Resenha: "Shine: Uma chance de brilhar", de Jessica Jung, Editora Intrínseca - NoSet
Livros & HQs

Resenha: “Shine: Uma chance de brilhar”, de Jessica Jung, Editora Intrínseca

Fãs de K-Pop e da cultura coreana, se preparem: esse livro vai contar tudinho sobre os bastidores das empresas do k-pop, da vida íntima dos ídols e suas absurdas exigências para estar no padrão e ter sucesso na carreira. Mas, após ler esse livro vocês podem se perguntar: vale mesmo a pena ser ídol?

O livro começa contando um pouco sobre Rachel Kim, uma garota de 17 anos que é trainee na DB Entertainment, uma empresa que prepara e administra a carreira de cantores, grupos de k-pop e atores de k-drama. Ela estuda durante a semana e aos finais de semana vai para seus treinamentos e ensaios na empresa, diferente de suas amigas que apenas trainam em tempo integral. A omma (mãe) de Rachel, uma professora universitária, faz questão da filha continuar os estudos e não depender apenas do k-pop e de um possível debut (estreia) na carreira.

Nossa protagonista nasceu nos Estados Unidos, onde morou por muito tempo com sua família coreana. Após o falecimento de sua avó e ao mesmo tempo de um convite para Rachel se tornar uma trainee na Coréia, a família toda se muda de volta para o país de origem e altera completamente sua vida. A Omma de Rachel, antes uma renomada professora em Nova Yorque, luta para conseguir um bom salário na universidade da Coreia. Já seu Oppa (pai), que era um campeão de boxe nos EUA, precisa também se esforçar para sobreviver com sua pequena academia, cada vez mais vazia. Sua irmãzinha, Leah, fã de k-pop e doramas, leva uma vida (quase) normal de estudos, e é sempre alvo das fãs dos famosos da DB, pelo fato de ter uma irmã trainee.

Rachel nunca pode ficar até tarde nos treinamentos, pois precisa voltar para casa. Num final de semana, as meninas que moram na casa das trainees a convidam para uma noite de música e treinamentos, porém num horário que a mãe de Rachel não aprovaria. Fazendo um “esquema” com uma amiga, a garota consegue ir, de pijama, para disfarçar para a mãe que irá apenas dormir na amiga. Antes de entrar no treino, após uma trapalhada com as roupas, Rachel conhece Jason, um dos astros mais famosos da empresa, e que também está indo para esse treino. Porém, ao chegar, Rachel descobre que não tem nada de treino, mas sim que é uma festa! Com bebida e meninos: tudo o que a DB abomina, afinal, trainees e ídols não podem namorar, tem que se manter solteiros, é uma regra da empresa. Nessa festinha, algumas garotas, lideradas por Choo Mina, uma filha de um rico empresário do ramo de supermercados, armam para Rachel, colocam algo na bebida e tiram várias fotos dela, alegando que a mesma estava bêbada. Acordando no dia seguinte, deitada no chão da festa, ela precisa correr para o teste que vai escolher quem fará um dueto com Jason. Claro que a principal concorrente é Mina que, sabendo do talento vocal de Rachel, tenta tirá-la do jogo.

A partir disso, teremos muita intriga, disputas e até mesmo um delicioso romance acontecendo em meio ao disputado lugar ao sol do k-pop. Dificuldades, regras e exigências absurdas da empresa, problemas familiares e até armações irão acontecer até o final desse livro, levando Rachel a refletir: vale mesmo a pena brilhar?

livro shine jessica

Minha opinião

Fiquei bem animada com o livro, pois já conheço bem esse mundo de ídols, grupos, empresas e doramas, devido à minha filha, fã de tudo que é ligado a isso. Muito do que aconteceu no livro, as exigências com o peso, a imagem dos trainees, de não poder namorar e, às vezes, até contratos de completa dedicação à empresa já me eram familiares.

Outro ponto muito legal é que não traduziram os temos coreanos. Omma, Oppa, Unnie, e até os cumprimentos, agradecimentos, tudo se manteve em coreano. A comida deles, costumes, tudo enriquecendo ainda mais a experiência do leitor. Porém, creio que alguém que nunca tenha tido contato com a cultura coreana poderá ficar um pouco perdido quando esses termos aparecem. Por isso eu recomendaria essa leitura já para pessoas familiarizadas com toda essa cultura.

Achei linda a capa do livro, branca, mas a jacket também ficou um arraso. Essa jacket foi selecionada em um concurso aqui no Brasil.

Enfim, acredito que as fãs da cultura coreana, asiática em geral vão ficar apaixonadas pelo livro, assim como eu, que já não sou uma adolescente, mas também curto muito esse tema, sou fã de BTS e Red Velvet, acompanho doramas e sou louca por um bom bibimbap.

Sinopse: Em seu romance de estreia, a idol Jessica Jung mergulha nos bastidores da indústria musical sul-coreana e mostra que, no amor e no K-pop, vale tudo… O que você sacrificaria para realizar seu maior sonho? Para trainees de K-pop, a resposta é: quase tudo. Rachel Kim sonha em ser cantora e se dedica há seis anos ao rigoroso programa de treinamento da DB Entertainment, uma das maiores empresas de entretenimento da Coreia do Sul. As regras são claras: Treine vinte e quatro horas por dia. Seja perfeita. Não namore. Ou será expulsa. Conforme a idade limite para estrear se aproxima, a competição para integrar o novo grupo feminino da DB fica mais acirrada, com algumas trainees dispostas a fazer de tudo para se destacar. Rachel sabe que essa é sua única chance e que não pode falhar. Em meio a dietas, pressão e intrigas, a última coisa que ela esperava era se apaixonar. E menos ainda por Jason Lee — o maior astro da DB, que está em busca de uma parceira de dueto. Charmoso, lindo e talentoso, ele é exatamente o tipo de risco que ela não pode correr, mas ao qual não consegue resistir. Só que no amor e no K-pop, vale tudo, e Rachel vai brigar pelo seu futuro e por sua chance de brilhar. Em sua estreia na literatura, a atriz, cantora e estilista Jessica Jung se inspira em sua trajetória como trainee e idol para traçar uma narrativa envolvente e reveladora sobre os bastidores da indústria do K-pop. A edição brasileira conta ainda com uma sobrecapa exclusiva, cuja ilustração foi selecionada pela própria autora em um concurso realizado pela Intrínseca. Shine: Uma chance de brilhar é uma história inesquecível sobre o poder da música, os sacrifícios por trás do sucesso e a importância do amor.

Ficha Técnica

  • Editora : Intrínseca; 1ª edição (29 outubro 2020)
  • Idioma: : Português
  • Capa comum : 368 páginas
  • Autora: Jessica Jung

Links para compra

Amazon

Topo