Meus 15 Anos: o filme. Um clichê que funciona

“Meus 15 Anos”, é uma produção brasileira com a atriz queridinha da criançada: Larissa Manoela, a eterna Maria Joaquina da novela refilmada pelo SBT, “Carrossel”. É o típico clichê adolescente da menina “invisível” da escola que, por alguma situação inesperada, se torna a mais popular do colégio. Esta fórmula já foi utilizada várias vezes em outras produções como “O diário da Princesa”, com Anne Hattaway e a  recente produção brasileira “É fada”, com a Youtuber, Kéfera Buchmann.

O filme conta a história de Beatriz(Larissa Manoela), uma adolescente nada popular, que mora com o pai Edu (Rafael Infante), e ganha uma festa de 15 anos num concurso do Shopping. Porém, ela não gosta da ideia, pois não tem muitos amigos. Mas esse prêmio muda tudo. Os amigos da escola querem ser notados por Bia, para receber convites para a “festa do ano”, que terá até a presença de uma cantora famosa, Anitta.

Com a ajuda de seu amigo Bruno e dos organizadores da festa, Bia vai se transformando. Primeiro passo? Tire os óculos, querida. Melhor ficar bonita que enxergar. Já comentei sobre essa estranha implicância dos escritores de filmes adolescentes com os óculos em um outro texto: https://noset.com.br/os-oculos-no-cinema/

Porém, Bia muda muito nessa transformação e sente que está deixando de ser quem ela é na essência. Percebe que está deixando para trás o que realmente importa.

O figurino está bem de acordo com o que a garotada está usando hoje. E na fase “Patinho Feio” da Bia, as calças jeans antigas e largas, e moletons com estampas conseguiram trazer à personagem esse ar de “não ligo pra minha aparência”. E o vestido da festa? Só vendo mesmo. Combinou muito bem com seu Ukulelê “invisível”.
Apesar de todo esse clichê e dessa fórmula já gasta, o filme funciona. Mesmo com uma história já conhecida, ela traz elementos novos e várias situações cômicas, principalmente quando o pai da garota entra em cena. Quem gosta dos filmes de transformação adolescente, “água com açúcar”,  vai gostar deste. E também as mães românticas que usarão a desculpa de “vou levar minha filhinha”. Bom, eu já levei a minha…

Ficha Técnica:

Direção: Caroline Fioratti

Elenco: Larissa Manoela,Rafael Infante, Daniel Botelho.

Gênero: Comédia

Nacionalidade: Brasil

Duração: 104 min

Distribuidora: Paris Filmes

Classificação: 10 anos

Mais do NoSet

2 Comments

  • 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *