Livro "Os 13 Porquês" de Jay Asher - NoSet
Livros & HQs

Livro “Os 13 Porquês” de Jay Asher

“Os 13 Porquês” é um livro mais voltado para o publico jovem que mostra as consequências de nossos atos pode ser fatídico. Escrito pelo autor Jay Asher, vamos conhecer a trágica história de Hannab. Houve 13 pessoas e 13 porquês e no final só uma foi prejudicada.

Os 13 Porques 1

“Ninguém sabe ao certo o impacto que tem na vida dos outros.”

Clay é um jovem apaixonado por Hannah, uma garota que se suicidou recentemente, mas antes de cometer o suicídio, ela enviou uma caixa de sapato para algumas pessoas especificas e dentro dela havia sete fitas cassetes. Seis fitas tinham lado A e lado B, e a sétima apenas um lado, totalizando 13 gravações.

Cada gravação era destinada a uma pessoa e contava uma história diferente. Clay recebe essa caixa de sapato, inicialmente ele não entende porque recebeu essa encomenda, até escutar a primeira fita cassete. Nas gravações era a voz de Hannab, antes do suicídio, ela gravou as fitas para todas as pessoas que influenciaram ela tomar a decisão de tirar a própria vida.

Os 13 Porques

“Eu não esqueci. Se há uma coisa que ainda tenho é memória. O que é péssimo. Se eu esquecesse as coisas de vez em quando, todos nos estaríamos um pouco mais felizes.”

Em Os 13 Porquês, acompanhamos minuciosamente a desconstrução de Hannab. Ela detalha cada sentimento que teve até o momento que levou a cometer o suicídio, o peso dos boatos maldosos sobre a vida dela, a raiva daqueles que a prejudicaram e também a culpa pelas vezes em que virou as costas para um problema que poderia ter sido resolvido.

A cada capitulo do livro, observa-se a luz de dentro de Hannab se apagar, a esperança se esvair, e por isso ela perdeu a vontade de viver. Temos uma visão clara sobre o suicídio, e a luta de Hannab contra essa decisão, ela tentou, mas não foi o suficiente até que se rendeu.

“Os 13 Porquês” é um ótimo livro para ver o quanto nossos atos sobre a vida de uma pessoa pode desencadear uma reação em cadeia, virando uma bola de neve. A narrativa do livro é bem fácil, e alterna entre as gravações de Hannad com os diálogos e pensamentos de Clay. O livro traz uma excelente trama, por isso indico a todos, principalmente aos jovens que costumam se vangloriar por tudo. Afinal, tudo que fazemos tem as suas consequências.

Os 13 Porques 3

“Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade.”

Em suma está obra de Jay Asher é uma ótima indicação para leitores em gerais, o tema forte que a história traz pode relevar o que se passa na cabeça de uma pessoa com tendencias suicidas. Apenas Leia!

Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256
Compre: Cultura Extra

Adaptação

Os 13 Porquês” teve os direitos de adaptação comprados há alguns anos, onde Selena Gomez poderia interpretar Hannah na série de TV, entretanto em razão da sua agenda lotada Selena preferiu apenas ficar atrás das câmeras como produtora executiva da série.

OS 13 PORQUES adaptação

Será uma produção da Netflix em parceria com Selena que leu o livro e decidiu comprar os direitos autorais para produção da série. A mãe de Selena, Mandy Teefey, e o produtor Kristel Laiblin vão trabalhar no projeto. Os três serão produtores executivos.

Os 13 Porquês” ainda não têm previsão de estreia.

 

3 Avaliações

3 Comments

  1. Bruna Martins Configurações

    29 de junho de 2016 em 09:14

    Oi Amiga! 🙂
    Ahhhhh…..esse livro! <3
    Adorei toda a ideia da trama em si, as fitas cassete dão um ar retro lindo tb! O mistério me consumiu durante toda a leitura e foi praticamente impossível não se apaixonar pelo protagonista masculino, desejando que ele não houvesse contribuído pro suicídio dela!
    A escrita do autor é leve, fluida e me cativou demais!
    5 estrelas com certeza!
    Uma pena eu não ter achado o livro original pra comprar;…. assim como vc tive que optar pela leitura em e-book!
    Linda resenha…amei os quotes escolhidos tb!
    Super beijo!

  2. Leisiane Peloi

    Leisiane Peloi Configurações

    29 de junho de 2016 em 09:22

    Oii amiga linda!
    Ah esse livro é muito marcante, é o tipo de leitura reflexiva, só é uma pena mesmo que qdo li ele não tinha o livro físico…
    Desejei tanto para não acontecesse algo com Hannah, e que Clay tivesse ajudado ela…
    Obrigada pelo carinho!
    Beijinhos!

  3. Lua Andrade Configurações

    30 de junho de 2016 em 01:21

    UuHUm eu adorei , porque me interessei pelo título quando o vi na livraria, mas não quis ler a sinopse e estava em dúvida se valeria a pena ! Eu amos esses temas!! Obrigada< Leisi Linda!!! Vou comprar !! OU ganhar, quem sabe HEHEH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo