Vingadores: A Queda de Bendis (HQ 2005): - NoSet
Livros & HQs

Vingadores: A Queda de Bendis (HQ 2005):

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje indicamos um clássico dos Vingadores, A Queda, uma das melhores HQs de todos os tempos.

a13

Avengers – Disassembled (2005):

Roteiro Bendis, Arte David Finch e Oliver Coipel.

Prelúdio:

Feiticeira Escarlate (Wanda Maximoff) é uma mutante do Universo Marvel, criado por Stan Lee e Jack Kirby, cujo os poderes são a manipulação das probabilidades. Wanda pertenceu a Irmandade de Mutantes e após entrou para Os Vingadores. Os irmãos Wanda e Pietro se candidataram a Vingadores, Mercúrio (Pietro Maximoff) deu uma demonstração de sua velocidade, correndo em volta de uma limusine em movimento. Os dois foram introduzidos, junto com o Gavião Arqueiro, para substituir os membros que desejavam uma licença temporária. Capitão América apresentou para a imprensa os Novos Vingadores e diferente do tempo de Irmandade, os irmãos tornaram-se amigos íntimos de muitos dos integrantes do grupo de heróis, onde Wanda se tornou a vingadora mais importante como também a mais poderosa de todas as formações.

a17

Foi durante esta época em que sua depressão aflorou. Wanda se sentia uma intrusa na equipe, além de ter complexo de inferioridade e um amor renegado pelo Capitão América. A Feiticeira Escarlate se envolveu com o andróide Visão, com quem acabou se casando e tendo dois filhos, mesmo contra a vontade de seu irmão. Os dois viveram na Mansão dos Vingadores durante um tempo, Wanda sofreu treinamentos de bruxaria pela feiticeira Agatha Harkness e pelo Dr. Estranho, mas decidiu não exercer esse conhecimento. Depois de um tempo, a Feiticeira Escarlate conseguiu ter mais concentração com seus poderes, capacitando-a controlar sua força mutante como jamais antes, através da Energia do Caos.

a19

O casal comprou uma casa em Leonia, Nova Jersey, e abandonaram a vida de heróis por um tempo. Os poderes iniciais de Wanda eram de desviar objetos e ataques, criar combustão instantânea ou enferrujar metais. Com o tempo e treinamento seus poderes evoluíram para níveis catastróficos, quando Wanda demonstrou capaz para controlar à Energia do Caos, uma fonte de poder que ela usou para alterar toda a realidade, como fez na Dinastia M. Wanda é tão poderosa que é capaz de ressuscitar os mortos, como fez com seu irmão Pietro e Magnum, além de poder apagar seres da existência ou criar vida a partir do nada, como fez aos seus respectivos filhos, além de ter sido capaz de roubar pedaços da alma de Mephisto, o Lorde supremo do Submundo.

a21

Durante o evento da Cruzada da Inocência, é dito que seu poder é capaz de acontecimentos infinitos e inimagináveis, como derrotar a entidade Fênix, tanto que Dr. Doom cobiçou ter esse poder. Neste nível Wanda é capaz de voar, teleportar e criar seres sobrenaturais. Nota-se que Wanda nunca foi confirmada como uma Mutante Nível Ômega. Foi treinada pelo Gavião Arqueiro e Capitão América em combate corpo a corpo e estratégias de combate. Sua primeira aventura foi em X-Men número (1964).

a14A Queda: 1º Ato:

Tudo começou logo após a explosão da mansão dos Vingadores, vindo do falecido Valete de Paus, que aparece vivo na porta da mansão e como um homem bomba, explode tudo. O instável Tony Stark faz um polêmico discurso na ONU possivelmente alcoolizado que choca a todos. Apesar de alegar que estava sóbrio, muito dos seus colegas da equipe descontentes com sua liderança o acusam de ser um engodo e usando uma desculpa esfarrapada para voltar a velhos hábitos e começam a debandar da equipe após várias discussões. O pior de cada herói começa a fluir e acusações e farpas não são poupadas, principalmente vindo do Gavião Arqueiro e Capitão América contra Stark.

a2

Após o retorno devido a um sinal de alerta, o que resta da mansão dos Vingadores é novamente atacada por vários Ultrons. Ainda nesta sequência, os Vingadores são atacados pelos Krees de forma devastadora. Em meio ao combate a Mulher-Hulk enlouquece, agindo como o seu primo incontrolável, e dá um ataque derradeiro e devastador ao androide Visão, que sem tempo de ficar intangível, é cortado ao meio como se fosse feito de papel ficando destruído para sempre. Com as baixas e desistências, uma convocação urgente é feita para todos os heróis que já haviam participado do grupo na tentativa de ajudar a combater este inimigo.

a6

A Queda 2º Ato:

Após muito apanharem e situações adversas sem o menor sentido, descobre-se que apenas uma Vingadora não está presente e ligando os pontos, somente a Feiticeira teria o poder de manipulação de probabilidades para tudo acontecer ao mesmo tempo de forma tão devastadora.Tudo está ligado a um plano feito pela Feiticeira Escarlate para se vingar dos Vingadores. Anteriormente Wanda havia perdido o controle sobre seus poderes, foi levada a crer nunca tivera filhos com o Visão e teve suas memórias apagadas para poder conviver com a equipe. Não que seus filhos nunca tivessem existido, mas a princípio eram frutos da sua magia e desejo de gravidez. O combate inicia-se após o encontro terrível em um chalé, Capitão América, que teve um flerte com a Wanda há pouco tempo, tenta convencê-la, mas Wanda,não aceita. É um dos mais ferozes combates envolvendo nada menos que toda a equipe juntamente com o mago Stephen Strange tentando combater Wanda através do plano astral e a principal baixa fica na morte do Gavião Arqueiro. É o próprio Dr. Strange que consegue fazer com que Wanda desista do combate acordando-a para a realidade, o esforço foi demais e ela desmaia e tudo volta ao normal, menos Clint que permanece morto.

a5

A Queda 3º Ato:
Wanda enlouqueceu, atacou seus companheiros Vingadores, destruiu a mansão da equipe e matou Visão, o segundo Homem-Formiga (Scott Lang) e o Gavião Arqueiro. Além de ferir gravemente sua melhor amiga Vespa e destruir metade da cidade com seus poderes. Seus atos, além de tudo, feriram emocional e fisicamente outros membros do grupo, provocando o fim da equipe. Sem saída, o restante da equipe, entre eles Tony Stark, Steve Rogers e Stephen Strange, devem decidir o que fazer com Wanda para que não se repita o incidente novamente. Nisso, entre os escombros da cabana, seu pai, o Magneto, que ao descobrir o que estava acontecendo, surge para resgatá-la. Apesar de não ser a melhor solução, todos entram em consenso que um novo combate naquele momento não seria uma boa solução. Magneto então levou-a para Genosha, para ser tratada por Xavier e o Dr. Estranho, mas esse último mesmo utilizando os maiores feitiços da terra não conseguiu penetrar sua mente, pois seu poder era inigualável e sua cabeça estava um caos, não podendo ser controlado. Wanda desiste da ideia de que seus filhos e toda sua vida tinham sido uma farsa, por isso não pode ser ajudada.

a11

A Queda 4º Ato:

Descobre-se inexplicavelmente pela Wanda, um bom tempo depois que, na verdade, seus filhos com Visão que nasceram através da magia, estavam vivos e eram reais. Chamavam-se Wiccano e Célere e faziam parte dos Jovens Vingadores. Os Jovens Vingadores são um time de heróis adolescentes da Marvel Comics que foi formado após os eventos mostrados na saga Vingadores: A Queda. Cada um dos membros da equipe é direta ou indiretamente ligado a um membro dos Vingadores, seja por parentesco, poderes ou codinome. O grupo foi criado em 2005 pelo roteirista Allan Heinberg, famoso pelo seriado The O.C. A formação atual conta com Patriota, Hulkling, Estatura, Gaviã Arqueira,Visão, Wiccano e Célere. Em um momento mais calmo, todos os heróis envolvidos no confronto se reúnem para decidir se a decisão tomada naquele momento foi a mais correta e se o mundo ainda estaria seguro com a Wanda viva. Os acontecimentos dessa história levaram até a saga Dinastia M, um mundo alternativo onde mutantes e humanos convivem pacificamente sobre o comando de Magneto.

a7

A Queda Final:

No final, sobre os escombros do que foi a antiga Mansão, enquanto alguns poucos Vingadores que sobraram decidem se a equipe ainda tem futuro, a população de Nova York faz uma vigília no portão central do que foi a mansão a noite com velas dando o apoio a equipe mais amada, provando que ainda existe espaço para os Vingadores na Terra.

a23

 

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo