anthony e Joe Russo, com adaptação do roteiro da dupla Christopher Markus e Stephen McFeely a partir de duas revistas em quadrinhos, a Manopla do Infinito de Jim Starlin e Infinito de Jonathan Hickman.

Após a batalha de Asgard, Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo) e Loki (Tom Hiddleston) tiveram sua nave interceptada por Thanos (Josh Brolin) e suas crianças adotivas em busca da Jóia do Espaço. Este planeja reunir as seis Jóias do Infinito para assim estar igual aos deuses e restaurar o universo. Para impedi-lo, Heimdall (Idris Elba) manda Hulk a Terra para avisar ao Dr. Estranho (Benedict Cumberbatch), Guardião da Jóia do Tempo, antes da destruição da nave.

ATENÇÃO! Spoilers a partir daqui.

Trailer

Em Nova York, Tony Stark (Robert Downey Jr.) está discutindo detalhes do casamento com Pepper (Gwyneth Paltrow), quando é avisado por Stephen Stranger e Bruce Banner sobre a invasão alienígena e da necessidade de pedir ajuda ao Capitão América (Chris Evans). Peter Parker (Tom Holland), antes numa excursão escolar, precisou entrar na briga. Em Edimburgo, Visão (Paul Bettany) e a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) são interceptados por Próxima Meia Noite (Carrie Coon) e Corvus Glaive (Michael James Shaw) em busca da Jóia da Visão até serem salvos pela Viúva Negra (Scarlett Johansson). No espaço, a nave Milano resgata Thor. Sabendo da ameaça à Jóia da Realidade em Luganenhum, Gamora (Zoe Saldana) junto com o Senhor Das Estrelas (Chris Pratt), Drax (Dave Bautista) e Mantis (Pom Klementieff) enfrentará seu passado. Para matar Thanos de vez, Thor, acompanhado de Rocky (Bradley Cooper) e Groot (Vin Diesel), vai a Nidavellir pedir ao Rei Anão (Peter Dinklage) que faça uma arma poderosa. Eis o filme com 64 protagonistas e Stan Lee em sua aparição rápida. Sem contar a participação de todo povo de Wakanda, de Pantera Negra, cuja produção geral e elenco foi aproveitada quase imediatamente, embora meses de produção entre ambos os filmes os separem.

O roteiro dá muita ênfase ao humor físico e as piadas voltadas para o publico geral com o implícito e sugestivo dos adultos, visto a diversidade dos personagens e ao público originalmente destinado, depois focando nas referências de quadrinho e da franquia cinematográfica. E por último e não menos importante, a ação e os diálogos entre as lutas são cômicos ou de ação e totalmente cheios de surpresas e um terceiro ato repleto de reviravoltas.

Thanos, mais do que o vilão alienígena, ganha uma voz para confessar seus pecados, para narrar seu passado e para refletir seu âmago enquanto luta e destrói qualquer um em seu caminho na busca pelas Jóias do Infinito. Josh Broslin em sua experiência com vilões icônicos apresenta um ser maligno capaz de cativar o público pela sua humanidade ao mesmo tempo em que causa repulsa pelos seus atos, tornando o longa um filme de herói com estrutura de filme de crime onde tanto policial e bandido tem complexidade moral.

Zoe Saldana demonstra uma mulher forte e decidida, porém ciente dos seus limites diante de situações complexas e moralmente rotativas, não deixando transparecer artificialidade nos momentos emotivos. Tendo ligação afetiva com Thanos, o público aguarda um desenvolvimento de personagem que resulte em mínima dor possível. Quanto aos dois aliados e inimigos, Homem de Ferro e Capitão América, não há maior desenvolvimento entre ambos, visto estarem no meio de uma guerra. Homem de Ferro possui consideração maior com Peter Parker, cuja maturação é bem aproveitada no filme junto com Groot adolescente.

Com um orçamento de 300 a 400 milhões, Vingadores: Guerra Infinita está entre os filmes mais caros da história e da Marvel Studios. Tudo pelo cachê do elenco, incluindo dois ganhadores de Oscars Melhor Atriz Principal e Melhor Ator e oito indicados, bem como o excessivo uso da computação gráfica em personagens e cenários, reunindo empresas experientes em efeitos visuais como a Industrial Light & Magic da Pixar e a Weta Digital de Peter Jackson, não deixando de lado a maquiagem, o figurino e truques mais simples como lente de contato e locações como a Catedral de Durham e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A direção fotográfica usou câmera digital 2-D ARRI Alexa IMAX em todas as suas cenas digitais dando um tom realístico antes visto em documentários e muito permite a captação e propagação do som em melhor definição ainda nas filmagens, ao invés da pós-produção. A trilha sonora é bem eclética na instrumentalização dos momentos de calma e tensão assim como os efeitos sonoros em meio a tanta computação, inclusive as longas pausas ajudam bastante na apreensão das cenas impactantes.

O filme, mais do que um caça níquel para a Marvel Studios ou fan service, como muitos diriam, apresenta o poder avassalador e destrutivo das nossas escolhas e auto julgamento sobre o universo ao redor. A vida se apresenta como uma eterna batalha de sobrevivência onde bem e o mal podem iniciar ou finalizar uma existência, que corre muito risco nesse filme. Deixando um final surpreendente e marcante até o próximo filme e aliado à cena pós-créditos, consolida a produtora de filmes de heróis como a dominante no mercado cinematográfico.

Data de lançamento: 26 de abril de 2018 (2h 40min)

Direção: Joe e Anthony Russo

Elenco: Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Chris Evans, Scarlett Johansson, Don Cheadle, Benedict Cumberbatch, Tom Holland, Chadwick Boseman, Zoe Saldana, Karen Gillan, Tom Hiddleston, Paul Bettany, Elizabeth Olsen, Anthony Mackie, Sebastian Stan, Idris Elba, Danai Gurira, Peter Dinklage, Benedict Wong, Pom Klementieff, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Gwyneth Paltrow, Benicio Del Toro, Josh Brolin, Chris Pratt

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

NoSet é um lugar para se divertir e descobrir curiosidades sobre cinema, séries, HQ’s, games, músicas, livros e muito mais. Além de notícias você também pode ouvir nossas opiniões pelo podcast, sempre de um jeito inteligente e descontraído. Sejam bem-vindos e sintam-se na poltrona do seu cinema favorito.

Assinar NoSet por Email

Digite seu endereço de email para receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 115.061 outros assinantes

Facebook

Copyright © 2016

Topo