Resenha do livro: "A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas" de Maria José Silveira - NoSet
Lançamentos

Resenha do livro: “A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas” de Maria José Silveira

“A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas nos apresenta a uma gama de mulheres de uma mesma família brasileira que, com suas histórias emocionantes e trajetórias que espelham com fidelidade as épocas em que viveram, representam mais de cinco séculos de História do Brasil. A vida de cada uma delas acrescenta uma perspectiva única à crônica do país, remontando desde as relações entre os índios e colonizadores europeus até os millennials dos grandes centros urbanos. Um retrato fiel das mulheres brasileiras, que, em todas as suas diferenças, podem ser descritas de diversas formas, menos como frágeis e submissas”. Harvard Review

A história

O livro inicia em 1500, quando também “iniciou” o Brasil, se podemos assim dizer, pois essa terra aqui já existia. Na verdade se iniciou no período da chegada dos primeiros colonizadores portugueses, os chamados “descobridores”.

A primeira história é de uma índia, a primeira que nasceu após o descobrimento, chamada Inaiá. Nasceu do amor entre dois nativos, aos 21 de abril de 1500. A partir disso, a indiazinha foi crescendo e se desenvolvendo e acabou se relacionando com um dos colonizadores, e a partir disso, nasceu um menina.

A história transcorre através de crônicas, contando os acontecimentos da vida de cada uma dessas mulheres que foram nascendo. Cada uma que nascia tinha uma menina, até chegar aos dias de hoje.

As histórias foram ambientadas em cada época e contexto histórico, rico em descrições, detalhes, que nos transportam até a época descrita e nos fazem aprender e nos envolver com cada uma.

 

Minha opinião

Para mim foi muito interessante acompanhar a leitura e ir conhecendo essas histórias. Algumas cheias de dor e tragédia, outras cercadas de alegria e amor. O interessante foi a autora ter trabalhado com perfeição o contexto histórico, os costumes da época, as tradições e comportamentos. As dores, sofrimentos e alegrias também.

É uma leitura que nos ensina, ao mesmo tempo que nos instiga, nos entretém. Precisa ser lido com calma, para que cada detalhe não nos escape. Gostei de saber mais sobre os tempos antigos e fiquei muito chocada com algumas coisas, especialmente a tortura a que os escravos eram submetidos pelos capitães do mato. Me causou uma grande tristeza saber dos detalhes. Mas também foi um aprendizado.

Gostei muito das festas e tradições dos povos, dos rituais de passagem para a vida adulta ou de quando nascia uma criança.

Cada uma das meninas tem uma história diferente e interessante e foi muito bom poder descobrí-las.

Ficha técnica

  • Capa comum: 320 páginas
  • Editora: Globo Livros; Edição: Enlarged (10 de junho de 2019)
  • Idioma: Português
  • ISBN-10: 8525066974
  • ISBN-13: 978-8525066978
  • Dimensões do produto: 22,8 x 15,8 x 1,4 cm
  • Peso de envio: 431 g

Onde comprar

Globo Livros

Submarino

Amazon

Topo