Mighty Mightor – O Poderoso Thor da Hanna Barbera (Desenho 1967): - NoSet
Desenhos

Mighty Mightor – O Poderoso Thor da Hanna Barbera (Desenho 1967):

Salve Nosetmaníacos. Noset assistiu ao desenho e indica.

thor-6

O Poderoso Mightor (1967):

O Poderoso Mightor é um super-herói dos desenhos animados da Hanna-Barbera. As aventuras de Mightor dividiam o tempo com o desenho animado de Moby Dick. Criado por Alex Toth, o show foi exibido pelo canal americano CBS de 1967 a 1969, com duração de aproximadamente 6 minutos, duas temporadas e 36 episódios. A identidade secreta de Mightor era a do homem das cavernas Tor, que se transformava em super-herói graças ao poder de sua clava mágica. Ele também transformava seu mascote dinossauro em uma fera voadora (Tog). Mightor protegia o vilarejo onde morava junto com seus amigos: o chefe Pondo e seus filhos Sheera e Rok. Rok vivia se fantasiando de Mightor e sem poderes, se colocava constantemente em perigo junto com seu mascote, o pássaro Dodo Ork. Sheera também tinha seu próprio mascote, o mamute Bollo.

thor-2

Origem: Na abertura de cada aventura era apresentada a seguinte narrativa: “Durante uma caçada Tor e seu fiel companheiro Tog salvam um velho eremita. Em agradecimento o velho dá uma clava que possui grandes poderes. Tor levanta a clava e transforma-se no poderoso Mightor, assim como Tog num dragão que lança fogo. Juntos eles se tornam os defensores dos fracos e dos inocentes. O poderoso Mightor!” Uma vez transformado no super-herói apresenta uma força muito maior do que a de um ser humano normal e de outros monstruosos seres pré-históricos daquele período. Resistência física sobre-humana a golpes fatais, avalanches, soterramentos, com manifestação de um surpreendente vigor durante longos períodos e aparente invulnerabilidade as formas de danos físicos relacionadas com fogo, frio, choques ou força extrema. Capacidade de desafiar e naturalmente operar de forma independente da gravidade e impulsionar-se através do ar à vontade, tal qual o Superman. Consegue ainda flutuar e mudar da direção do voo. Coragem sobre-humana contra o perigo e capacidade aumentada para encarar os piores perigos imaginados com destemor. Transformação física rápida, uma mudança instantaneamente da aparência física tornando-se de maior estatura e compleição física avantajada. Comunicação direta com o seu animal-aliado, habilidade de conduzir estrategicamente o ataques de Tog, transformado num dragão voador cuspidor de fogo, contra os seus adversários. Controle mágico de sua clava, através desta potente arma consegue gerar raios, desferir golpes poderosos ampliados, iniciar cataclismos de modo controlado como erupções, além de possibilitar outros encantamentos de ataque misteriosos e desconhecidos.

thor-5

Curiosidades: Pode-se notar que há semelhanças entre o eremita de Mightor e o Mago Shazam, criado por C. C. Beck e Bill Parker em 1940 para a Fawcett Comics e posteriormente adquirido pela DC Comics,  ambos mediadores de poderes fantásticos e mágicos, assim como Mighthor com Thor, personagem da Marvel criado em 1962 por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby. Quando estava em sua identidade secreta, Tor, assim como Donald Blake, possui uma arma mágica que possibilitava sua transmutação. Nesta mesma transmutaão, similar aos dois, o altura e peso se alteravam.  O curioso é que a Hanna Barbera nunca foi processada pelas semelhanças de seu personagem, já Superman (1938 –DC Comics) e Shazam (1940 – Fawcett) tiveram longos anos de disputa judicial.

thor-1

Att.

Marcelo The Moura.

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo