Fotografia Por Tatiane Zechetto - NoSet
Fotografias

Fotografia Por Tatiane Zechetto

A fotografia nasceu para mim quando os meus olhos piscaram para a primeira imagem da minha vida, sempre gostei de cinema…, e da artes nerds, mas a fotografia me trouxe a capacidade de me expressar e definir quem sou e quem serei no futuro.

Foto - Tatiane Zechetto

Foto – Tatiane Zechetto

1.ISO (sensibilidade) 

O ISO, que antes era ASA nas câmeras analógicas, nada mais é do que a sensibilidade dos filmes. Quanto maior o ISO, maior a sensibilidade, ou seja, mais luz. Porém quanto mais sensível, nos filmes, maior o grão. Já no digital não temos o grão, e sim um defeito no sensor, que resulta algo similar: o ruído, ou seja, quanto mais sensível, mais ruído.

10846313_10204780269819048_6408220955839123778_n

Foto – Tatiane Zechetto

2.Velocidade (obturador) 

O obturador é como uma cortina dentro da câmera, que abre e fecha para a luz chegar ao sensor (ou filme). Quanto mais tempo aberto, mais luz entrará, e mais clara será a foto. Por outro lado, quanto menos tempo, menos luz. O tempo que o obturador fica aberto é medido através de frações de segundo, segundos, minutos e até horas. 

Foto - Tatiane Zechetto

Foto – Tatiane Zechetto

3.Diafragma, abertura ou f 

 O diafragma na fotografia é o diâmetro da abertura das lentes. Esse diâmetro é um dos fatores que define a quantidade de luz que entrará na câmera, até o sensor. Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a objetiva (mais apta para locais com pouca luz). 

Foto - Tatiane Zechetto

Foto – Tatiane Zechetto

4.Histograma

Outro fator muito importante, tanto na hora de fotografar quanto na hora de editar, é o histograma, um gráfico que mede a luminosidade da foto, auxiliando na obtenção de uma melhor exposição da imagem. Como os visores das câmeras mostram uma imagem compactada de baixa qualidade, muitas vezes o que vemos nesses visores não é o real: podemos achar que a foto está boa, mas pode haver falta ou excesso de luz. Por meio do histograma, podemos corrigir isso, verificar o tipo de luz (dura ou suave) e medir os tons de cinza.

22483737513_6c631cc76e_z

Foto – Tatiane Zechetto

5.Composição 

Além de técnicas em relação aos equipamentos, outro fator importante independente do recurso usado para fotografar (seja uma câmera DSLR, uma compacta ou um celular) é a composição.Uma das principais dicas de composição fotográfica é a regra dos terços, que se caracteriza em dividir uma imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais, onde os 4 pontos de interseção dessas 4 linhas são os pontos onde os nossos olhos têm maior atenção. Em alguns casos…

11350551_10206336307559019_3362827840928776442_n

Foto – Tatiane Zechetto

A fotografia nunca se revela por inteiro quando você se desmancha por alguém. Essas relações lembram uma foto polaroid: a imagem vai aparecendo aos poucos. Algumas coisas se distanciam do sentimento original, mas isso é a vida. “Mia Farrow”

Dicas 1 a 5: ERICA DAL BELLO

 

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo