Social Comics – Um Sábado Qualquer: Deus por trás das câmeras.

Sucesso indiscutível e uma obra cheia de ironia, crítica social, questionamentos e muito mais, a série Um Sábado Qualquer recebeu o Troféu HQMix de Melhor Webtiras e já teve milhões acessos no Facebook.

Escritas e ilustradas por Carlos Ruas, as tirinhas são uma fonte gigante de diversão, ironia e questionamentos, sempre feitos com muito humor e inteligência. A edição Deus por trás das câmeras é uma compilação das tirinhas de Carlos feitas entre o final de 2009 e o início de 2012, ano em que o trabalho dele foi reconhecido com o troféu HQMix.

Agora, essa e outras obras de Carlos estão disponíveis por meio da Social Comics.

Basicamente as histórias abordam o início controverso do mundo… o nosso mundo, seguindo a versão bíblica da história. Bem, na verdade a expressão “seguindo” foi usada com uma certa licença poética. Querem um exemplo desse humor? Vejam…

 

A HQ mostra um Deus que é quase tão humano quanto nós. Ele cria o mundo, tal como descrito no Gênesis, porém não da forma perfeita como imaginávamos. Já no início, afinal estamos no Gênesis, Deus recebe a “ordem” de construir o mundo. Ele negocia para tentar fazer em um prazo longo, mas – conforme a Bíblia – lhe são concedidos sete dias para cumprir com a ordem. A partir daí, o leitor já se depara com o humor cáustico e brilhante de Carlos Ruas.


O que poderia ser sacrílego ou ofensivo vai, aos poucos, se transformando em uma obra à altura dos milhões de fãs e seguidores pela web. Humor Negro, críticas sociais, cultura geek, sarcasmo, altas doses de ironia e alguns lembretes sobre nossa falha natureza humana estão expostas em cada uma das tirinhas de Deus Por Trás das Câmeras. É preciso se desgarrar de certos dogmas e conceitos religiosos para ler essas tirinhas, ainda que não haja nada realmente ofensivo por trás do humor usado. Entretanto, assim como alguns extremistas quiseram crucificar os atores de Hermanoteu na terra de Godah ou de outras produções com conteúdo similar (onde o humor ou a crítica existem, sem apelar para ofensas ou blasfêmias), tenho certeza que haverá pessoas rotulando essas histórias em quadrinhos como abusivas ou apelativas, algo que não são.

Da criação do mundo até os dias atuais, tudo é criticado. Algumas das “brincadeiras” são verdadeiras lições de moral e nos levam a refletir sobre o grau de manipulação imposto por certas vertentes religiosas, instituições e até convenções sociais que aceitamos sem quaisquer questionamentos.

Temas dos mais variados são abordados: os estragos dos fast-food, a disseminação da AIDS, influência de líderes religiosos, relacionamentos humanos, História, TPM, sexo… nada fica sem sua devida dose de crítica bem humorada por parte de Ruas.

Assim, se você for uma pessoa disposta a olhar com inteligência e sem preconceitos, afirmo categoricamente que Um Sábado Qualquer lhe trará agradáveis e divertidos momentos, isso sem falar das incontáveis críticas que dão aquela “injeção de adrenalina” que o cérebro às vezes necessita.

Vá, divirta-se com as tirinhas de Carlos Ruas e descubra os motivos por trás desse grande sucesso na internet e nas mídias impressas. Tudo isso e muito mais você encontrará disponível no Social Comics.

P.S.: atualmente, no site Um Sábado Qualquer, até mesmo conceitos de obras como Deuses Americanos (de Neil Gaiman) estão sendo abordados com extrema inteligência.

Mais do NoSet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *