Minha Sombria Vanessa, de Kate Elizabeth Russell. Novidade da editora Intrínseca. - NoSet
Lançamentos

Minha Sombria Vanessa, de Kate Elizabeth Russell. Novidade da editora Intrínseca.

Romance de estreia da autora americana narra a relação de uma jovem estudante com um homem mais velho e é considerado um Lolita da era #MeToo

Um ano depois de ler o clássico Lolita, de Vladimir Nabokov, Kate Elizabeth Russell começou a mergulhar naquele que seria, quase duas décadas depois, seu primeiro romance, sobre o relacionamento de uma jovem estudante com seu professor de inglês, bem mais velho. No início, ela imaginou que poderia estar escrevendo mais uma história de amor. Mas, no decorrer de seu processo criativo tanto Russell quanto o mundo mudaram, e ela começou a enxergar tudo de forma bem diferente.

Lançado em março, com grande repercussão, nos Estados Unidos, Minha sombria Vanessa chega ao Brasil pela Intrínseca, aclamado como o Lolita da era do #MeToo, movimento que encorajou mulheres do mundo todo a tornarem públicas denúncias de assédio e abuso sexual. Com direitos de tradução adquiridos por mais de vinte países, o livro já é considerado um dos grandes lançamentos de 2020 por veículos como The New York TimesNewsweek e Observer.

Em 2000, Vanessa Wye é uma estudante solitária de ensino médio. Talentosa e com o sonho de ser escritora, ela diz não se importar de não ter namorados, principalmente depois que o professor de inglês, Jacob Strane, um homem de 42 anos, começa a prestar atenção nela, elogiando seu cabelo, suas roupas e lhe emprestando alguns de seus livros favoritos. Antes que Vanessa perceba, os dois embarcam em uma relação, e a jovem acredita que o professor a ama, que entre os dois há algo especial.

Mais de uma década depois, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual, e Vanessa começa a questionar se o que viveu foi realmente uma história de amor ou se não teria sido ela também uma vítima de estupro. Mesmo passado tanto tempo, Strane ainda é uma presença constante em sua vida. Como ela seria capaz de rejeitar aquele primeiro amor?

Narrada pela protagonista, a história alterna presente e passado, justapondo memória e trauma ao entusiasmo da adolescente descobrindo o poder do próprio corpo. Instigante e angustiante, retrata com maestria a adolescência conturbada e suas consequências, para refletir acerca de liberdade, consentimento e abuso. Escrito com intimidade e intensidade assustadoras, Minha sombria Vanessa capta brilhantemente os costumes culturais em transformação que guiam nossos relacionamentos e a própria sociedade.

“Um olhar sincero e implacável sobre a maneira como responsabilizamos meninas pelas ações de homens adultos e, pior ainda, sobre como as vítimas são capazes de se culpar.”
The Washington Post

“Uma estreia surpreendente e impressionante. É um livro absolutamente chocante e humano em sua clareza e estarrecedor em sua ressonância. Deve ser lido.”
Gillian Flynn

“É uma história difícil de ler e ainda mais difícil de largar. Uma dinamite bem construída.”
Stephen King

KATE ELIZABETH RUSSELL nasceu e cresceu no Maine, Estados Unidos. Tem um doutorado em escrita criativa pela Universidade do Kansas e um mestrado em belas-artes pela Indiana University.

Topo