O Amor Nos Tempos de Ouro | Uma viagem maravilhosa para o passado do Brasil

O Amor Nos Tempos de Ouro é obra da autora Marina Carvalho, que apresenta uma fascinante jornada no Brasil Colônia, com todas suas riquezas da época. Nessa história vamos encontrar o amor, a desigualdade, fatos históricos, muita emoção e além de tudo, o livro traz um excelente aprendizado sobre o Brasil na época da escravidão. Publicado pela Globo Alt, a obra retrata a difícil jornada de uma francesa que veio parar no Brasil após perder os pais.

Minha filha, tu decides o que se eternizará em teu coração. Não te preocupes.
O futuro está sendo plantado. A vida ainda não terminou.

Depois de perder sua família amorosa em um acidente no qual foi à única sobrevivente, a vida da francesa Cécile Lavigne foi selada por um tio ambicioso que a prometeu em casamento com um velho poderoso dono de terras em Minas Gerais e de caráter totalmente duvidoso, seu Euclides. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile precisará fazer uma longa viajem até Minas Gerais para conhecer seu futuro marido. Fernão, um explorador contratado por Euclides, é o responsável pela segurança da francesa durante o trajeto. E nesta jornada Cécile terá sentimentos contraditórios sobre Fernão, assim como ele será também afetado por ela. Entre a honra e sentimentos, Fernão ficará em uma encruzilhada, tentar salvar Cécile do temido Euclides e enfrentar toda sua fúria, ou guardar o sentimento para si e viver longe dessas pessoas?

O Amor nos Tempos de Ouro se passa na primeira metade do século XVIII, em uma época marcada pela escravidão, onde grandes senhores donos de terras explorava a da mão de obra de negros trazidos da África e os transformando em escravos no Brasil. Marina Carvalho fez um excelente trabalho falando sobre a história do nosso país, ela apresentou os costumes da época, como os africanos eram tratados, o poder daqueles que tinham terras, a inferioridade da mulher, além de falar das tribos indígenas. A trama contém cenas revoltantes, tristes e de partir o coração, o que foi necessário para dar profundidade à história.

— Por Favor, não o definas pela cor. — Ela estava tão cansada de tudo aqui. — Não permitas que os seres humanos sejam rotulados pelo tom de pele, ou pela origem, ou qualquer bobagem dessas. Essas pessoas, os africanos, não pediram para viver aqui. Por que, diabos, pensas que podes tratá-los como bichos?❞

Marina Carvalho tem uma escrita fluida, mesmo escrevendo em uma linguagem mais usada pela época em que a história se passa. É fácil de compreensão e permite até uma leitura rápida. No desenrolar da história, acontece muita ação, os personagens principais foram bem trabalhados, Cécile de aparecia frágil, mostra-se grande em coração, e mesmo com todas as rasteiras da vida, ela permanece forte. Fernão é um homem que trabalhou duro para conseguir uma estabilidade, fez coisas no qual não se orgulha, mas que garantiu dinheiro suficiente para ele viver bem. Dois personagens muitos reais que cativam o leitor durante a leitura.

Outro ponto positivo foi o capricho em que a autora teve, a cada capítulo iniciado, Marina Carvalho inseriu trechos de poemas de Carlos Drummond de Andrade, Gonçalves Dias, Fernando Pessoa e Florbela Espanca, embelezando mais o livro, e enriquecendo a trama, pois cada poema era como se fosse uma introdução do que esperar do capítulo. Além disso, a Globo Alt fez uma excelente edição, a capa do livro muito bonita, as folhas são bem trabalhadas, um exemplar que vale a pena comprar.

O Amor Nos Tempos de Ouro é um livro rico, o cuidado que a autora teve com a nossa história é incrível. O romance em alguns momentos passa a ser plano de fundo para que e os fatos da época do Brasil Colonial possa ter ênfase. Ao terminar a leitura, senti a urgência de ler mais livros com a nossa história, sem duvidas é uma excelente obra que indico a todos lerem.

— Quando os inimigos interiores são combatidos, os inimigos de fora nada podem contra ti.

Título:  O Amor Nos Tempos de Ouro
Autora: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 328
Classificação:


Sobre a autora: Marina Carvalho nasceu em Ponte Nova, Minas Gerais, conhecida como a terra da goiabada. Adora queijo, rock progressivo, pudim de leite condensado, café com pouco açúcar e filmes com finais felizes. Ama ler, seja um bom livro policial, um chick-lit despretensioso ou o jornal do dia. Quando criança lia as revistinhas da Turma da Mônica, incentivada pela mãe, e ficava esperando ansiosamente pela chegada delas todos os meses.  Formou-se em Jornalismo pela PUC-Minas e exerceu o cargo de assessora de comunicação de uma empresa por sete anos. Hoje é professora de língua portuguesa e literatura na Escola Nossa Senhora Auxiliadora. Mora em sua cidade natal com o marido e os dois filhos.

Mais do NoSet

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *